Gavião Arqueiro: Todos os easter-eggs e referências dos episódios 1 e 2

Capa da Publicação

Gavião Arqueiro: Todos os easter-eggs e referências dos episódios 1 e 2

Por Gus Fiaux

A mais nova série da Marvel Studios no Disney+ está entre nós! Nesta quarta-feira (24), foram lançados os dois primeiros episódios de Gavião Arqueiro, série que mostrará o retorno de Clint Barton, dessa vez ao lado de uma aprendiz, Kate Bishop. Levemente inspirada na fase de Matt Fraction e David Aja nas HQs do herói, a série começou ótima!

Porém, os fãs do Universo Cinematográfico da Marvel também vão reconhecer inúmeros easter-eggs e referências espalhados aqui e acolá – com direito a menções a personagens que muitos nem sequer lembravam que existiam! Aqui, separamos todos os principais easter-eggs dos dois primeiros episódios de Gavião Arqueiro!

Imagem de capa do item

2012

2012 foi um ano muito importante para o Universo Cinematográfico da Marvel, uma vez que foi o ano de lançamento de Os Vingadores, o primeiro filme da equipe reunindo os maiores heróis da Casa das Ideias. A primeira cena da série retoma esse período.

Aqui, podemos ver Kate Bishop ainda criança, muitos anos antes de se tornar uma arqueira consolidada - e inclusive há uma referência à batalha final do filme da equipe, mas vamos deixar isso para um dos próximos itens na lista...

Imagem de capa do item

Família Bishop

Já no comecinho do episódio, podemos ver também um pouco da dinâmica da Família Bishop. De um lado, temos Eleanor Bishop (interpretada por Vera Farmiga), a mãe rica e levemente ácida de Kate. Seu pai, por outro lado, Derek Bishop (vivido por Brian d'Arcy James) aparece pouco, mas é um homem gentil e leal.

Essa decisão traz algumas mudanças consideráveis para os quadrinhos, já que neles, o pai de Kate Bishop é um poderoso empresário que tem ligações com o crime organizado, enquanto Eleanor supostamente havia morrido cedo. Nas HQs, Kate também tem uma irmã mais velha chamada Susan Bishop.

Imagem de capa do item

Invasão Chitauri

Enquanto está em seu quarto, Kate Bishop testemunha toda a chegada dos Chitauri em Nova York - um evento assustador que desolou boa parte da cidade. No entanto, o interessante aqui é observar como ela foi salva pelo Gavião Arqueiro em um momento crucial da batalha.

A cena recria um momento bem específico de Os Vingadores, quando Clint está no topo de um prédio atirando várias flechas nos alienígenas - só que dessa vez, tudo é contado do ponto de vista de Kate, e aqui podemos ver como ela se inspirou pelo herói.

Imagem de capa do item

Abertura

Nos quadrinhos, Kate Bishop começa a treinar lutas, artes marciais e arco-e-flecha depois que sofre um evento traumático - ela é agredida no Central Park, e há a sugestão de que a personagem possa ter sido abusada. Aqui, no entanto, a coisa toda é mais "leve" e tem a ver com a morte do pai de Kate.

O interessante da sequência de abertura do primeiro episódio é como ela conta uma história completa, já que podemos ver Kate treinando ao longo dos anos - sempre com o apoio de sua mãe - e se tornando uma guerreira formidável, com inúmeras medalhas e conquistas.

Imagem de capa do item

Obadiah Stane

O episódio surpreende por resgatar um personagem que não era citado há anos: Obadiah Stane, o empresário que acabou se tornando o primeiro vilão mostrado no Universo Cinematográfico da Marvel, o Monge de Ferro. No caso, aqui vemos um edifício dedicado em sua homenagem.

Logo no começo, quando Kate Bishop e umas amigas invadem um prédio para que a arqueira possa tentar acertar um sino, lê-se "Edifício Stane" em uma placa. Nela, também é dito que o prédio foi construído em 1725, mas em 1º de julho de 2006 teve seu nome alterado em homenagem ao empresário.

Imagem de capa do item

Rogers: O Musical

Como os trailers já tinham indicado, logo no primeiro episódio vamos até a Broadway para conferir um musical inspirado na vida de Steve Rogers e suas aventuras ao lado dos Vingadores. Quem aparece no evento é Clint Barton, que leva seus filhos junto para assistirem à peça.

