Gavião Negro: 10 coisas que você precisa saber sobre o herói da DC
Gavião Negro: 10 coisas que você precisa saber sobre o herói da DC
O Gladiador Alado logo estará nos cinemas!
Conhecido por sua origem confusa e pelas várias encarnações ao longo dos anos, o Gavião Negro é um fascinante herói da DC Comics que logo chegará aos cinemas, desempenhando um grande papel em um filme do Universo Estendido da DC.
Com uma história ligada aos alienígenas e à mitologia egípcia, ele é um membro valoroso da Sociedade da Justiça, além de fazer participações na Liga da Justiça. E aqui, nós separamos 10 coisas que você precisa saber sobre o Gavião Negro!
Créditos: Divulgação
Primeira aparição e criadores do Gavião Negro
Nas HQs, o Gavião Negro apareceu pela primeira vez em Flash Comics #1, publicada em janeiro de 1940. Aqui, o herói aparece apenas em um papel coadjuvante na história que também marca a estreia de Jay Garrick.
O personagem foi criado por Gardner Fox e Dennis Neville, e sua primeira versão nos quadrinhos se chama Carter Hall. Em 1964, ele teve sua primeira revista solo, que retratava as histórias de outra versão do herói, Katar Hol.
Príncipe Khufu
A história original do Gavião Negro começa no Egito Antigo, com Khufu, um príncipe que era auxiliado por Nabu (uma entidade ligada ao Senhor Destino) e Teth-Adam (o Adão Negro). Certa vez, Khufu encontrou os destroços de uma nave alienígena cheia de Metal Nth, uma liga poderosa que ele usa para virar o Gavião Negro.
Eventualmente, Khufu entra em uma briga com o sacerdote conhecido como Hath-Set, que acaba capturando o príncipe e sua amada Chay-Ara, matando ambos com uma adaga amaldiçoada.
Carter Hall
Na Era de Ouro das HQs, somos apresentados a Carter Hall, um arqueólogo que é revelado como sendo a reencarnação do Príncipe Khufu. Ele recupera as memórias de sua vida anterior, descobrindo que tanto Chay-Ara quanto Hath-Seth também haviam reencarnado.
Descobrindo mais Metal Nth, ele é capaz de criar um cinto anti-gravidade e um par de asas artificiais, e parte em busca da reencarnação de sua amada, que se chama Shiera Sanders.
Katar Hol
Posteriormente, conhecemos Katar Hol - um policial renomado do planeta Thanagar. Junto de sua esposa Shayera, ele vem para a Terra - e os dois são munidos com cintos anti-gravidade e asas tecnológicas para lutar contra criminosos e aprender as técnicas da polícia humana.
A história de Carter e Katar é muito confusa e a DC Comics nunca fez nada para tentar "aliviar" essa trama. Durante o evento Zero Hora, os dois foram fundidos, tornando-se um só ser - o que complicou ainda mais essa ligação entre Thanagar, o príncipe Khufu e as origens de cada um deles.
Sociedade e Liga
Durante a Era de Ouro das HQs, o Gavião Negro (Carter) já havia se tornado parte da Sociedade da Justiça. Ali, ele era um herói impulsivo e proativo, sempre lutado em prol dos inocentes. Até hoje, muitos fãs admiram muito essa presença do Gavião na equipe.
Por outro lado, o outro Gavião Negro (Katar) chegou a se tornar parte da Liga da Justiça da América, atuando como um membro coadjuvante (especialmente na época em que o grupo era composto por centenas de heróis, com equipes rotativas nas principais histórias).
Novos 52 e Renascimento
Quando chegaram os Novos 52, a DC Comics decidiu que iria recontar a história de Katar Hol, transformando-o no único Gavião Negro das HQs. Mas isso não demorou muito, já que Carter Hall foi reapresentado durante o evento Noites de Trevas: Metal.
Ali, é revelado que Carter estava perdido desde que descobriu o Multiverso Sombrio. Ele havia sido transformado pelo demônio Barbatos em uma gigantesca criatura que cuidava da Forja dos Mundos. Após ser libertado e restaurado à sua forma original, Carter agora tem seu próprio título mensal nos quadrinhos.
Poderes e habilidades do Gavião Negro
Ao longo das histórias, versões diferentes do herói tiveram um conjunto de habilidades diferentes. Como Carter Hall, o Gavião era capaz de entender a linguagem dos pássaros e possuía uma visão telescópica. Ele possui um par de asas e um cinto anti-gravidade que o permitem voar.
Katar Hol possui asas mecânicas e um traje de combate Thanagariano que o garante maior proteção, além de utilizar um arsenal de armamentos alienígenas. Apesar disso, todas as versões do herói são conhecidos por usar armas arcaicas, como maças, lanças e até escudos.
Gavião Negro nos games
O Gavião Negro é uma presença recorrente em vários jogos da DC Comics, embora seja um personagem jogável em poucos deles. Ainda assim, ele é mencionado na saga Injustice e tem um papel recorrente em DC Universe Online.
Por outro lado, ele aparece como personagem jogável em Batman: The Brave and the Bold (de 2010), além de diversos jogos da franquia LEGO, como LEGO Batman 2: DC Super-Heroes (2012), LEGO Batman 3: Beyond Gotham (2014) e LEGO DC Super-Villains (2018).
Gavião Negro na TV
No campo das séries, vimos aparições do Gavião Negro tanto em animações quanto em séries live-action. Ele já participou de Superamigos e de Liga da Justiça - bem como sua sequência, Liga da Justiça: Sem Limites. Na maioria de suas aparições, ele é visto como Katar Hol.
Já Carter Hall fez aparições em várias séries live-action. O herói esteve presente em Smallville: As Aventuras do Superboy, onde foi vivido por Michael Shanks. Hall aparece também no Arrowverse, na primeira temporada de Legends of Tomorrow, vivido por Falk Hentschel.
Gavião Negro no cinema
Várias versões do Gavião Negro já apareceram em filmes animados da DC Comics - geralmente em papéis menores e de pouco destaque, alguns até mesmo sem falas. O herói, no entanto, em breve será adaptado em live-action nos cinemas.
Isso porque o ator Aldis Hodge (O Homem Invisível) foi contratado para participar de Adão Negro, onde vai interpretar Carter Hall. No filme, conheceremos mais da Sociedade da Justiça da América - e Carter fará parte da equipe, junto com o Senhor Destino e outros.