Tudo que você precisa saber sobre a franquia Ghosts ‘n’ Goblins

Capa da Publicação

Tudo que você precisa saber sobre a franquia Ghosts ‘n’ Goblins

Por Chris Rantin

Recentemente o Nintendo Switch recebeu Ghosts ‘n’ Goblins: Resurrection, uma nova iteração para a franquia clássica da Capcom dos arcades. Com um visual 2D e um estilo clássico, o jogo esconde uma dificuldade absurda mas extremamente recompensadora. 

Você já conhece a franquia? Hoje vamos falar um pouco sobre essa linha de games que existe há 35 anos. Sim! Trinta e cinco anos! Confira agora Tudo que você precisa saber sobre a franquia Ghosts ‘n’ Goblins.

Imagem de capa do item

Quando Ghosts ‘n’ Goblins foi lançado?

Criada por Tokuro Fujiwara -- nome que já esteve envolvido com outros clássicos como a franquia Mega Man -- e sendo desenvolvido e lançado pela Capcom o primeiro Ghosts ‘n Goblins foi lançado em 19 de setembro de 1985.

Chegando para os arcades como um game de plataforma no estilo “run and gun”, ou seja, cujo objetivo é sair atirando e fugir dos inimigos. Fazendo muito sucesso e conquistando ótimas avaliações da crítica, Ghost ‘n Goblins ainda é considerado um dos jogos mais difíceis de todos os tempos. E essa dificuldade se tornou marca registrada da franquia que surgiu nos anos seguintes.

Imagem de capa do item

Quantos jogos Ghosts ‘n’ Goblins tem?

Após seu sucesso nos arcades, Ghosts ‘n’ Goblins foi levado para inúmeros consoles, ganhando versões compatíveis com plataformas como Atari, NES, Game Boy Color e, mais recentemente, até mesmo mobile para Android e iOS.

Desde 1985, a franquia teve 8 jogos -- desconsiderando as versões especiais que cada título recebeu para determinados consoles e aparelhos.

Além de Ghosts ‘n Goblins, tivemos a sequência Ghouls ‘n Ghosts (1988), Super Ghouls ‘n Ghosts (1991), Makaimura for WonderSwan (1999), Ultimate Ghosts ‘n Goblins (2002), Ghosts ‘n Goblins: Gold Knights (2009), Ghosts ‘n Goblins: Gold Knights II (2010) e, neste ano, Ghosts ‘n Goblins: Resurrection.

Imagem de capa do item

Qual é a história de Ghosts ‘n’ Goblins?

A lore da franquia é bastante simples, até por esse não ser o foco dos jogos. No primeiro game, a história gira em torno de um valente cavaleiro chamado Arthur, que enfrenta zumbis, demônios e dragões para resgatar a princesa sequestrada por Astaroh, o rei do Mundo Demônio.

Anos depois, na sequência Ghouls 'n Ghosts, os monstros retornam em busca de vingança, iniciando um massacre no reino da jovem princesa, que teve a alma roubada pelos vilões. Munido de sua coragem e de sua famosa armadura, Arthur inicia uma nova aventura, dessa vez indo até o castelo de Lúcifer para trazer sua amada de volta.

Em praticamente todos os jogos da franquia esse modelo se repete, com a princesa sendo raptada e Arthur enfrentando legiões infernais para salvá-la.

Imagem de capa do item

Gargoyle’s Quest, o spin-off do jogo

Mas a franquia não parou por ai. Depois do sucesso que o primeiro jogo fez, spin-offs começaram a surgir e, em pouco tempo, uma nova franquia de games derivados estava formada. Contanto com elementos de RPG, em Gargoyle’s Quest jogamos com Firebrand, personagem que, na saga original, é um dos antagonistas de Arthur.

Na história do jogo, a jovem gárgula está destinada a assumir o papel de Red Blaze, uma força poderosa que enfrentou os Destruidores anos antes. Assim, Firebrand precisa usar suas habilidades para tentar salvar seu reino do temível Rei Breager.

Essa franquia teve três títulos: Gargoyle’s Quest (1990), Gargoyle’s Quest II (1992) e Demon’s Crest (1994).

Imagem de capa do item

Maximo

Ainda no universo de Ghosts ‘n Goblin, outra franquia derivada surgiu na forma de Maximo. Agora trazendo uma jogabilidade atualizada e saindo direto para o PlayStation 2, os games apresentavam gráficos em 3D e a possibilidade de explorar o mapa como o jogador preferisse.

Na história do jogo, Maximo é um jovem rei que, após retornar de uma longa guerra, encontra seu reino devastado e sua amada Rainha Sophia presa em um casamento com Achille, o conselheiro que traiu seu povo.