O musical é bem... peculiar. Contudo, um detalhe interessante é que ele recria a cena da Batalha de Manhattan e inclui o Homem-Formiga entre os Vingadores, mesmo que o herói só tenha se juntado à equipe em Guerra Civil. Essa é uma referência ao fato do Formiga original, Hank Pym, ter sido um dos membros fundadores do grupo de heróis.

Imagem de capa do item

Natasha Romanov

Durante o musical, o Gavião Arqueiro fica bem mexido ao ver uma atriz interpretando a Viúva Negra - uma vez que sua antiga amiga se sacrificou para que ele pudesse continuar vivo, enquanto os dois estavam em busca da Joia da Alma.

Essa não é a única referência à Viúva Negra ao longo da série. Só nesses dois primeiros episódios, Clint menciona sua antiga amiga o tempo todo, e no segundo capítulo, chega a preparar um plano inspirado por Natasha Romanov, quando precisa infiltrar o covil dos bandidos.

Imagem de capa do item

Um bordão bem famoso

A música cantada em Rogers: O Musical é cheia de referências para os heróis que compõem os Vingadores, mas o ápice vem durante o final da canção, onde os atores repetem incansavelmente: "We can do this all day" - "Nós podemos fazer isso o dia todo", em tradução livre.

Quem conhece bem a franquia do Capitão América nos cinemas sabe que essa é uma frase que Steve Rogers costuma dizer com frequência, ainda mais quando está enfrentando inimigos mais poderosos que ele. O mantra mostra como o herói não desiste das batalhas.

Imagem de capa do item

Surdez

Já no primeiro episódio, descobrimos que o Gavião Arqueiro está com problemas auditivos. Para isso, ele inclusive usa um dispositivo - e pelo que podemos notar, é uma deficiência grave, já que ele não escuta quase nada sempre que desliga o aparelho.

No segundo capítulo, temos a explicação: Clint Barton conta que perdeu a audição gradativamente, devido aos vários ferimentos, contusões e pancadas que sofreu em toda sua carreira heroicas. Temos inclusive uma montagem breve que mostra o herói se esborrachando em vários filmes do MCU.

Imagem de capa do item

"Thanos estava certo"

Conforme os produtores já confirmaram, Gavião Arqueiro se passa cerca de dois anos após os eventos de Vingadores: Ultimato - e por conta disso, a série faz algumas referências a tudo que aconteceu durante a invasão de Thanos. Na verdade, alguns até defendem as ações do Titã Louco...

Quando vai ao banheiro do teatro, Clint consegue ler uma pichação com os dizeres: "Thanos estava certo". Depois, ainda temos outra breve citação ao vilão de Guerra Infinita e Ultimato, quando Kate e Clint conversam sobre a vida heroica do Gavião Arqueiro.

Imagem de capa do item

Jack Duquesne

No episódio, somos apresentados a um personagem que tem tudo para ser uma das figuras antagônicas da série: Jack Duquesne, o padrasto de Kate e noivo de Eleanor. O personagem é bem inspirado em Jacques Duquesne - o vilão/anti-herói dos quadrinhos conhecido como Espadachim.

A série já mostra um pouco do gosto do personagem por espadas, e temos direito a um "combate" entre ele e Kate. Nas HQs, o Espadachim era um artista circense que treinou Clint Barton a se tornar um grande arqueiro. Por fim, uma curiosidade: na série, somos apresentados a Armand Duquesne III, o tio de Jack. Nas HQs, Armand é pai de Jacques e chegou a presenteá-lo com sua melhor espada.

Imagem de capa do item

Sortudo

Enquanto vai com sua mãe e seu futuro padrasto em um jantar beneficente, Kate acaba saindo para tomar um ar e se depara com um cachorrinho vira-lata muito bonitinho e carinhoso, que não possui um olho. Esse personagem já tinha atraído a atenção do público, tendo aparecido em vários trailers e cartazes da série.

Ele é o Sortudo (ou Lucky, no original), um cachorrinho de rua que é adotado por Clint Barton. Na série, é Kate Bishop quem decide ficar com ele, depois que ela o salva de um atropelamento. Conhecendo o histórico dos fãs com bichinhos e animais nas produções da Marvel, Sortudo tem tudo para virar uma grande estrela!

