10 grandes atores de Hollywood que nunca ganharam um Oscar

Capa da Publicação

10 grandes atores de Hollywood que nunca ganharam um Oscar

Por Gus Fiaux

Com quase cem anos de história, o Academy Awards – ou Oscar, como é conhecido por aqui – é a maior premiação do cinema mundial, tendo honrado milhares de profissionais da indústria cinematográfica. Quase todo mundo que trabalha na área sonha em ter a sua própria estatueta dourada na estante… mas nem todos conseguem.

Ao longo de tantas cerimônias (96, para ser mais específico), já tivemos vários atores que foram indicados nos prêmios de Melhor Ator Melhor Ator Coadjuvante… mas boa parte deles nunca foram reconhecidos pela Academia. Aqui, listamos 10 grandes astros de cinema que nunca ganharam um Oscar!

Imagem de capa do item

Bradley Cooper

Começando com um caso que está fresco na memória de muitos cinéfilos - graças à sua recente derrota na edição mais recente do Oscar - podemos falar de Bradley Cooper, ator, diretor e produtor norte-americano que foi escalando lentamente na indústria cinematográfica, primeiro fazendo filmes de comédia e terror e então ganhando projeção em obras aclamadas.

Até o presente momento, Cooper já foi indicado doze vezes ao prêmio (entre essas, cinco vezes nas categorias de atuação), mas nunca levou uma estatueta sequer para casa. Entre os filmes que lhe renderam indicações nas categorias de Melhor Ator e Melhor Ator Coadjuvante, temos O Lado Bom da Vida, Trapaça, Sniper Americano, Nasce uma Estrela e Maestro.

Imagem de capa do item

Clint Eastwood

Clint Eastwood é uma lenda viva do cinema. Com noventa e três anos de idade, ele continua trabalhando ativamente no mercado cinematográfico, e já está dirigindo seu próximo projeto. Um caso curioso da indústria, Eastwood já levou quatro estatuetas (2 de Melhor Filme e 2 de Melhor Diretor, por seu trabalho em Os Imperdoáveis e Menina de Ouro).

Curiosamente, ele também foi indicado ao Oscar de Melhor Ator por seu trabalho em ambos os filmes, mas nunca levou o prêmio para casa. Agora, ele está desenvolvendo seu último filme, que se chamará Juror No. 2, e até o momento não sabemos se ele vai participar do elenco, mas seria ótimo ver a Academia reconhecendo seu trabalho não só como diretor e produtor.

Imagem de capa do item

Edward Norton

Nascido em 1969, Edward Norton começou a atuar muito cedo, e logo se tornou uma das figuras mais presentes na Hollywood contemporânea. Ele já esteve em thrillers, comédias, filmes de super-heróis e até mesmo dramas biográficos mas, de alguma forma, isso nunca foi o bastante para que ele se tornasse vencedor do Oscar.

Ao longo de sua carreira, Norton já foi indicado três vezes (duas a Melhor Ator Coadjuvante, por As Duas Faces de um Crime e Birdman, e uma vez a Melhor Ator, por A Outra História Americana). Ele nunca ganhou o prêmio, mas muitos acreditam que devia ter sido premiado pelo filme de 1998, sobre a queda e redenção de um neonazista.

Imagem de capa do item

Ethan Hawke

Hawke é um caso curiosíssimo, já que ao longo de sua carreira, ele esteve em vários projetos muito prestigiados pela Academia - porém, ele mesmo nunca teve a chance de segurar em uma estatueta dourada. Conhecido pela nuance de seus personagens, ele já foi indicado a Melhor Ator Coadjuvante duas vezes por Dia de Treinamento e Boyhood: Da Infância à Juventude.

Ambos os filmes conseguiram conquistar algumas estatuetas, mas Hawke não levou nenhuma. Ele também foi indicado a Melhor Roteiro Adaptado por seu trabalho em Antes do Pôr-do-Sol e Antes da Meia-Noite, dois projetos desenvolvidos em parceria com Richard Linklater e Julie Delpy que se tornaram grandes sucessos da crítica.

Imagem de capa do item

Ian McKellen

Ainda que seja bem conhecido por seu trabalho em sagas de blockbuster, como O Senhor dos Anéis e X-Men, Ian McKellen é um astro britânico de excelência. Atualmente com 84 anos, ele já participou de dezenas de obras - incluindo filmes, séries de TV, games e até mesmo músicas. Porém, o ator nunca ganhou um Oscar.

