10 grandes momentos dos filmes de videogame até hoje
10 grandes momentos dos filmes de videogame até hoje
Até mesmo adaptações ruins conseguem entregar grandes momentos!
Filmes baseados em jogos já são algo antigo e por muitos anos era considerado uma receita para o desastre. Nos anos recentes isso mudou e recebemos algumas adaptações para de jogos para os cinemas que são muito bem vistas pelo público, como é o caso da animação de Super Mario e também os dois longas de Sonic.
Mas apesar de muitas adaptações serem consideradas ruins, elas conseguem pelo menos trazer algum momento épico que consegue fazer jus a sua obra original. Nesta lista reunimos 10 grandes momentos dos filmes de videogame até hoje!
Cloud vs. Sephiroth
Final Fantasy VII: Advent Children é uma animação lançada em 2005 que dá sequência aos acontecimentos do jogo, mostrando o estado do mundo após seu encerramento e Cloud sofrendo com uma espécie de doença. O filme tem opiniões mistas, onde algumas pessoas gostam da história e outras acham que a produção anula o desenvolvimento do protagonista.
Apesar disso, a batalha final do longa, entre Cloud e Sephiroth, é querida por todos que assistem ao longa. Com o início do confronto uma nova versão da música tema do vilão, One Winged Angel começa a tocar e os dois entram em um embate no ar, com direito a várias magias e golpes icônicos do jogo. Por fim, Cloud encerra a batalha com uma versão melhorada de seu golpe mais poderoso, chamado de Omnislash Version 5.
Momento em primeira pessoa de Doom
Doom, um dos jogos mais importantes para a indústria de jogos por popularizar o gênero de Tiro em Primeira Pessoa, recebeu uma adaptação para os cinemas em 2005. O filme é chamado de Doom: A Porta do Inferno e traz grandes nomes no elenco como Karl Urban, Dwayne Johnson e Rosamund Pike e apesar disso foi massacrado pela crítica.
Apesar das críticas, o filme tem uma breve sequência de ação que consegue replicar de uma ótima forma a experiência de se jogar Doom. Próximo do final do filme o protagonista, John “Reaper” Grimm, interpretado por Urban utiliza uma substância experimental para salvar sua vida e ganha uma força sobre humana. Então ele começa a destruir as criaturas em uma sequência em primeira pessoa onde podemos ver o que o personagem está vendo, assim como o jogo.
A defesa da mansão Croft
Tomb Raider já foi adaptado algumas vezes para o cinema e a primeira lançada em 2001 trazia Angelina Jolie como Lara Croft. O filme teve bons momentos de ação e conseguiu trazer um pouco da experiência de jogar o jogo, o que rendeu uma sequência em 2003.
Entre os momentos do longa que se destacam está a protagonista defendendo sua mansão logo no início do filme. A mansão Croft está sendo invadida por um grupo armado e a protagonista usa toda a sua habilidade para enfrentá-los. Seja com acrobacias, tiros precisos e chutes eficazes, a cena é de tirar o fôlego.
Scorpion vs. Luke Cage
O primeiro longa de Mortal Kombat, lançado em 1995 e dirigido por Paul W. S. Anderson é até hoje querido pelos fãs, devido a algumas atuações marcantes como Cary-Hiroyuki Tagawa como Shang Tsung. Mas, além disso, um momento que ficou marcado na cabeça dos fãs foi o embate entre Scorpion e Luke Cage.
A batalha começa no meio da floresta onde Scorpion utiliza sua corda, gritando “Get Over Here!”, para tentar acertar Luke Cage, que consegue desviar. Os dois eventualmente são levados para um outro local, bem mais infernal, dando continuidade a cena divertida e bem coreografada, apesar de não ter a violência dos jogos.
O encontro de Luigi com Lumalee
Super Mario Bros. O Filme é um dos grandes lançamentos de 2023, seja em crítica ou em bilheteria. O longa tem diversos momentos extremamente divertidos, como o momento musical de Bowser dublado por Jack Black, mas um dos mais inesperados e divertidos envolve Luigi.