Imagem de capa do item

Ronin

Enquanto um leilão acontece na festa chique onde Kate Bishop está, um outro evento é sediado nos andares inferiores - outro leilão, dessa vez com itens contrabandeados e roubados. O vendedor logo anuncia um conjunto bem curioso: a espada do Ronin, seguida do traje completo do vigilante.

Jack aparece roubando a espada, mas é Kate quem põe a mão no traje para enfrentar os inimigos recém-chegados - e isso atrai a atenção do Gavião Arqueiro original, que havia se tornado o Ronin durante um período bem sombrio de sua vida. Temos até um espaço para flashbacks das cenas do Ronin em Vingadores: Ultimato.

Imagem de capa do item

Um relógio?

Entre os itens roubados, podemos ver um relógio que foi retirado das ruinas do Complexo dos Vingadores, a base dos heróis que foi completamente destruída por Thanos e seus asseclas em Vingadores: Ultimato. O item em si não parece ter nada formidável, mas há um detalhe especial aqui.

O número na etiqueta do relógio é 268, e essa pode ser uma ligação com a revista Avengers #268, cuja história é intitulada: "A Dinastia Kang!". Se levarmos em conta que o viajante temporal já foi "introduzido" no MCU e ele é um dos primeiros vilões que Kate enfrenta nas HQs, ao lado dos Jovens Vingadores, é possível que tenhamos um breve vislumbre do que está por vir.

Imagem de capa do item

Máfia do Agasalho

Assim como nos quadrinhos de David Aja e Matt Fraction, Clint e Kate terão que lidar com uma gangue bem peculiar do Universo Marvel. Na HQ, eles atendem pelo nome de Máfia do Agasalho (ou até Dráculas do Agasalho). E aqui, eles aparecem invadindo o leilão secreto onde Kate estava observando Jack e Armand Duquesne.

Aqui, temos uma representação bem fiel desses antagonistas - eles usam seus agasalhos esportivos, são russos com sotaque bem puxado e também têm o costume de sempre falar a palavra "bro" para tudo - até para se referir a Kate Bishop. Pelo que entendemos, eles já cruzaram o caminho com o Ronin no passado...

Imagem de capa do item

Kazi

Entre os membros da Máfia dos Agasalhos, temos também um personagem bem curioso: Kazi - que é interpretado por Fra Fee. Ele aparece bem pouco nesses primeiros episódios, mas em uma cena específica podemos dar uma boa olhada em seu rosto, já que ele tira sua máscara.

Nos quadrinhos, Kazi é, na verdade, Kazimierz Kazimierczak, um assassino e mercenário polonês que atende pelo nome de Palhaço. Ele é contratado pela Máfia do Agasalho para acabar com a vida de Clint Barton, e os dois têm vários conflitos muito assustadores e brutais. Ainda não sabemos se essa será sua história na série.

Imagem de capa do item

Pizza Dog!

Quando Kate Bishop leva Sortudo para sua casa, a primeira coisa que ela pensa em fazer é dar comida para o cãozinho. Como não há ração, ela dá um pedaço de pizza para o cachorro, que come sem nem pensar duas vezes. Em outros momentos, podemos ver Sortudo comendo pizza de novo.

Nos quadrinhos, um dos apelidos de Sortudo é pizza dog - "cachorro da pizza", em tradução livre - justamente porque ele adora comer pizza. É uma conexão mínima, mas é bem interessante saber que a Marvel Studios está trazendo um elemento direto das HQs.

Imagem de capa do item

Torre dos Vingadores

A Torre dos Vingadores tem um razoável destaque nesses dois primeiros episódios. No primeiro, podemos ver o local como parte do flashback da Invasão Chitauri em Os Vingadores. Depois, Kate pergunta se ela e Clint irão se esconder na Torre.

Porém, Clint logo dá uma cortada na aprendiz e diz que Tony Stark havia vendido a torre há anos - e isso é verdade, como foi mostrado em Homem-Aranha: De Volta ao Lar. Até hoje não sabemos ao certo quem se instalou na primeira base da equipe.

Imagem de capa do item

Nomes

Quando Kate e Clint procuram um novo lugar para se esconder a salvo da Máfia do Agasalho, Kate sugere levá-los até o apartamento de uma tia que está viajando. Chegando ao prédio, ela procura o nome da mulher nos interfones, e aqui temos várias menções muito especiais.

