Gorr, O Carniceiro dos Deuses: Tudo sobre o vilão do novo filme do Thor
Gorr, O Carniceiro dos Deuses: Tudo sobre o vilão do novo filme do Thor
Tudo sobre um dos maiores inimigos do Deus do Trovão!
Em julho deste ano, teremos o lançamento de Thor: Amor e Trovão, um dos próximos filmes do Universo Cinematográfico da Marvel. Além de reencontrar o Deus do Trovão e vários personagens de sua mitologia, nós também iremos conhecer um poderoso inimigo chamado Gorr, o Carniceiro dos Deuses, que promete virar a vida do Leão de Asgard de cabeça para baixo.
Criado em um título aclamado do herói, o poderoso alienígena usa uma arma ancestral em sua missão assustadora: encontrar e aniquilar todos os deuses do universo, por ter sido traído por sua fé no passado. O personagem acabou se tornando muito querido pelos fãs e trouxe grandes reviravoltas nas histórias do Deus do Trovão – e por isso, separamos aqui tudo o que você precisa saber sobre Gorr!
Primeira aparição e criadores do Carniceiro dos Deuses
Ainda que seja considerado um dos maiores inimigos de Thor nas HQs da Marvel, tendo sido um dos poucos a dar uma derrota sofrida para o Deus do Trovão, Gorr, o Carniceiro dos Deuses foi criado há pouco tempo, se levarmos em conta as décadas de publicação do herói.
Ele apareceu pela primeira vez em Thor: God of Thunder #2, publicada em novembro de 2012 como parte do selo editorial Nova Marvel, que veio para fornecer aos novos leitores um "ponto de partida" nos títulos da editora. O vilão foi criado por Jason Aaron e Esad Ribić.
Gorr se tornou o principal antagonista dos dois primeiros arcos da HQ, que foram intitulados O Carniceiro dos Deuses e A Bomba Divina. Ele apareceu, ao total, em catorze edições, divididas em três títulos: Thor: God of Thunder, Venom e King Thor.
Qual é a origem do Gorr?
Muito antes de se tornar o Carniceiro dos Deuses, Gorr era um alienígena vivendo em um planeta inóspito. Desde pequeno, ele era cercado por morte e tragédia, mas sempre rezava pedindo aos deuses que intercedessem em seu favor - mas nunca era respondido.
Gorr teve uma família, mas todos morreram de fome, inanição ou devido aos fenômenos naturais do planeta, como terremotos e enchentes. Depois de ver seu próprio filho morrer na sua frente, devido à falta de alimento, ele deixou para trás suas crenças.
Porém, certo dia, ele viu dois deuses batalhando nos céus - e um deles era o próprio Knull, deus dos simbiontes. Quando o inimigo de Knull caiu em seu planeta, perfurado pela Necroespada - uma arma ancestral lendária - e pediu ajuda de Gorr, ele arrancou a arma e o matou impiedosamente.
Dali em diante, Gorr se tornou o Carniceiro dos Deuses, percebendo que nenhuma divindade se importava com os mortais. Ele partiu em uma jornada para aniquilar todos os deuses do universo, criando uma Bomba Divina que poderia matar todos os panteões de uma só vez.
Quais são os poderes de Gorr?
Originalmente, Gorr não possuía nenhum tipo de superpoder. Vindo de um planeta sem nome, ele é um alienígena de uma raça desconhecida, mas que não possui nenhum tipo de vantagem em relação aos humanos comuns. Todos os seus poderes derivam da Necroespada.
O vilão pode usar o abismo vivo dentro da arma para criar qualquer tipo de construto que imaginar, desde adagas até asas, armaduras e capas. É dessa forma que ele ataca seus adversários, criando construtos que matam, dilaceram e mutilam ao seu comando.
A Necroespada ainda fez com que Gorr recebesse durabilidade, resistência e força sobre-humanas. Ela permite que o vilão nunca envelheça, tornando-se quase imortal. Além disso, ela é capaz de regenerar boa parte dos ferimentos e machucados infligidos ao Carniceiro dos Deuses.
Gorr e o Indigno Thor
Gorr acabou morrendo nas mãos de duas versões distintas do Leão de Asgard - tanto o Thor do presente quanto sua versão mais jovem e irresponsável. O Vingador absorveu a energia da Bomba Divina e da Necroespada, logo depois mandando-a de volta para Gorr, que foi finalizado pelo jovem Thor.
Porém, mesmo em sua morte, Gorr continuou trazendo impactos para o herói trovejante. Na saga Pecado Original, nós vemos Nick Fury (imbuído com o poder do Vigia) dizendo no ouvido de Thor: "Gorr estava certo". Isso fez com que o herói se tornasse indigno de portar o Mjölnir.
Foi nessa época que Jane Foster assumiu o manto de Poderosa Thor, com o Filho de Odin viajando pelo universo em busca de uma nova arma para si. Vale lembrar que Gorr só retornou milênios depois, no futuro, ressuscitado pelo Deus Loki como forma de aniquilar definitivamente o Rei Thor.
Knull e Gorr: O que eles têm em comum?
Como dito anteriormente, os poderes de Gorr derivam da Necroespada, uma arma ancestral que foi encontrada pelo vilão em uma caverna. O que ele não sabia é que essa espada é a Escuridão, o simbionte original criado por Knull, que deu origem à raça Klyntar no Universo Marvel.
A Escuridão é um protótipo de simbionte, que não tinha a mesma consciência de outros espécimes da linhagem de Knull, como Venom e Carnificina. A arma acabou sendo abandonada quando Knull foi aprisionado, e foi aí que Gorr a encontrou e passou a usá-la para cumprir seus propósitos.
Gorr desenvolveu uma relação profunda com a Necroespada, assim como os hóspedes humanos fazem com simbiontes alienígenas. Juntos, eles realizaram atos terríveis, e depois de sua "morte" (ele foi ressuscitado depois), a espada foi reconquistada por Knull, que protagonizou a saga Rei das Trevas.
Gorr no Universo Cinematográfico da Marvel
O Carniceiro dos Deuses fará sua estreia nos cinemas em Thor: Love & Thunder, filme que está previsto para estrear em 8 de julho deste ano. Ele será interpretado por Christian Bale (da trilogia do Cavaleiro das Trevas) e será o principal adversário de Thor Odinson e Jane Foster.
Até o momento, temos algumas imagens retiradas de fotos de bastidores e de um brinquedo da linha Marvel Legends, que mostram que seu visual no filme será bem diferente dos quadrinhos. Apesar disso, ele aparentemente vai usar uma espada negra, que ainda não sabemos se é a Necroespada.
Vale mencionar que muito da personalidade, dos planos e até o visual de sua arma foram incorporados à Hela, a vilã de Thor: Ragnarok. Por isso, o personagem deve ganhar uma adaptação bem diferente para distanciá-lo da Deusa da Morte do Universo Cinematográfico da Marvel.