Godzilla: A evolução da altura do monstro em cada um de seus filmes
Godzilla: A evolução da altura do monstro em cada um de seus filmes
Saiba o tamanho de Godzilla em suas aparições no cinema!
Com mais de cinquenta anos de trajetória, o Godzilla já teve diversas encarnações bem diferentes, tanto em personalidade e história, quanto em relação à sua aparência. Neste último quesito, apesar de alguns elementos serem mantidos, principalmente para que ele permaneça reconhecível visualmente, o personagem já teve estilos diversos. Alguns mais ameaçadores e outros com o propósito contrário, com certas versões buscando maior realismo (ou o mais próximo possível dessa ideia), enquanto outras não se preocupavam com isso, e apenas queriam fazer dele um monstro horrendo.
Entre todas as alterações, um elemento que tende a variar bastante entre as diferentes encarnações do personagem é sua altura. Nos quase setenta anos de sua história, o Rei dos Monstros nunca teve uma altura permanente. O personagem aumenta e diminui de acordo com o que seus criadores desejam em cada determinada era, o faz deste um dos traços mais inconsistentes do visual de Godzilla.
Nessa lista, você poderá conferir a altura do kaiju em cada filme, do menor Godzilla para o maior!
Era Showa (1954-1975) - 50 Metros
Durante cerca de vinte anos após sua estreia no filme de 1954 que leva seu nome, Godzilla passou por algumas mudanças em seu visual, indo do conceito original de monstro, que era uma metáfora para o perigo e destruição causados por armas nucleares, para uma criatura popular entre as crianças -- e que que teve seus traços suavizados por conta disso. Ainda assim, durante todo esse período, uma coisa sobre o monstrão se manteve a mesma: os seus 50 metros de altura.
Isso pode estar relacionado à identidade visual do personagem, que apesar de receber algumas repaginadas, não foi radicalmente alterada neste período, e permaneceu próxima o bastante para ser reconhecível como parte de uma mesma era. Seja qual for o motivo, a Toho decidiu não fazê-lo maior ou menor, pelo menos até o primeiro grande redesign de Godzilla.
Era Millennium (1999-2000, 2002-2003) - 55 Metros
Cerca de cinquenta anos após sua criação, o Godzilla passou por uma grande mudança visual, embora esta não tenha sido a primeira. Especula-se que isso tenha sido uma resposta à versão da TriStar, bem como uma tentativa de distanciar o nome de Godzilla da adaptação americana ainda mais.
Seja qual for o motivo, o personagem recebeu um visual mais reptiliano, e algumas características que ficaram marcadas e permaneceram em versões posteriores, como sua cor com um tom mais esverdeado e uma aparência mais reptiliana.
Ao invés de tornar o monstrão maior, como algumas das versões que vieram antes dessa, o Godzilla da Era Millennium ficou apenas ligeiramente mais alta, tendo 55 metros de altura, em uma tentativa de reaproximar o personagem do tamanho que tinha originalmente.
O Ataque Dos Monstros Gigantes (2001) - 60 Metros
Godzilla, Mothra e King Ghidorah: O Ataque Dos Monstros Gigantes tem uma premissa bem diferente da maioria dos filmes do titã. No que parece ser uma tentativa de reaproximar o personagem de seu objetivo inicial, que era ser uma metáfora crítica, o Godzilla deste filme é possuído pelas almas dos japoneses mortos durante a Segunda Guerra Mundial, e Mothra, Ghidorah e Baragon precisam impedi-lo de destruir o país.
Para combinar com o suposto "retorno às origens", o visual do kaiju também se aproxima de como ele era durante a Era Showa, tendo apenas duas mudanças notáveis.
A primeira é que seus olhos são completamente brancos, talvez para torná-lo mais assustador, já que ele novamente assume o papel de ameaça, bem como para indicar a possessão. A segunda é sua altura: neste filme, Godzilla tem 60 metros, sendo o mais alto dos monstros na produção.
TriStar (1998) - 70 Metros
O Godzilla que aparece no filme de mesmo nome de 1998 é bastante diferente dos outros, tanto que vieram antes quanto que vieram depois. Isso, no entanto, é facilmente justificável por esta ser a primeira adaptação hollywoodiana do monstrão, feita pela TriStar ao invés da Toho.
Considerado um grande fracasso, o filme que deveria iniciar uma trilogia, teve suas sequências canceladas, e foi considerado ruim ao ponto da Toho adquirir os direitos da franquia apenas para estabelecer que este não é o Godzilla, chamando a criatura apenas de Zilla.
Visualmente, esta encarnação do personagem se assemelha mais a um dinossauro do que ao Rei dos Monstros, e embora muitas mudanças não tenham boas explicações, o aumento de sua altura em relação à versão original tem: Godzilla tem 70 metros para que não pareça pequeno perto dos prédios enormes da cidade de Nova York.
