10 grandes personagens das HQs que começaram como coadjuvantes
10 grandes personagens das HQs que começaram como coadjuvantes
De coadjuvantes a protagonistas!
Não é incomum vermos, nas HQs, personagens incríveis e muito populares que surgiram do nada, como coadjuvantes de outras histórias e personagens. No campo dos super-heróis, vemos vários sidekicks, interesses amorosos e capangas de vilões que, após uma transformação se tornam importantes.
E são justamente esses personagens que vamos abordar aqui – figuras que originalmente compunham o elenco secundário dos maiores heróis da Marvel e da DC, mas que hoje em dia são extremamente famosos e populares. Aqui, apresentamos 10 grandes personagens das HQs que começaram como coadjuvantes!
Créditos: Marvel e DC Comics
John Constantine
John Constantine era, a princípio, um reles coadjuvante surgido nas páginas da revista mensal do Monstro do Pântano. O ocultista surgiu para resolver um caso referente ao avatar elemental, em uma das histórias de Alan Moore, mas logo ganhou seu título próprio.
Sua popularidade foi enorme, tornando-o um dos principais rostos da DC/Vertigo, inclusive fazendo participações em títulos do universo principal da editora, como a Liga da Justiça Sombria. Ele inclusive já teve um filme, uma série de TV e várias participações em animações e jogos.
Soldado Invernal
Bucky Barnes foi o primeiro ajudante do Capitão América durante a 2ª Guerra Mundial. No entanto, quando um acidente aéreo jogou Steve Rogers no oceano, Bucky foi dado como morto. E assim permaneceu... Até retornar trajando o manto do temível Soldado Invernal.
Originalmente um inimigo para o Capitão América, o Soldado Invernal recobrou suas memórias e se tornou um aliado, inclusive assumindo o manto do Sentinela da Liberdade após a Guerra Civil. Hoje, ele também é bem famoso no Universo Cinematográfico da Marvel.
Flash (Wally West)
Wally West surgiu em Flash #110, como um reles ajudante para seu tio, Barry Allen. Eventualmente, ele até ganhou poderes, se transformando no sidekick Kid Flash. Porém, foi aí que ele começou a receber muita atenção e carinho dos fãs.
Com grande destaque nos Novos Titãs, ele então tomou o lugar de seu tio, tornando-se o Flash principal da DC Comics por um longo tempo. Para alguns, ele chega a ser mais conhecido que Barry Allen, especialmente para quem acompanhou a da série animada da Liga da Justiça.
Thor (Jane Foster)
Jane Foster pode até parecer uma personagem nova, mas na verdade já havia sido criada desde as primeiras histórias do Thor, servindo como auxiliar e interesse amoroso do alter ego humano do Deus do Trovão, o dr. Donald Blake.
No entanto, a personagem recebeu uma grande repaginada na Nova Marvel, transformando-se na Poderosa Thor e assumindo brevemente o lugar do Filho de Odin. Hoje, ela é uma Valquíria e os fãs estão muito ansiosos para ver seu arco sendo adaptado em Thor: Amor e Trovão.
Supergirl
Muitos podem até não saber, mas quando foi criada, a Supergirl era uma figura coadjuvante recorrente em Action Comics, o título mensal do Superman. Ela sempre aparecia aqui e acolá, auxiliando o primo em suas principais aventuras.
Com o passar do tempo, a personagem foi ganhando fama e popularidade a ponto de estrelar suas próprias revistas solo, às vezes até mesmo saindo da sombra do Homem de Aço. Atualmente, ela estrela uma série bem popular do Arrowverse, que será concluída em sua 6ª temporada.
Surfista Prateado
Inicialmente um dos diversos arautos de Galactus, que enfrentou o Quarteto Fantástico em algumas edições, o Surfista Prateado logo se tornou um herói independente e popular, participando de suas próprias histórias e até mesmo protagonizando uma série animada nos anos 90.
Sua história foi tão bem escrita que, durante as principais sagas dos anos 90 (a Trilogia do Infinito), ele assumiu um dos papéis principais, ajudando a salvar o Universo Marvel repetidas vezes contra a investida de poderosos vilões cósmicos.
Asa Noturna
Primeiro Robin das HQs, Dick Grayson começou no berço de ouro, sendo o ajudante do Batman. Contudo, ele parecia eternamente condenado a viver sob a sombra do Morcego. O tempo foi passando, Robin abandonou o manto do Garoto Prodígio e ganhou cada vez mais destaque.
Como Asa Notruna, Dick tornou-se um herói completo e independente, mestre em inúmeras artes marciais e batendo de frente até mesmo com o próprio Batman. Por essas e outras, muitos consideram o Asa Noturna como o sucessor definitivo do Cavaleiro das Trevas.
Capitã Marvel (Carol Danvers)
Carol Danvers hoje está em todos os lugares: no Universo Cinematográfico da Marvel e estampando as páginas de várias HQs, além de integrar diversas equipes e liderar grandes sagas dos quadrinhos como Empyre e a Guerra Civil II.
Mas nem sempre foi assim. Carol era uma coadjuvante do Capitão Marvel original, sendo um frequente interesse amoroso do herói. Eventualmente, ela ganhou poderes e se transformou na Miss Marvel, e após uma reformulação completa, assumiu o posto de Capitã Marvel, honrando o legado de Mar-Vell.
Arlequina
A Arlequina é um caso bem curioso, já que nem mesmo foi criada nas HQs. Ela era uma personagem original da Série Animada do Batman, e logo conquistou o coração dos fãs, tornando-se uma figura recorrente nas HQs e em outras mídias.
Durante muito tempo, Harleen Quinzel continuou à sombra do Coringa, mas ganhou cada vez mais destaque dentro da DC Comics. Hoje, ela tem sua revista solo, além de ter destaque em títulos de equipe, jogos e uma série animada - além dos vários filmes do DCEU.
Wolverine
Pode não parecer, mas o Wolverine surgiu como um mero combatente em uma revista do Hulk. Sua aparição foi breve, mas ele logo foi transferido para a segunda formação dos X-Men, onde se desenvolveu e passou a ganhar cada vez mais destaque.
Essa popularidade cresceu continuamente, transformando o Wolverine no principal representante dos Filhos do Átomo - mesmo que alguns fãs não suportem isso. Através de filmes, HQs, animações e jogos, ele virou o mutante mais famoso e popular da Marvel e logo deve ganhar outra versão nos cinemas.