Godzilla: 10 coisas que você precisa saber sobre o Rei dos Monstros
Godzilla: 10 coisas que você precisa saber sobre o Rei dos Monstros
Gojira!
Um dos personagens mais icônicos da história dos cinemas, o Godzilla já foi estrela de incontáveis filmes, aparecendo também em games, quadrinhos e até mesmo séries. Com uma vasta história e vários monstros ao seu redor, o personagem se tornou uma figura japonesa extremamente popular no ocidente.
E tendo passado por tanta história, o personagem tem um vasto currículo de curiosidades e segredos em sua origem e suas aparições. Por isso, selecionamos aqui 10 coisas que você precisa saber sobre o Rei dos Monstros, que logo retornará aos cinemas em Godzilla vs. Kong.
Créditos: Divulgação
Criação
Um sucesso absoluto e uma das maiores estreias da história do cinema japonês, o primeiro filme do Godzilla foi lançado em 1954, dando início a uma franquia que se estende até hoje. Originalmente, no entanto, o personagem seria retratado como um polvo mutante e gigantesco.
O produtor Tomyuki Tanaka decidiu seguir outra rota, dando a ele um visual mais reptiliano, tornando-o no monstro que conhecemos até hoje, que compartilha características com diversos dinossauros, como o tiranossauro rex, o iguanodonte e até mesmo o estegossauro.
Filho da Bomba Atômica
Embora alguns não saibam, o personagem foi criado como reflexo ao pânico dos japoneses após a detonação das bombas atômicas de Hiroshima e Nagazaki. Outro evento que inspirou a criação do Gojira foi o naufrágio do Lucky Dragon 5, um navio pesqueiro japonês que foi destruído durante testes nucleares americanos no Pacífico Sul.
Com o passar dos anos, os filmes do Godzilla foram ficando mais leves e até mesmo cômicos, mas suas primeiras aparições vieram como metáforas sombrias do horror da guerra e a evolução da ciência para fins macabros. A pele enrugada e marcada do monstro inclusive faz referência às cicatrizes que os sobreviventes dos desastres nucleares carregaram pelo resto de suas vidas.
Monstros e nacionalidades
Como vocês bem sabem, o Godzilla não é o único monstro de sua "franquia". Temos vários outros kaiju colossais - e curiosamente, cada um deles representa uma nação na visão dos japoneses. No início, o Godzilla representava os Estados Unidos e seus ataques ao Japão. Com o passar do tempo, ele foi ressignificado como um símbolo nacional japonês.
Quando a China começou a fazer testes nucleares, eles foram representados pelo Rei Ghidorah. O pterossauro gigante Rodan, por outro lado, simboliza a União Soviética. Há também um filme de 1974 chamado Godzilla vs. Mechagodzilla, onde o Gojira (Japão) enfrenta sua versão cromada e tecnológica, o Mechagodzilla (Estados Unidos).
Gojirasaurus
O Godzilla que conhecemos foi inspirado em vários dinossauros, conforme mencionado anteriormente. Porém, você sabia que uma espécie de dinossauros foi batizada em homenagem ao monstro gigante? Em 1997, um paleontólogo chamado Kenneth Carpenter fez a descoberta de uma ossada no Novo México.
O dinossauro, que veio do Período Triássico, foi então batizado de Gojirasaurus quayi, com "Gojirasaurus" se referindo ao nome original do kaiju, Gojira. Já o "quayi" se refere ao local do Novo México onde o fóssil foi encontrado. Acredita-se que o Gojirasaurus fosse um dos maiores dinossauros carnívoros do Período Triássico, com cerca de 5,5 metros.
Godzilla vs. Zilla
Em 1998, o personagem teve seu primeiro filme norte-americano, estrelado por Matthew Broderick e dirigido por Roland Emmerich. O filme foi um fracasso de crítica e chegou a irritar até mesmo os fãs japoneses, bem como a Toho, o estúdio original responsável pelos direitos do kaiju.