Furioso, Maximo parte para um ataque, sendo morto instantaneamente pela magia sombria de Achille. Ao chegar no submundo, no entanto, ele é recebido pelo Ceifador, que lhe dá uma nova chance de voltar à vida, caso ele acabe com os planos do vilão.

Nessa franquia tivemos os jogos Ghosts to Glory (2001) e Maximo vs Army of Zin (2003).

Imagem de capa do item

Ghosts ‘n’ Goblins nos mangás

Ghosts ‘n Goblins também foi adaptado para os mangás. Em 1986, o jogo recebeu um mangá escrito por Sawada Yukio para a Wan Pakku Comics. A história teve cinco partes, sendo parte da série antológica Hisshō Tekunikku Kan Peki-ban.

O game também foi adaptado para o mangá Famicon Ryu, de 1985 até 1987, e Nekketsu! Famicom Shounendan, de 1986-1987.

No mesmo período, diversos mangás e histórias mencionavam ou referenciavam a franquia, como foi o caso de Rock’n Game Boy que trouxe tanto Super Ghouls ‘n Ghosts quanto Gargoyle’s Quest.

Imagem de capa do item

Archie Comics

Achou que parou por ai? Longe disso! A franquia de games também apareceu no grande crossover da Archie Comics -- Sim, o universo dos personagens de O Mundo Sombrio de Sabrina e Riverdale.

Em Worlds Unite, publicado em 2015, diversos personagens da Sega e da Capcom se encontraram, incluindo o Sonic, Ryu de Street Fighter e o Mega Man.

Imagem de capa do item

Dificuldade máxima!

Como disse anteriormente, a marca registrada de Ghosts ‘n Goblins é sua dificuldade extrema. Conhecido por trazer uma jogabilidade que, muitas vezes, pode ser descrita como frustrante, a franquia recebeu muitos elogios da crítica especializada por seu desenvolvimento e pelo nível do desafio proposto.

Nos jogos, a dificuldade é causada pela quantidade de inimigos que surgem em tela, pelas armadilhas escondidas pelo mapa e pelos chefões cheios de poderes que você precisa combater.

Para piorar, sua armadura aguenta apenas dois golpes, deixando Arthur completamente vulnerável - usando apenas uma cueca samba-canção, que já se tornou símbolo da franquia - a partir disso. É ai que qualquer deslize é capaz de te fazer retornar para o último check-point.

Ainda que eventualmente seja possível encontrar uma nova armadura nos baús pelo mapa, é mais provável que o jogador morra para a legião de inimigos ou para as armadilhas do cenário.

Imagem de capa do item

Armas e magia

Mas para deixar a jornada de Arthur um pouco mais fácil, é possível equipar inúmeras magias especiais, que são desbloqueadas de acordo com o progresso no jogo.

Assim, Arthur consegue criar novas estratégias e ter uma chance de superar os desafios com mais tranquilidade. Os principais efeitos das magias envolvem destruir vários inimigos de uma vez, aumentar sua defesa, acelerar o ataque e até mesmo transfigurar os pequenos vilões em ameaças menos perigosas (mas que ainda causam dano).

Outra peculiaridade na franquia são as armas escondidas em baús ou sendo dropadas pelos inimigos. O arsenal de Arthur é variado e muda bastante a sua jogabilidade e a forma de enfrentar seus inimigos.

Sua lança e adagas costumam ser maneiras rápidas (e diretas) de combater o mal, enquanto os frascos de água-benta e a bola com espinhos exigem um pouco mais de planejamento para fazer efeito. Além disso, é possível utilizar um martelo que envia ondas de choque contra os monstros, uma besta que dispara dois tiros simultâneos e até mesmo escudos.

Em alguns jogos da franquia, também é possível encontrar foices, chicotes, machados e outras quinquilharias que causam efeitos especiais no combate contra as forças do mal.

Imagem de capa do item

O grande retorno de Ghosts ‘n’ Goblins

Agora, a franquia ganhou uma nova viga em Ghosts ‘n’ Goblins: Ressurection, game do Nintendo Switch que mescla os dois primeiros títulos -- Ghosts ‘n’ Goblins e Ghouls ‘n Ghosts -- criando um jogo bem único que, ao mesmo tempo, é bastante nostálgico.

Trazendo o visual 2D e a dificuldade clássica, o game apresenta a opção co-op local para os jogadores poderem enfrentar as legiões de monstros com os amigos.

Também é possível enfrentar essa aventura escolhendo diversos tipos de dificuldade, assim todo mundo consegue curtir essa aventura, até aqueles que não querem passar tanta raiva com os desafios do jogo.

Ghosts ‘n’ Goblins: Resurrection já está disponível no Nintendo Switch.