Ghost of Tsushima: 10 dicas para iniciantes no jogo
Ghost of Tsushima: 10 dicas para iniciantes no jogo
Como ser um bom samurai.
Ghost of Tsushima, novo game da Sucker Punch, foi lançado dia 17 exclusivamente para o Playstation 4. Incorporando diversas opções e abarcando alguns segredos em seu mapa e progressão, nem todas as melhores táticas e segredos são entregues ao jogador de bandeja.
Nesta lista, separamos algumas dicas aos viajantes samurais de primeira viagem, para que você aproveite ao máximo sua estadia na Tsushima do século XIII. Bora lá?
Confira 10 dicas para iniciantes em Ghost of Tsushima.
As melhores habilidades para focar sua evolução
A árvore de upgrades de Ghost of Tsushima é dividida em três partes. No começo do game, no entanto, você precisa apenas se preocupar com duas delas: Samurai e Fantasma.
Na ramificação de habilidades Samurai, é legal você adquirir Aparo Perfeito e Evasão o quanto antes. O aparo, deflexão ou parry é uma tática que requer um pouco de aprendizado para o jogador acertar o timing, desviando um ataque inimigo e permitindo uma abertura generosa para dano. Com a habilidade de Aparo Perfeito, seu parry se torna ainda mais devastador.
Já Evasão, bem, digamos que o começo de Ghost of Tsushima é muito mais difícil do que seu final, visto que Jin ainda está desprovido de upgrades e táticas letais que facilitam o combate posteriormente. Por isso, é bom liberar a Evasão logo, te dando mais liberdade para manobrar Jin e desviar de ataques quando muitos inimigos pintarem na tela.
Outras melhorias interessantes aqui incluem a habilidade de Deflexão curativa, que permite a Jin recuperar vida após executar um parry perfeito, tornando o golpe ainda mais útil aos jogadores iniciantes.
Na árvore Fantasma, existem as Armas Fantasmas, objetos que Jin pode disparar em seus amigos. Aqui, o foco é em conseguir a Kunai o quanto antes. A ferramenta é perfeita para desestabilizar inimigos e dar um tempo para o jogador respirar, afetando todo tipo de inimigo do game, dos arqueiros aos brutamontes. Ah, você nem precisa mirar neles: a Kunai persegue o que estiver mais próximo.
Mate líderes antes de avançar na campanha para liberar todas as posturas
Conforme você mata líderes de acampamentos mongóis, mais você avança na direção de liberar todas as posturas disponíveis para Jin Sakai em Ghost of Tsushima.
Cada postura facilita o combate contra um tipo específico de inimigo, ou seja, quando você tiver todas, será muito mais fácil lidar com as ondas de mongóis que tentam acabar com Jin.
Por isso, é bom deixar algumas das missões principais em espera e libertar acampamentos, procurando eliminar o máximo de líderes para adquirir vantagens contra os inimigos mais cedo em sua jornada
Converse com NPCs para descobrir missões e segredos
Diversas atividades do mapa, como missões secundárias e até informações sobre certos segredos, estão contidas em diálogos de NPCs que você encontra em regiões já liberadas da ameaça mongol.
Se aparecer um balãozinho em cima da cabeça do personagem, ceda um pouco de seu tempo para ouvi-lo. Às vezes eles falam coisas que você já sabe ou alguma amenidade qualquer, mas outras vezes, informações valiosas e missões secundárias podem acabar surgindo destas interações.
Siga raposas e pássaros
Aqui, temos um ponto já mostrado pelo marketing de Ghost of Tsushima, mas é sempre bom ressaltar para quem não viu: se você se deparar com um pássaro amarelo ou uma raposa pelo mapa, siga-os!
Os pássaros amarelos guiam Jin até locais secretos como saunas, onde o protagonista aumena sua barra de vida, pilares de honra, com novas bainhas e acabamento para a katana, desafios de bambu, missões secundárias e mais - todas atividades que contribuem para o aumento de diversos status do protagonista, com exceção dos pilares que oferecem recompensas cosméticas.
Já raposas te guiam até templos, nos quais você ora e recebe pontos que desbloquearão mais espaços de amuletos para Jin. Ghost of Tsushima irá te recompensar constantemente através de amuletos com atributos específicos que melhoram seu dano, mira, defesa ou aumentam seu tempo de concentração com o arco e muito mais. Quanto mais amuletos você puder alocar, mais forte Jin se torna. Por isso, é bom tratar bem as raposas e sempre segui-las!
