Gladiador 2: O que é histórico e o que é ficção na saga do diretor Ridley Scott?
Gladiador 2: O que é histórico e o que é ficção na saga do diretor Ridley Scott?
Ficção e realidade se misturam na saga de Maximus e Lucius
Gladiador – e, agora, Gladiador 2 – é um conto que transcende fatos históricos; é uma jornada sobre traição, vingança e glória que se utiliza do cenário romano para amplificar a magnitude de seus personagens, batalhas e diálogos. Assim, não tome o longa como uma aula de história.
Mas, mesmo não sendo uma “aula”, a saga de Ridley Scott possui uma base sólida no Império Romano factual, representando muito dos costumes e cultura da época de forma impecável. E, quando a ficção vence, é sempre por um bom motivo. Assim, em celebração à estreia de Gladiador 2, investigamos o que é real e o que é fantasia nesta franquia épica. Vamos lá?
Os portões do Coliseu serão reabertos! Gladiador 2 chega aos cinemas brasileiros em 14 de novembro. Saiba como garantir seu ingresso neste link.
Status social dos gladiadores
Gladiador é um filme sobre vingança e glória, acompanhando a jornada de Maximus, após a violenta traição de Cómodo, conquistando fama e influência em suas batalhas e através de suas decisões na arena. Na vida real, no entanto, a vida dos gladiadores não era bem assim: os famosos guerreiros do Coliseu eram visto quase como escória por grande parte da população, servindo apenas como entretenimento sangrento.
Porém, ainda que enalteça a jornada de Maximus, o filme se esforça para deixar claro como a trajetória do protagonista é uma exceção à regra, mostrando em segundo plano a vida desolada da maioria dos guerreiros.
O símbolo da liberdade dos gladiadores
Enquanto o status dos guerreiros foi embelezado para o protagonista, o símbolo de liberdade dos ex-gladiadores no filme é histórico.
Aprendemos com a história de Proximus que, quando um gladiador sobreviveu tempo o suficiente para se “aposentar” ou conquistou sua soltura de outra forma, ele recebe uma espada de madeira como seu símbolo de liberdade.
A existência de Maximus
Gladiador se utiliza de vários nomes históricos para tecer sua história, sejam governantes ou guerreiros. Porém, o protagonista, Maximus, não é uma figura do mundo real.
O herói do filme foi moldado através de histórias romanas, mas é um personagem fictício, um avatar da lenda moderna e romântica do gladiador.
A lenda de Maximus
Não se engane: Maximus Decimus Meridius pode até ser fictício, mas ele foi criado com base em fatos históricos. Por exemplo, a ideia de que o Senado romano poderia indicar um governante interino, vindo das forças militares, durante períodos de extrema necessidade é factual.
Inclusive, há a história de que, em certo ponto, o Senado apontou o general Lucius Quinctius Cincinnatus como líder interino para lidar com uma ameaça poderosa. Cincinnatus teria lidado com o problema rapidamente – 15 dias, diz a lenda – e, ao fim, renunciou ao posto e voltou para sua vida normal. Isso é, claramente, uma inspiração para a recusa de Maximus a assumir o trono no longa, parte das várias peças que compõem o personagem.
Imperador Marco Aurélio e Cómodo
Do outro lado, tanto o Imperador Marco Aurélio, quanto seu filho, Cómodo, são figuras históricas famosas. Marco Aurélio é considerado o último do quinteto de grandes imperadores romanos, registrado como um ótimo governante, reinando entre os anos 161 e 180 dC. Já Cómodo, o vilão do longa, possui uma história ainda mais desvairada no mundo real, uma mancha no império, assumindo o poder após a morte de seu pai.
Aliás, a morte dessas duas figuras foi dramatizada no filme por mais entretenimento, porque a versão real dessas histórias não é tão interessante. Enquanto o filme cria sua narrativa de traição e vingança entre Maximus, Marco Aurélio e Cómodo, a história conta que Marco Aurélio morreu de causas naturais, não assassinado, e Cómodo foi morto por seu parceiro de treino, que foi pago pelo assassinato do Imperador.
O icônico gesto do Imperador
Essa é um tanto complexa; uma das marcas mais icônicas de Gladiador não é totalmente fiel à história. Estamos falando dos momentos onde, durante as batalhas, o longa coloca a decisão das batalhas nas mãos do Imperador, Cómodo, que levanta ou abaixa o polegar para indicar o final da luta: clemência ou morte.
Ainda que a decisão do editor muneris (o “árbitro” da luta, que também pode ser um Senador ou outro tipo político) e o símbolo sejam históricos, a ideia do polegar baixado simbolizar morte é uma dramatização de Gladiador. Na verdade, é uma inspiração na pintura “Pollice Verso”, de Jean-Léon Gérôme, que mostra o público pedindo a morte de um gladiador caído usando o polegar baixado.
Historicamente, o editor e o público usavam, sim, gestos para indicar sua vontade durante uma batalha de gladiadores. No entanto, não é apenas polegar para cima ou para baixo, mas símbolos com o indicador e dedo médio, gestos com a cabeça e o uso de lenços. E ainda que existam debates sobre o assunto, é considerado que o polegar para cima significava, na verdade, morte ao perdedor.
No fim, o que Gladiador fez foi simplificar a situação para um melhor entendimento, mas ainda mantendo a raiz histórica.
Lucius Verus II e o novo filme
Por fim, Gladiador 2 chega com mais uma infinidade de referências históricas e dramatizações sensacionais do mundo romano. Tudo começa pelo novo protagonista, Lucius Verus que, dessa vez, é uma figura histórica real, mas há um porém: é registrado que Lucius Verus II morreu quando criança, muito antes da época em que o filme se passa.
Lucius é um personagem do primeiro Gladiador, filho de Lucilla e sobrinho de Cómodo. No entanto, ele já é pseudo fictício no filme original, quando o Lucius da vida real, assim como muitos dos filhos de Lucilla, morreu jovem. Caso estivesse vivo, ele entraria na linha de sucessão ao trono, o que bate com a história desenvolvida nos dois longas.
Assim, o Lucius de Paul Mescal funciona de uma forma muito similar com o Maximus de Russel Crowe; ele é feito de várias peças, reais e fictícias, para representar o espírito gladiador como um todo.
Gladiador 2
Os portões do Coliseu serão reabertos! Gladiador 2 chega aos cinemas brasileiros em 14 de novembro. Saiba como garantir seu ingresso neste link.