Primeira Parte da Era Heisei (1984-1991) - 80 Metros
No aniversário de trinta anos da franquia, em 1984, a Toho lançou o filme O Retorno de Godzilla, que serviu ao mesmo tempo como continuação do primeiro filme do kaiju e reboot da saga. Esta também foi a primeira vez que, além de ter seu visual alterado, o personagem teve sua altura modificada.
Assim como no filme da TriStar, a alteração aconteceu em uma tentativa de compensar pela altura dos prédios, que haviam se tornado maiores desde a estreia do personagem em 1954. Assim, Godzilla ganhou 30 metros, passando para os 80 metros de altura, para que não parecesse pequeno em relação ao progresso urbano.
Segunda Parte da Era Heisei (1991-1995) - 100 Metros
Em Godzilla vs King Ghidorah, de 1991, o Rei dos Monstros passou por algumas modificações, graças à atuação dos humanos da história. Visualmente, o personagem não mudou muito, apenas ganhando alguns músculos. Quando se trata de altura, no entanto, Godzilla ganhou outros 20 metros, chegando à marca dos 100 metros de altura.
Em 1995, no último filme da Era Heisei, Godzilla vs. Destoroyah, o personagem ganhou sua icônica "versão de lava", o que significa que o incrível visual também é bastante notável em tamanho, sendo um dos maiores da franquia.
Final Wars (2004) - 100 Metros
O Godzilla de Final Wars, filme que comemorou os cinquenta anos do Rei dos Monstros, empata em altura com o kaiju da Era Heisei, e não por acaso. Em comemoração ao aniversário da franquia, o monstrão teve seu visual repaginado em um design que uniu traços marcantes de diversas encarnações anteriores.
Assim, enquanto sua cabeça pode lembrar mais como Godzilla era nos primeiros filmes, ele é mais corpulento, como o personagem era durante a Era Millennium. Já seu tamanho é herdado da Era Heisei, motivo pelo qual ele também tem 100 metros de altura.
Monstroverso (2014) - 108 Metros
Godzilla voltou a receber uma adaptação estadunidense em 2014, com o filme da Legendary que leva o nome do kaiju. Dessa vez, a versão hollywoodiana passou longe de descaracterizá-lo, optando por adaptá-lo de modo novo e, ao mesmo tempo, reconhecível. Ainda que mais realista e expressivo, ele ainda é imponente e demonstra todo seu poder.
Em termos de tamanho, o titã do primeiro filme do Monstroverso ficou na frente de quase todas as versões japonesas do monstro. A criatura tem 108 metros de altura, chegando no Top 3 das maiores versões de Godzilla.
Shin Godzilla (2016) - 118 Metros
O maior Godzilla nos live-actions da Toho, o kaiju visto em Shin Godzilla tem nada menos que 118 metros de altura. Esta, no entanto, não foi a única mudança pela qual o monstrão passou, e a versão de 2016 realmente se empenhou em criar uma versão aterrorizante do Rei dos Monstros para o público moderno.
Em Shin Godzilla, o personagem se tornou bem mais grotesco, tanto por causa de suas evoluções, quanto em sua versão final. Esta encarnação do kaiju é bastante feia, embora isso não seja necessariamente ruim -- há quem aprecie a mudança, e o design certamente visava o desconforto do público.
Monstroverso (2019-2021) - 119 Metros
A variação de tamanho entre os dois Godzillas em live-actions mais recentes é mínima, mas o titã do Monstroverso acaba saindo na frente e ficando em primeiro lugar quando se trata de tamanho, atingindo 119 metros de altura.
Não se sabe qual foi o motivo para o crescimento do kaiju entre seu primeiro filme e Godzilla: Rei dos Monstros, mas o titã se manteve deste tamanho para Godzilla vs. Kong.
Com uma diferença de um metro em relação ao segundo colocado, não há nenhuma encarnação live-action do monstrão que ultrapasse o tamanho do titã da Legendary.
Bônus: Godzilla Earth (2017-2018): 300 Metros
Godzilla Earth não é um live-action, mas merece ser citado mesmo assim. A produção em anime conta com a maior versão de Godzilla em qualquer mídia, com nada menos que 300 metros de altura.
Nessa encarnação, Godzilla forçou a humanidade a abandonar a Terra, e continuou crescendo ao longo de cerca de vinte mil anos, o que o levou dos 50 metros aos 300.
Com esse tamanho absurdo, o monstro é praticamente invencível --- tanto dentro de seu universo, quanto em relação ao recorde de altura, que dificilmente será superado em uma produção live-action.