Para "dar a volta por cima" no fracasso do filme, a Toho criou uma história onde é revelado que o monstro do filme de 1998 não era o verdadeiro Godzilla. Eles chamaram o personagem de "Zilla" e fizeram um breve confronto entre o kaiju original e sua versão norte-americana.
Duelo de titãs
No ano que vem, teremos o lançamento de Godzilla vs. Kong, o mais novo filme da franquia norte-americana do personagem, sequência direta de Godzilla: Rei dos Monstros, de 2019. O longa será dirigido por Adam Wingard e trará o lagarto em um confronto com o King Kong que nos foi apresentado em Kong: A Ilha da Caveira.
Os dois monstros já se confrontaram anteriormente em 1962, em King Kong vs. Godzilla. Nesse filme, o gorila passou por várias alterações genéticas, ficando gigantesco e ganhando poderes elétricos para enfrentar o Godzilla. No filme de 2021, já foi revelado que os dois terão tamanhos similares, e que o Kong "pequeno" que vimos em A Ilha da Caveira ainda era um "bebê".
Batman vs. Godzilla
Porém, temos um confronto épico que por pouco não aconteceu nos cinemas. Em 1965, Shinichi Sekizawa, um roteirista importante da franquia, chegou a conceber a ideia de um crossover entre o Batman e o Godzilla, para tentar replicar o sucesso financeiro que havia sido o filme do kaiju contra o King Kong.
A ideia envolvia o Cavaleiro das Trevas tendo que enfrentar as forças colossais do kaiju, que traria destruição para os EUA. Para derrotá-lo, o herói conta com a ajuda de seus principais ajudantes, como Robin e o Comissário Gordon. Na ideia proposta por Sekizawa, havia uma cena com os heróis unindo vários veículos (como o Batmóvel) para deter o monstro.
Esse filme infelizmente nunca aconteceu...
Império nos quadrinhos
E embora ainda possamos sonhar com o encontro entre o Batman e o Rei dos Monstros, temos que mencionar que o kaiju já enfrentou alguns dos Maiores Heróis da Terra. Entre 1977 a 1979, a Marvel publicou várias histórias em quadrinhos do Godzilla, incorporando-o ao seu próprio universo de histórias.
Na trama, o monstro desaparece após surgir no Japão. Anos mais tarde, ele é encontrado congelado no Alaska. Ao despertar, ele começa uma onda de devastação nos EUA, sendo impedido pela SHIELD, pelos Vingadores e pelo Quarteto Fantástico. Eventualmente, ele percebe que as pessoas são boas e volta ao mar por vontade própria, poupando a vida de muitos.
O personagem também teve um título de HQs lançado pela Dark Horse Comics recentemente.
Domínio nos cinemas
Nos cinemas, o monstro demonstra um domínio absoluto. Ao todo, o personagem tem 36 filmes oficiais, incluindo 32 lançamentos japoneses e quatro produções norte-americanas (incluindo o vindouro Godzilla vs. Kong). De acordo com o Guinness Book, é a franquia de filmes com maior tempo de atividade, já que existe desde 1954 (totalizando 66 anos até hoje).
Existem inclusive filmes não-oficiais do personagem - como, por exemplo, Pulgasari, um longa coreano que tem uma história bem peculiar: o ditador Kim Jong-Il era muito fã do personagem. Por isso, ele sequestrou um cineasta e sua esposa para que eles pudessem produzir um filme especialmente para ele. O resultado foi Pulgasari, lançado em 1985.
Na Calçada da Fama
Em 29 de novembro de 2004, o Godzilla ganhou uma belíssima homenagem em Hollywood, com a inauguração de sua própria estrela na Calçada da Fama. O evento trouxe fãs do mundo todo para prestigiarem o reconhecimento internacional do Rei dos Monstros.
A estrela foi colocada para celebrar o aniversário de 50 anos do Godzilla, já que seu primeiro filme havia sido lançado em 1954. O evento também coincidiu com o lançamento de outro filme do personagem, chamado Godzilla: Batalha Final - justamente o filme onde o Godzilla enfrenta o "Zilla".