Gavião Arqueiro: Easter-eggs e referências no quarto episódio da série

Capa da Publicação

Gavião Arqueiro: Easter-eggs e referências no quarto episódio da série

Por Gus Fiaux

A série do Gavião Arqueiro continua seu rumo em mais um episódio – e dessa vez, já estamos entrando na reta final da trama, com apenas dois capítulos restantes. Falando desse quarto, tivemos algumas menções curiosas, a participação de uma figura saída das HQs mais antigas do Gavião e até mesmo um retorno curioso do MCU.

Aqui, listamos todos os easter-eggs e referências em Gavião Arqueiro, para que você possa descobrir todos! Se prepare, pois o episódio já demonstrou que Clint Barton terá mais inimigos para enfrentar – e eles não são tão lenientes e desorganizados quanto a Máfia dos Agasalhos…

Imagem de capa do item

Mais uma referência ao Rei do Crime?

Bem no começo do episódio, temos uma revelação que já estava bem na cara - e que Clint Barton consegue através de sua esposa. Descobrimos que o Jack Duquesne é o chefe da Sloan, a empresa que serve como fachada da Máfia dos Agasalhos. Porém, há algo maior em jogo e Clint diz que ele "está lavando dinheiro para o cara grande".

Big guy, conforme é dito por ele, é um dos apelidos do Rei do Crime, conforme foi dado por vários heróis que o enfrentaram nas HQs. Essa pode ser mais uma referência apontando para a participação do personagem, algo que muitos fãs já estão especulando há semanas e que pode ser concretizado nos próximos episódios...

Imagem de capa do item

Flecha-Bumerangue!

Um dos diálogos mais curiosos das HQs de David Aja e Matt Fraction se dá na terceira edição de Hawkeye, quando Clint Barton fala sobre as suas flechas especiais, inclusive uma "flecha-bumerangue". No quadrinho, Kate Bishop se questiona qual a necessidade de uma flecha que volta para ele - algo que retorna na história, quando Clint a salva justamente com essa flecha.

Aqui na série, os papéis foram invertidos e é Kate quem fala sobre como seria maneiro ter uma flecha-bumerangue e Clint rebate dizendo que esse tipo de flecha é desnecessária. Isso demonstra como a personalidade de Kate mudou na série, já que ela é a "divertida" e Clint é o "sisudo", ao contrário das HQs, onde esses papéis se invertem.

Imagem de capa do item

R.I.P. Natasha

O quarto episódio parece se aprofundar ainda mais na relação de Natasha Romanoff e Clint Barton, e tudo começa com um diálogo muito bonito entre Kate e Clint, onde ele diz que seu maior acerto foi justamente a flechada que ele não deu em Natasha, quando foi colocado para caçá-la e matá-la - algo que já havia sido mencionado nos filmes dos Vingadores e posteriormente em Viúva Negra.

Por outro lado, ainda temos mais cenas que mostram Clint se lembrando dos eventos de Vingadores: Ultimato, especialmente da morte de sua família, o seu tempo como Ronin e o sacrifício da Viúva Negra em Vormir, o que fez com que ele pudesse retornar para seus filhos e sua esposa após a derrota de Thanos. Aqui, temos várias cenas e fragmentos do filme.

Imagem de capa do item

Bombshell

Nesse episódio, retornam os jogadores do LARP (RPG em live-action), só que a surpresa fica por conta de uma personagem bem obscura das HQs da Marvel - Wendy Conrad, que aqui é uma policial responsável por pegar as flechas especiais de Clint Barton na delegacia. Contudo, nos quadrinhos, ela é uma vilã mercenária que já caçou Clint diversas vezes.

Ela era especializada em explosivos, e por conta disso acabou ganhando o nome de Bombshell - Granada em algumas traduções brasileiras. Por mais que sua versão da série não seja uma vilã, ela também ostenta o nome "Bombshell" em uma bolsa que foi dada de presente a ela por sua esposa - e que Clint pega emprestada, mesmo com a relutância dela.

Imagem de capa do item

Yelena Belova está de volta

Se você viu a cena pós-créditos de Viúva Negra, deve saber que a irmã de Natasha Romanoff, Yelena Belova também estaria presente na série do Gavião Arqueiro, já que ela é mandada em uma missão para capturar o "responsável pela morte de Natasha". E agora, ela aparece, enfrentando Clint, Kate e Eco.

Sabemos, através da tal cena pós-créditos, que ela está servindo Valentina Allegra de Fontaine, a personagem que já havia dado as caras também em Falcão e o Soldado Invernal. Ainda não sabemos se Valentina aparecerá na série, mas é provável que ela esteja de olho em Clint para recrutá-lo para sua equipe secreta.

Imagem de capa do item

Um traje já conhecido

Mas o retorno de Yelena Belova já era previsto pelos fãs há semanas, desde que a Marvel soltou um breve teaser do quarto episódio, que continha uma cena do traje furtivo da Viúva Negra. Isso porque o traje é muito fiel à sua contraparte original das HQs, com visores múltiplos para a espiã.

A maior diferença, no entanto, está no fato de que o traje da série é completamente fechado, e não apenas um visor que permite ver a boca e os cabelos da personagem. Nos quadrinhos, ela costumava usar esse visual enquanto era tida como uma vilã - algo que tem mudado um pouco nos últimos anos.