Luigi é capturado e enquanto está na prisão ele vê uma pequena estrelinha adorável chamada de Lumalee, que não parece estar muito bem. Com uma voz bem doce a criaturinha traz diversos comentários pessimistas de alguém que parece estar a anos preso, sendo extremamente divertido.
O diálogo de Bison com Chun-Li
O primeiro filme de Street Fighter, lançado em 1994 e guardado com carinho pelos fãs, principalmente pela atuação de Raul Julia como M. Bison, o principal vilão da franquia. Entre os diversos momentos marcantes do personagem, sua conversa com Chun-Li, mostra como ele foi a escolha perfeita para o vilão.
Em determinado momento do filme, Chun-Li chega até Bison e fala sobre ele ter destruído seu vilarejo e matado seu pai. Com toda a frieza, Bison somente responde “Me desculpe, eu não lembro de nada disso. Pra você, o dia que Bison agraciou sua vila foi o mais importante de sua vida. Para mim, foi só uma quarta-feira.”
A aparição de Shadow
O primeiro filme de Sonic foi um sucesso e sua sequência também. O segundo filme trouxe alguns novos personagens para o live-action como foi o caso de Knuckles, dublado por Idris Elba. Mas além dele a produção tem uma cena pós-créditos que deixou o público tão empolgado quanto a de algum filme da Marvel.
Ao fim de Sonic 2 vemos um personagem mexendo em alguns escombros do esconderijo de Robotnik e acaba chegando em um centro de pesquisa secreto. Então podemos ver Shadow, um dos personagens mais populares da franquia em hibernação, dando um gostinho do que esperar no próximo longa do ouriço azul.
O interrogatório de Mr. Mime
Detetive Pikachu foi um filme que agradou muitos fãs da franquia, apesar de alguns terem ficado incomodados com o visual realista dos Pokémon. Enquanto Pikachu, dublado por Ryan Reynolds e Tim Goodman, interpretado por Justice Smith** estão buscando o paradeiro do pai do garoto eles se encontram com um Mr. Mime para interrogá-lo.
Mime decide usar mímica durante o interrogatório, onde a dupla não consegue entender muito bem o que ele quer dizer. Com isso, Tim decide também usar mímica, fingindo jogar gasolina no Pokémon, fazendo com que ele coopere. No fim da cena o garoto joga um fósforo de mentira e Mime parece estar sofrendo em chamas, mas a cena é encerrada, sem sabermos o desfecho do Pokémon.
Pyramid Head em ação
Terror em Silent Hill, o primeiro filme da franquia lançado em 2006 se inspira no primeiro jogo para trazer a história de Rose que acaba indo até a cidade para encontrar sua filha desaparecida. O longa consegue trazer toda a atmosfera sinistra da cidade e também as criaturas grotescas, principalmente Pyramid Head.
Pyramid Head é um inimigo de Silent Hill 2 que está presente no filme e se tornou uma das marcas registradas da franquia. Mas um dos momentos mais impactantes da criatura é quando ele retira a pele de Anna, uma das integrantes do culto da cidade. A cena é visceral e extremamente violenta, mostrando o quão impiedoso a criatura é.
A cena do laser em Resident Evil
Resident Evil é uma franquia extremamente popular nos videogames e também foi por muitos anos no cinema. Protagonizado por Milla Jovovich e dirigido por Paul W.S. Anderson teve 6 longas mostrando Alice enfrentando hordas de zumbis e outras criaturas.
Apesar dos filmes irem cada vez mais se distância do material original, o primeiro longa, chamado de Resident Evil: O Hospede Maldito, lançado em 2002 ainda é querido por muitos e tem uma das cenas mais importantes da franquia. Em determinado momento do filme os personagens entram em uma sala que se tranca e ativa laser que podem te cortar com facilidade. Um dos personagens até consegue desviar de alguns deles, mas acaba sendo morto.
O momento se tornou icônico e serviu de inspiração até mesmo para os jogos, já que em Resident Evil 4 temos uma cena onde Leon precisa desviar de laser em uma sala trancada bem similar a do longa.