Ele já chegou perto, no entanto, tendo sido indicado uma vez ao prêmio de Melhor Ator por sua performance em Deuses e Monstros, filme que retrata a história de James Whale, o diretor do clássico Frankenstein. Já em 2002, ele recebeu uma indicação a Melhor Ator Coadjuvante por seu papel como Gandalf em O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel.

Imagem de capa do item

James McAvoy

Saindo do Magneto para o Professor X, James McAvoy é um astro muito respeitado. Nascido na Escócia, ele começou a atuar aos dezesseis anos, e já esteve em grandes projetos, como As Crônicas de Nárnia e X-Men, além de ter participado de uma dezena de filmes muito prestigiados pela crítica - mas mesmo assim, isso não foi o suficiente para fazê-lo ganhar o Oscar.

Na verdade, ao contrário de todos os outros atores da lista, James McAvoy nunca sequer recebeu uma indicação ao prêmio. Na época do lançamento de Fragmentado, houve uma forte campanha para que o ator recebesse a indicação ao prêmio de Melhor Ator, mas isso não aconteceu, em parte graças ao desdém da Academia por filmes de terror.

Imagem de capa do item

Laurence Fishburne

Mesmo que você não o reconheça de nome, é quase impossível que nunca tenha visto um trabalho de Laurence Fishburne em sua vida. Nascido na Georgia, nos EUA, o ator começou sua carreira ainda pequeno, aos onze anos de idade, quando ainda era creditado como Larry Fishburne. A partir daí, ele cresceu e chegou a trabalhar com diretores bem renomados.

Tendo participado de clássicos como Matrix, Apocalypse Now e até A Cor Púrpura, Fishburne foi indicado uma única vez ao Oscar de Melhor Ator, por dar vida a Ike Turner em Tina: A Verdadeira História de Tina Turner, filme de 1993 que também rendeu uma indicação de Melhor Atriz para Angela Bassett - aliás, outra injustiçada pela Academia.

Imagem de capa do item

Ralph Fiennes

Ainda que muitos o conheçam por seu papel como Lord Voldemort na série de filmes de Harry Potter, Ralph Fiennes é um ator de renome, que já participou de dezenas de projetos muito influentes e aclamados. Porém, o astro inglês nunca conseguiu cravar uma vitória no Oscar, mesmo tendo sido indicado duas vezes.

Em 1994, ele concorreu ao prêmio de Melhor Ator Coadjuvante pelo seu papel em A Lista de Schindler, e em 1997 chegou a concorrer como o Melhor Ator por O Paciente Inglês. Apesar de já ter conquistado um prêmio Tony e um BAFTA, ele ainda não ganhou o prêmio da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.

Imagem de capa do item

Samuel L. Jackson

Samuel L. Jackson é um caso curioso, que expõe o racismo da indústria audiovisual. Nascido em 1948 em Washington D.C., o ator já esteve em várias obras diversas, passando por diferentes gêneros e estilos cinematográficos e trabalhando ao lado de grandes cineastas, como Quentin Tarantino, Brad Bird e até mesmo George Lucas.

Em toda sua carreira, que já conta com mais de cento e cinquenta filmes, ele foi indicado uma única vez na categoria de Melhor Ator Coadjuvante por seu trabalho em Pulp Fiction: Tempo de Violência - e inclusive era um dos favoritos para ganhar. Porém, ele acabou perdendo para Martin Landau, de Ed Wood. Felizmente, o ator ganhou um Oscar Honorário em 2021.

Imagem de capa do item

Tom Cruise

Por fim, não podíamos deixar de citar um dos maiores astros de ação de toda a história do cinema. Com 61 anos de idade, Tom Cruise continua fazendo o que sabe fazer de melhor, proporcionando ao público grandes experiências nas telas de cinema - e, infelizmente, nunca foi recompensado por isso pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.

Ele já foi indicado a Melhor Ator por Nascido em 4 de Julho e por Jerry Maguire: A Grande Virada, além de ter recebido uma indicação ao prêmio de Melhor Ator Coadjuvante por Magnólia. Infelizmente, ele perdeu nas três ocasiões (e perdeu também o prêmio de Melhor Filme no ano passado, após a derrota de Top Gun: Maverick).