Aqui, temos vários nomes que parecem referências diretas a vários artistas e roteiristas da Marvel, como por exemplo Sosa (Marcelo Sosa, artista de Mulher-Hulk), Meyers (Seth Meyers, artista de Pantera Negra) e Moskowitz (Sam Moskowitz, crítico e artista que já trabalhou em alguns títulos da Marvel).

Imagem de capa do item

A tia de Kate Bishop

Contudo, outro nome que chama bastante atenção é Moira Brandon, a suposta tia de Kate Bishop que está viajando. Nas HQs, essa personagem é uma ex-atriz que chegou a ceder uma mansão para servir de base para os Vingadores da Costa Oeste. Porém, ela morreu ao ser atacada por vilões e, em sua homenagem, o Gavião Arqueiro a nomeou a primeira integrante honorária da equipe.

Aqui, podemos ver que Moira é uma atriz (ou ex-atriz), já que seu nome está no pôster de "Creature from the Dark Galaxy, que aparece como item de decoração na casa. Junto dela, temos o nome de Luke Ballard - esse não é um personagem das HQs, mas sim um artista que trabalha com efeitos digitais para a Marvel Studios.

Imagem de capa do item

Katniss Everdeen

Quando Kate Bishop e Clint Barton estão andando nas ruas de Nova York, eles acabam vendo vários cosplayers de super-heróis espalhados. Em um determinado momento, Kate nota uma arqueira e diz que ela está vestida de Clint, mas ele logo rebate: "É a Katniss Everdeen".

Para quem não pescou o nome de primeira, é assim que se chama a heroína principal da saga Jogos Vorazes (que foi interpretada nos cinemas por Jennifer Lawrence). Katniss, assim como Clint, também é conhecida por seus talentos como arqueira.

Imagem de capa do item

Detetive Caudle

Bem no final do segundo episódio, Kate Bishop recebe uma ligação de um número misterioso. Ao atender, ela descobre que se trata de um policial, ligando para investigar sobre o incêndio em seu apartamento - que acontece no começo do episódio.

Esse policial se chama Detetive Caudle e ele é um personagem presente nos quadrinhos, que serve como grande aliado de Kate e seu principal contato na polícia de Santa Monica, quando ela se muda para a Califórnia. Resta saber se ele terá um papel de aliado na série.

Imagem de capa do item

Grills

Outro personagem tirado dos quadrinhos - embora sua adaptação seja bem diferente - é Grills. Aqui, ele é o homem que rouba o traje do Ronin e o utiliza em uma feira de jogadores de RPG ao ar livre. Após fechar um acordo com Clint, ele decide devolver a roupa se o Gavião permitir que ele o "vença" em uma batalha de RPG.

Nos quadrinhos, Grills é um vizinho de Clint Barton e é um homem branco de meia-idade, que infelizmente tem um fim trágico nas mãos do Palhaço. Grills cria o nome "Cara-Gavião" para se referir a Clint - já na série, ele parece ser gentil e amigável, além de ser fã de super-heróis e membro do corpo de bombeiros.

Imagem de capa do item

Nome de usuário

Em determinado momento, Kate Bishop entra na conta do aplicativo da Bishop Security, a empresa de segurança privada de sua família. Ao logar no sistema, ela digita o nome de usuário Bishop112012. Pode parecer só um amontoado de números soltos, mas há um início interessante aqui.

Em novembro de 2012, foi publicada Hawkeye Vol. 4 #2, a segunda edição da fase de David Aja e Matt Fraction à frente da revista do herói. Essa é a edição em que Kate Bishop aparece pela primeira vez nesse volume, marcando o início de sua parceria com Clint Barton.

Imagem de capa do item

Eco

Ao fim do segundo episódio, temos também a primeira aparição de Eco, a personagem interpretada por Alaqua Cox. E aqui, temos uma surpresa bem curiosa: ela é a mandante por trás da Máfia dos Agasalhos, e sua história deve ser melhor contada nos próximos capítulos.

Nos quadrinhos, Eco é uma vigilante capaz de copiar movimentos e estilos de luta através de uma memória fotográfica. Ela é uma grande aliada de Clint e foi a primeira a usar o manto de Ronin nos quadrinhos. A personagem também é surda, e essa é a segunda inclusão de uma heroína PCD no MCU em 2021, depois da Makkari de Eternos.