God of War: 10 coisas que você precisa saber sobre a franquia

Capa da Publicação

God of War: 10 coisas que você precisa saber sobre a franquia

Por Raphael Martins

God of War é uma das franquias mais bem sucedidas, senão a mais bem sucedida, já lançadas pela Sony para as várias versões do PlayStation. Já são 15 anos de batalhas ferrenhas, deuses mortos e muito sangue derramado, mas mesmo após tanto tempo, as aventuras de Kratos ainda não demonstram nenhum sinal de cansaço. Pelo contrário: estamos ansiosos por mais.

Nessa lista, você descobre dez fatos sobre a franquia que precisa saber para se dizer um fã de verdade!

Imagem de capa do item

Gênese

Criado pelo designer de vídeo games David Jaffe, responsável pelo sucesso da franquia Twisted Metal no primeiro PlayStation, God of War foi lançado em 2005, ainda para o PlayStation 2.

O game foi desenvolvido pelo Santa Monica Studio, um dos estúdios da Sony Interactive Entertainment, que ainda hoje faz os jogos da franquia. Combinando mitologia grega, resolução de enigmas e o bom e velho "desça a porrada em todo mundo", o game se tornou um dos mais vendidos do console rapidamente, se consagrando como um clássico instantâneo e deixando sua marca na indústria para sempre.

Imagem de capa do item

Inspirações

Quando o projeto ainda estava no início, David Jaffe queria que o jogo fosse feito nos mesmos moldes de Onimusha, sucesso da Capcom ambientado no Japão medieval, mas usando a mitologia grega como pano de fundo. Conforme as coisas foram avançando, essa ideia foi deixada de lado, mas um outro jogo da Capcom, o Devil May Cry, serviu como a principal inspiração para compor o gameplay da aventura.

Já para criar tanto a identidade visual do game quanto o tom do da história, a equipe criativa buscou se inspirar no cinema, com filmes como Jasão e o Velo de Ouro e a versão original de Fúria de Titãs.

Imagem de capa do item

O Fantasma de Esparta

O protagonista da história é Kratos, general espartano que jurou lealdade ao deus da guerra Ares em troca de glória no campo de batalha. Mas a entidade o traiu e o fez matar sua própria família em um acesso de fúria, cujas cinzas se fundiram ao seu corpo o deixando pálido como uma assombração.

Originalmente, o visual de Kratos seria bem diferente: ao invés de vermelhas, suas tatuagens seriam azuis, além de terem vida própria. Ele também ostentaria uma longa cabeleira e usaria uma armadura pesada ao invés do saiote com o qual ficou conhecido.

Imagem de capa do item

Sucesso comercial

O primeiro game foi um sucesso absoluto, sendo ovacionado pela crítica especializada e vendendo mais de quatro milhões de cópias no mundo todo. Os games seguintes, lançados para os consoles da Sony, venderiam ainda mais, tornando a franquia uma das joias da coroa da companhia e da linha PlayStation.

Ao todo, os títulos da série venderam Quarenta milhões de cópias ao redor do planeta, o que somando com os lucros vindos de quadrinhos, livros e produtos licenciados, tornam God of War uma série valiosíssima.

Imagem de capa do item

Derivados

Até o momento, a série principal conta com quatro títulos, lançados para todos os consoles da Sony a partir do PlayStation 2. Mas fora da saga numerada, a história continua.

O portátil PSP recebeu God of War: Chains of Olympus e God of War: Ghost of Sparta, lançados respectivamente em 2008 e 2010. Há também God of War: Ascension, que saiu para o PlayStation 3 em 2013.

O que pouca gente sabe ou lembra é que existe mais um título derivado, que inclusive é canônico dentro da linha do tempo da saga: God of War: Betrayal, um jogo feito em Java exclusivamente para celulares em 2007.

Imagem de capa do item

Coletâneas e relançamentos

Com todo esse sucesso, é claro que a Sony não deixaria os títulos anteriores presos aos consoles antigos. Várias coletâneas foram lançadas para máquinas posteriores, oferecendo melhoramentos discretos aos jogos.

Só de coletânea, já saíram três: God of War Collection, com os dois primeiros jogos; God of War: Origins Collection, com os títulos lançados para o PSP; e God of War Saga, que vinha com os três jogos numerados mais os dois derivados de PSP.

Em 2015, God of War III Remastered saiu para o PlayStation 4, apresentando melhoramentos para o game original que incluíam resolução em 1080p e 60 frames por segundo, além dos DLCs.

Imagem de capa do item

Recomeço

Em 2018, a saga de Kratos teve seu retorno triunfal em um game totalmente novo. Chamado simplesmente de God of War, o jogo trocou a mitologia grega pela nórdica e ainda deu ao protagonista um filho, o esperto Atreus.

O próprio Kratos também era radicalmente diferente do personagem raivoso e inconsequente de outrora. Agora barbado e bem mais velho, ele ganhou novas camadas de personalidade, demonstrando preocupação com seu filho e um temor de que ele possa seguir seu antigo estilo de vida.

Imagem de capa do item

Participações especiais

Kratos se tornou grande demais para sua própria franquia, e depois que matou todos os seus inimigos em seus jogos, foi atrás de mais batalhas em outros títulos. E encontrou!

O personagem apareceu em games como Shovel Knight, Mortal Kombat, Soulcalibur: Broken Destiny, ModNation Racers e PlayStation All-Stars Battle Royale, além de ter feito participações muito especiais em Os Simpsons e Frango Robô.

Imagem de capa do item

O verdadeiro Kratos

Embora muitos acreditem que Kratos foi criado exclusivamente para God of War, isso não é exatamente verdade. O personagem foi inspirado em Cratus, deus grego da força, do vigor e do poder.

Ao contrário do anti-herói dos games, Cratus não é um semideus, e sim um deus verdadeiro nascido dos Titãs, mesmo não tendo a mesma fama de Zeus, Poseidon e outras divindades do panteão olímpico.

Imagem de capa do item

O futuro

E o que o futuro reserva ao deus da guerra? Bem, há muito tempo se fala de uma adaptação cinematográfica do primeiro jogo, que seria estrelada por Djimon Hounsou (Gladiador), mas esses planos nunca saíram do papel.

Já nos games, a história é outra: uma sequência do título de 2018, que por enquanto está sendo chamada de God of War: Ragnarok, chegará ao PlayStation 5 em um futuro não muito distante.