Gavião Arqueiro: A trajetória do herói até a série do Disney+

Capa da Publicação

Gavião Arqueiro: A trajetória do herói até a série do Disney+

Por Gus Fiaux

Nem todos os heróis precisam de superpoderes, e ninguém prova isso melhor que Clint Barton, o nosso querido Gavião Arqueiro. O personagem se tornou um membro bem importante dos Vingadores no Universo Cinematográfico da Marvel e deve ganhar sua própria série solo, que estreia nesta quarta, dia 24 de novembro.

Considerado por muitos como uma figura bem interessante por ser um humano normal no meio de deuses, supersoldados e monstros, Clint é o membro oficial dos Vingadores que menos apareceu ao longo dos filmes do MCU – mas isso não significa que sua história não seja bem interessante e vasta. Nos acompanhe enquanto desbravamos a jornada do Gavião Arqueiro nos cinemas!

Imagem de capa do item

Thor (2011)

A primeira aparição do Gavião Arqueiro no Universo Cinematográfico da Marvel veio mais como um easter-egg para os fãs que qualquer outra coisa. Diferente da Viúva Negra, que chegou a ter um bom tempo de tela em Homem de Ferro 2, o arqueiro só faz uma breve aparição em Thor, o primeiro filme do Deus do Trovão.

Aqui, descobrimos que o personagem trabalha para a S.H.I.E.L.D. a serviço de Nick Fury, e é contratado para manter a segurança da área de queda do martelo Mjölnir, no Novo México. Certo dia, o próprio Deus do Trovão vai até a base para tentar recuperar o que é seu de direito, e Clint fica com a mira armada para matar o asgardiano a qualquer momento.

No fim, ele acaba deixando passar ao ver que o Thor não é capaz de levantar o martelo. O interessante aqui é observar como sua história já começa bem ligada à S.H.I.E.L.D., algo que seria bem importante para a próxima aparição do herói nos cinemas. Além disso, fica sugerido como o personagem possui uma mira formidável, embora não dispare uma única flecha no filme.

Imagem de capa do item

Os Vingadores (2012)

O personagem então retornou em Os Vingadores, de 2012, e aqui nós podemos ver como sua participação é um dos elos que liga a equipe. Bem no começo do longa, ele tem sua mente controlada por Loki e acaba virando um lacaio do vilão, enquanto ataca a S.H.I.E.L.D. e rouba o Tesseract. Ao descobrir, a Viúva Negra decide se unir à Iniciativa dos Vingadores.

O personagem acaba enfrentando os Vingadores no icônico aeroporta-aviões da S.H.I.E.L.D., mas acaba sendo confrontado por Natasha Romanov e tem sua memória restaurada. Depois, ele se junta aos demais heróis para combater Loki e a invasão dos Chitauri na Terra - e no fim, eles saem vitoriosos, ao impedir a primeira conquista de Thanos.

Nesse filme, é bem interessante observar toda a relação que Clint estabelece com a Viúva Negra. Embora pouca coisa seja desenvolvida, sabemos que os dois são amigos antigos que possuem um passado trágica envolvendo a cidade de Budapeste - e no filme solo da espiã, descobrimos o que aconteceu aqui e como Clint salvou a vida de Natasha.

Imagem de capa do item

Vingadores: Era de Ultron (2015)

Apesar de não ser nenhum queridinho entre os fãs, Vingadores: Era de Ultron é o filme que traz o desenvolvimento mais consolidado do Gavião Arqueiro até hoje. Aqui, o diretor Joss Whedon queria de fato trabalhar o herói como o mais humano da equipe, e é por isso que conhecemos outro lado de Clint Barton que até então não havia sido explorado.

No filme, Clint já é um membro ativo dos Vingadores, fazendo diversas missões ao lado dos heróis no mundo. Ele esconde um segredo, e quando os heróis precisam de um refúgio após a catástrofe causada na África do Sul, ele os leva até sua casa, onde todos descobrem que ele possui uma esposa e três filhos.

