Gotham – Pontos fortes e fracos de “Tonight’s the Night”!
Gotham – Pontos fortes e fracos de “Tonight’s the Night”!
O episódio desta semana foi mais um episódio exemplar da série mantendo a boa qualidade vista até então, envolvendo grandes descobertas e sentimentos muito fortes entre alguns personagens.
Tonight’s the Night (Hoje à noite é a noite)
Galavan manda Barbara atrás de Jim Gordon, enquanto ele tenta fazer um negócio com Bruce Wayne. Barnes e Bullock estão no encalço de Barbara, e Nygma tem um desentendimento com alguém familiar.
Ponto forte - Um belo casamento
A cena inicial do episódio já foi uma bela introdução. Muito bem montada, com um clima bem forte de um verdadeiro pesadelo, mas a cereja do bolo estava nas subjetividades da cena. Por exemplo, um pássaro preto saindo de dentro da boca de Barbara, como eu mencionei na matéria sobre as referências e easter eggs, significa um mal presságio de derrota e que a pessoa fez algo contra alguém do qual ela se arrepende. E quando Barbara acorda nós vemos outra referência que foi muito boa no episódio...
Ponto forte - 50 tons de Ogro
Quando Barbara acorda, temos em cima da cama um monte de objetos "peculiares", que bons entendedores sabem pra que serve, se você não pegou a referência, pergunte pra um amigo mais velho. De qualquer maneira, a cena serviu muito bem para nos relembrar o motivo de Barbara ter ficado dessa maneira, o quanto ela foi quebrada mentalmente pelo vilão da 1ª temporada, o Ogro, e o quanto o vilão ainda faz parte da sua mente perturbada.
Ponto fraco - Alfred sumiu?
Já tem alguns episódios que vem me incomodando um fato de que quando Alfred se vê mais necessário para auxiliar o jovem Bruce com toda sua experiência, ele não está perto. E eu sei que isso não é do feitio do personagem, é apenas um mecanismo de roteiro para não estragar a trama. Por exemplo, foi muito estranho Bruce ter ido fazer a primeira visita à Galavan sem a companhia de Alfred. Mesmo que ele tenha comparecido na segunda reunião e que Bruce tenha contado tudo que aconteceu na 1ª, ainda é muito estranho e sem motivos plausíveis pra que isso aconteça.
Ponto forte - Sentimentos no caminho
Esse foi um episódio muito forte no que se trata de foco no personagem, muitos personagens deixaram sentimentos novos aparecer, sentimentos que influenciaram bastante o rumo do episódio. Como a linha tênue entre amor e "desejo homicida" que Barbara sente por Jim, ou o lado ciumento da Drª Thompkins, e sinceramente até agora acho que ninguém conseguiu de fato definir o que Jim sente por Barbara, e se aquele beijo foi realmente encenação ou sincero.
Ponto forte - Galavan é o diabo
Eu venho falando sobre Galavan (e sobre o Charada) com muita frequência sempre citando-o como um ponto forte. Dessa vez não será diferente, pois a gente pôde ver um lado dele, ainda mais maquiavélico, e como ela maquinou todo um esquema apenas pra poder manipular a cabeça e a mente de um pequeno garoto inofensivo (por enquanto, né?). Os trejeitos, o tom de voz e a maneira como Galavan falava, e como você sabia os seus verdadeiros intuitos. eu cogitaria colocar ele na série do Lucifer.
Ponto forte - Charadas!
Eu disse que eu falo dele com frequência. Mas nesse episódio nós tivemos o primeiro vislumbre do que está pra se tornar o Charada, as duas partes de Edward Nygma em sintonia e trabalhando juntos. Uma pessoa fria, maquiavélica e sádica. E pra colocar a cereja no bolo, ainda fez uma charada para um cadáver. Além também de ter mostrado que ele perdeu totalmente o receio de tirar a vida de uma pessoa ao matar sem remorso o pobre caçador que por ali passava.
Ponto forte - Bruce ainda é uma criança
Durante toda a série vinha me incomodando a maneira como Bruce Wayne estava encarando a morte de seus pais, mesmo que futuramente ele vá virar o Batman, ele ainda é uma criança que perdeu os pais. Mas nesse episódio eu finalmente senti a dor que o personagem carrega no coração. Pela primeira vez fui capaz de simpatizar com a dor da perda que Bruce Wayne passa no momento que ele olha pro Alfred e tudo que ele diz é que ele quer que isso acabe.
Ponto forte - Não mataram Barbara
Por um momento, quando o desenrolar do ato final do episódio começou, foi ficando um pouco óbvio que muito provavelmente Barbara Kean não iria sobreviver pra ver um próximo episódio, e isso começava a me angustiar. Eu não queria que um personagem importante do universo Batman fosse morto, pelo menos não na segunda temporada da série ainda, muito menos na metade da temporada. Então foi uma solução muito inteligente e um ponto forte do episódio eles terem lidado com o problema de Barbara sem precisar matar o personagem, mas incapacitando-a o suficiente pra que ela não precise mais se envolver na trama daqui pra frente.
Ponto forte - Que belo soco!
Convenhamos, todo mundo torceu por essa cena. Quando Jim finalmente descobrisse a verdade sobre Galavan, pudesse provar e tivesse a liberdade de acertar um soco muito bem dado na cara do vilão. E todo o arco da descoberta dos planos de Galavan foi repleto de boas escolhas de roteiro. inclusive, me deixou bastante curioso do que teremos de ameaça para o resto da temporada, talvez a Ordem de São Dumas realmente faça sua aparição em Gotham com seu cavaleiro Azrael. (Tomara mesmo!)
Ponto Forte - Uma dupla do barulho!
E com essa frase de sessão da tarde eu começo a falar sobre a cena final do episódio onde pela primeira vez na série, dois dos mais icônicos vilões do Batman se encontram, e ao que tudo indica, isso é o começo de uma bela amizade.
E você o que achou do episódio? Não deixe de comentar.