Salve pessoas para descobrir acampamentos inimigos
Se você estiver dando suas passeadas por Tsushima e encontrar um grupo de mongóis com algum refém, não pense duas vezes: ajude a pobre alma em perigo e dilacere seus vis captores sem dó.
NPCs que você resgata também possuem informações importantes acerca do mapa, como a localização de acampamentos inimigos para você saquear e destruir impiedosamente através de sua fúria samurai.
Colha flores e explore seus arredores para recursos
Essa aqui é meio óbvia mas, você vai querer se distanciar dos contos principais não apenas para realizar os secundários ou se encantar com as belíssimas vistas que Ghost of Tsushima tem para oferecer aos seus sentidos. Coletando recursos, você poderá adquirir diversos aprimoramentos para seus arcos, katana, armaduras e mais, muito mais. Então explore bem os seus arredores - e isso vale não apenas para o mundo aberto do game. Invadir bases mongóis também te dará a oportunidade de coletar diversos recursos na surdina.
Priorize os Contos Míticos
Há diversas razões para você priorizar os Contos Míticos de Ghost of Tsushima. Vamos à uma mini-lista:
1) São os contos mais distintos do jogo, oferecendo tramas que te aprofundam na mitologia ancestral da ilha de Tsushima enquanto sua narrativa se situa no limiar entre a realidade e o fantástico.
2) Todos eles abrem com uma animação estilosa demais, narrada por um cantor que entoa os acontecimentos, dando um clima misterioso que te prepara para algo épico.
3) As recompensas são algumas das melhores do jogo. De armaduras até golpes especiais - inclusive, alguns golpes que você aprende através dessas missões são tão devastadores que facilitam muito o modo duelo do game. Quanto mais desses contos você completar, mais tranquila fica sua jornada, mais poderoso seu personagem se torna e mais temível o Fantasma fica aos olhos de seus inimigos.
É sério, faça os Contos Míticos.
Altere sua armadura de acordo com o objetivo da missão
Você pode até usar uma armadura por ter achado ela legal em Ghost of Tsushima, mas saiba que cada uma traz atributos específicos que melhoram as habilidades de Jin em algum aspecto enquanto defasam em outra.
Uma missão com arco, por exemplo, pode pedir por uma armadura de arqueiro que melhora a mira de Jin. Algumas te dão mais agilidade e menos vida, mais força e menos agilidade... enfim. Não reclame por não estar conseguindo passar de uma missão furtiva utilizando uma armadura vermelha-sangue cujo foco é combate corporal. Selecione bem sua armadura de acordo com os objetivos da missão.
Dobrador de Ar
O vento é seu guia e melhor amigo em Ghost of Tsushima. Mas não se prenda apenas a segui-lo clicando em pontos já abertos do mapa! O vendaval parceiro pode te ajudar descobrir todos os pontos secretos do mapa se você assim quiser.
Ao custo de 1 ponto de habilidade cada, você pode desbloquear guias específicos para o vento e descobrir coisas como Tocas de Raposa, Desafios de Bambu ou até itens cosméticos sem precisar abrir tais pontos no mapa. Você adquire a habilidade, vai para a aba do mapa no inventário, aperta pra direita com o direcional e o game te mostrará todas as possibilidades de manipulação do vento que você já possui.
Além dos lugares que melhoram seu personagem, o vento também pode te levar para itens colecionáveis - bandeiras, registros, artefatos - e até para as *flores, que desbloqueiam novas cores para a sua armadura no comerciante. Vale à pena não só gastar uns pontinhos de habilidade no vento no início do game, como deixar ele te guiar para os melhores points de Tsushima para deixar o seu Jin poderoso e estiloso.
Aprenda a aparar
O temido aparo, ou parry, é uma mecânica que os veteranos da franquia Soulsborne / Sekiro conhecem bem. Acertar uma belezura dessas te dá uma abertura generosa para desferir dano em seus inimigos e aqui em Tsushima, além de um parry bem dado ser extremamente delicioso de se desferir. ele não é necessariamente fácil. Há um timing que você precisa dominar, mas se você tem trauma de parry por ter sido humilhado em Sekiro, relaxe. A janela de tempo para você acertá-lo é bem mais generosa em Ghost of Tsushima.
Fica o aviso: golpes que piscam com a luz vermelha não podem ser aparados. Tenha o bom senso de desviar deles se não quiser perder todos os duelos do game.
No mais, estas foram algumas dicas para os samurais de primeira viagem à Tsushima. A Legião dos Heróis espera que você curta sua estadia, aproveite as belezas exóticas do local e elimine o máximo de mongóis possíveis com um grande sorriso no rosto. Tenha um bom jogo e até a próxima!