Grammy Awards: 10 curiosidades sobre o maior prêmio da música que você não sabia
Grammy Awards: 10 curiosidades sobre o maior prêmio da música que você não sabia
Tudo que você precisa saber sobre a premiação mais importante da indústria musical!
Com data marcada para acontecer em 4 de fevereiro, o Grammy 2024 promete reunir – e premiar, claro – o melhor da indústria musical no último ano. Artistas como Lana Del Rey, SZA e Taylor Swift são apenas alguns dos nomes que receberam indicações à 66ª edição do prêmio, mas será que você está por dentro da história da premiação?
Nesta lista, você vai conhecer 10 curiosidades sobre o maior prêmio da música que provavelmente nem passaram pela sua cabeça!
A primeira edição do Grammy
Tradicional premiação da música, o Grammy Awards tem uma longa história que teve início em 4 de maio de 1959, data da primeira edição do evento que aconteceu em Los Angeles (EUA). Ao todo, foram consideradas 28 categorias e o grande vencedor daquela noite na categoria Álbum do Ano foi o compositor Henry Mancini pelo disco The Music from Peter Gunn.
A primeira transmissão ao vivo do Grammy
Embora sua primeira edição tenha acontecido em 1959, a primeira transmissão ao vivo do Grammy só ocorreu com a 13ª edição do prêmio, em 1971, no Hollywood Palladium, um dos teatros mais renomados de Los Angeles.
Por que se chama Grammy?
A resposta é mais simples do que parece: o nome Grammy é basicamente um apelido carinhoso para a palavra gramofone, invenção que revolucionou a história da música -- já que o objeto tinha a capacidade de gravar e reproduzir sons -- e que influenciou a criação do design do artefato dourado que consagra os vencedores do prêmio.
O peso do Grammy
Já que estamos falando do prêmio em si, vale comentar qual é o peso do gramofone dourado que os artistas levantam durante seus discursos de vitória. No total, o artefato pesa 6 libras, o que equivale a um pouco mais de 2,5 kg.
E aqui vai mais uma curiosidade sobre a estatueta: ela é feita de um material chamado grammium, uma combinação de zinco com uma liga metálica de alumínio, além de ser banhada a ouro.
Três presidentes dos Estados Unidos já ganharam um Grammy
Nem só de músicos o Grammy vive: três presidentes dos Estados Unidos já levaram um gramofone dourado para casa, e são eles: Barack Obama, Jimmy Carter e Bill Clinton. O trio venceu o prêmio na categoria de Melhor Álbum Falado.
O vencedor mais jovem e o mais velho
O que você estava fazendo quando tinha 14 anos de idade? A cantora de música country LeAnn Rimes estava ganhando um Grammy, tornando-se a mais jovem a conquistar um prêmio na história do evento.
Já a pessoa mais velha a receber a honraria foi o pianista de blues Pinetop Perkins. Ele tinha 97 anos.
Billie Elish é a artista mais jovem a vencer a categoria de Melhor Álbum do Ano
Agora, quando estamos falando de artista mais jovem a levar para casa o prêmio de Melhor Álbum do Ano, a categoria mais importante e cobiçada do Grammy, o recorde está nas mãos da premiada cantora Billie Eilish. Ela venceu o prêmio quando tinha apenas 18 anos, em 2020, por seu disco de estreia, o When We All Fall Asleep, Where Do We Go?.
Vale lembrar que, até então, o recorde era de Taylor Swift, que saiu vitoriosa na categoria quando tinha 20 anos de idade, em 2010.
Michael Jackson e Santana bateram recorde de maior quantidade de prêmios vencidos em uma noite
O cantor Michael Jackson e a banda Santana são recordistas quando o assunto é maior quantidade de prêmios vencidos em uma única noite do Grammy Awards. Ambos conquistaram oito prêmios no total em apenas uma edição do evento, sendo que Jackson levou a melhor em 1984 e Santana em 2000.
U2 é a banda que mais saiu vitoriosa da premiação
Os irlandeses do U2 também são recordistas no Grammy Awards. Com 22 prêmios conquistados, o grupo entrou para a história do evento como a banda que mais ganhou estatuetas na premiação.
O número de inscrições poderia encher um estádio
O caminho é longo até um artista conseguir uma indicação ao Grammy Awards: antes de chegar à lista oficial de indicados (se a pessoa ou banda conquistar o feito), os profissionais da música precisam passar por um processo de inscrição que poderia muito bem encher um estádio.
Anualmente, o comitê do Grammy recebe em média mais de 20 mil inscrições de compositores, produtores, engenheiros de som e outros para cada categoria da premiação.