Clint se torna um mentor responsável, que cria uma forte conexão com dois novos heróis: o Mercúrio e a Feiticeira Escarlate, auxiliando-os a se provarem como membros dignos dos Vingadores. Infelizmente, o Mercúrio se sacrifica para salvá-lo, e após quase contemplar a morte, ele decide dar um foco maior à sua vida civil e aproveitar o tempo com sua família.

Imagem de capa do item

Capitão América: Guerra Civil (2016)

Mesmo "afastado" da vida heroica, o Gavião Arqueiro sempre atende ao chamado de seus amigos quando necessário - e é isso que rola em Capitão América: Guerra Civil, já que ele é convocado por Steve Rogers para salvar Wanda Maximoff, que estava sendo mantida na Mansão dos Vingadores após a eclosão da guerra civil dos super-heróis.

Clint resgata a aliada, mesmo tendo que enfrentar o Visão, e depois se junta a ela e aos heróis da equipe do Capitão América para a batalha no aeroporto de Leipzig. O personagem então é confrontado com uma decisão bem difícil, já que precisa enfrentar antigos aliados - incluindo a própria Viúva Negra, o que resulta em uma luta divertida e emocionante.

Nesse filme, Clint começa a perceber todo o caos da vida heroica, mas de um ponto de vista diferente, já que a maior ameaça do filme é justamente toda a ruptura dos Vingadores. Destaque para o fato de como, ainda assim, ele se recusa a ferir seus colegas de equipe, especialmente Natasha Romanov, o que mostra como ele é um herói digno e justo.

Imagem de capa do item

Vingadores: Ultimato (2019)

Durante toda a luta dos heróis da Terra contra Thanos em Vingadores: Guerra Infinita, o Gavião Arqueiro ficou ausente - o que gerou pontos de interrogação na cabeça dos fãs. Sua história é revelada em Vingadores: Ultimato, onde descobrimos que ele estava vivendo pacificamente com sua família, mas perdeu sua esposa e seus filhos graças às ações do Titã Louco.

Cinco anos se passam e Clint se torna um vigilante muito violento e raivoso, adotando a persona de Ronin. Ele é convocado mais uma vez pela Viúva Negra para participar de uma missão ao lado dos Vingadores, dessa vez para tentar restaurar a ordem do universo e salvar sua família. E é assim que ele acaba indo para o planeta Morag junto de Natasha.

Lá, eles conseguem recuperar a Joia da Alma, mas Nat se sacrifica para que isso seja possível, poupando a vida de Clint. Ao final do filme, ele está presente na batalha final contra Thanos e seus exércitos, e durante todo o funeral de Tony Stark, podemos ver que ele está reunido de sua família mais uma vez, depois que todos os dizimados voltaram à vida.

Imagem de capa do item

Série solo

Agora, dois anos após os eventos de Vingadores: Ultimato, temos uma nova chance de acompanhar as aventuras de Clint Barton - e dessa vez, ele será um dos protagonistas, já que a série é sua. Em Gavião Arqueiro, teremos a primeira aventura solo do herói no MCU - mas convenhamos, não é tão solo assim, já que ele estará muito bem acompanhado...

Do que já sabemos, Clint vai se juntar a Kate Bishop, uma jovem vigilante que decide "tomar para si" o manto de Ronin. Ao descobrir tudo que Kate anda aprontando, Clint faz com que ela se torne sua aprendiz, passando o manto do Gavião Arqueiro adiante enquanto precisa enfrentar gangues, vilões surpreendentes e até mesmo uma antiga aliada da Viúva Negra...

A série estreia nesta quarta-feira, dia 24 de novembro, no Disney+ com seus dois primeiros episódios. Ao total, deve seguir a cartilha de Falcão e o Soldado Invernal, WandaVision e Loki e terá por volta de seis episódios. Na série, veremos alguns elementos icônicos do personagem nas HQs, como sua deficiência auditiva, sua relação com Eco e, é claro, o doguinho Lucky.