Gavião Arqueiro: Todos os easter-eggs e referências do episódio 5 da série

Capa da Publicação

Gavião Arqueiro: Todos os easter-eggs e referências do episódio 5 da série

Por Leo Gravena

Atenção: Alerta de Spoilers!

Nesta quarta-feira, 15, foi ao ar o quinto e penúltimo episódio de Gavião Arqueiro. A série continua mostrando mais do herói com arco e flecha do Universo Cinematográfico da Marvel enquanto também apresenta Kate Bishop, mostra mais de Yelena Belova e agora, até mesmo trouxe um dos vilões mais amados do MCU de volta!

Confira todos os easter eggs e referências do episódio abaixo:

Imagem de capa do item

“Lá e de volta outra vez”

O novo episódio mostra que Yelena foi uma das vítimas da Dizimação de Thanos, retornando cinco anos depois sem saber o que havia acontecido.

A cena inicial mostra que a personagem estava seguindo sua missão, a qual ela recebe de Natasha ao final de Viúva Negra, libertando todas as Viúvas que ainda estavam sendo controladas e manipuladas com uma toxina utilizada pela Sala Vermelha.

Imagem de capa do item

Memorial dos Vingadores

Durante o episódio também podemos ver Clint em frente a um memorial dos Vingadores, que relembra os eventos do filme da equipe de 2012 e o momento em que a equipe se reuniu pela primeira vez.

Imagem de capa do item

Yelena e seu Macarrão com Queijo

Na cena de abertura de Viúva Negra, uma jovem Yelena pede por “Mac & Cheese” - macarrão com queijo, aqui no Brasil - para o jantar. Aqui vemos ela preparando o prato e o dividindo com Kate Bishop, além de falar sobre como adora a comida.

O episódio também possui outras referências ao filme da Viúva Negra, como Yelena chamando Alexei, o Guardião Vermelho, de "Papai" - algo que ela se recusa a fazer no filme.

Imagem de capa do item

A Nova Estátua da Liberdade

Ao conversar com Kate, Yelena fala sobre os locais de Nova York que pretende visitar, citando a “Nova e melhorada Estátua da Liberdade”.

O mais provável é que ela está se referindo à Estátua da Liberdade que podemos ver no trailer de Homem-Aranha: Sem Volta para Casa, que mostra uma nova versão do marco, dessa vez com o escudo de Steve Rogers, em uma homenagem ao Vingador.

Imagem de capa do item

Manipulação

Após uma luta contra Maya, Clint revela para ela que não foi ele quem matou o pai dela e os outros membros da Gangue do Agasalho, mas sim que ele havia recebido a informação de um informante do “chefe” dela, que queria que o Ronin matasse todos na reunião.

Após isso, ele diz para a jovem que os dois são armas e podem ser manipulados por outras pessoas. Um trauma de Clint que vemos sendo abordado de forma recorrente no MCU é de quando foi manipulado mentalmente por Loki em Os Vingadores.

Imagem de capa do item

Val é uma mercenária?

Tendo sido apresentada em Falcão e o Soldado Invernal, Val aparentemente é responsável por recrutar pessoas com habilidades especiais, sobre-humanas ou não, para uma organização desconhecida.

Porém, o que a cena pós-créditos de Viúva Negra e o que descobrimos com Yelena neste episódio é que a Viúva Negra trabalha como uma mercenária para Val. O que faz com que as teorias sobre a personagem e suas motivações apenas aumentem.

Imagem de capa do item

Rei do Crime

AVISA QUE É ELE! Depois de muitas teorias, conspirações e suspeitas, Vincent D’Onofrio retorna como Wilson Fisk, o Rei do Crime. Ele aparece na última cena do episódio, em uma foto enviada por Yelena para Kate, revelando também que a mãe da Gaviã é quem a contratou para matar Clint.

Mesmo não dando para ver muito bem o rosto do ator na imagem, os créditos confirmam que ele está de volta, e usando o mesmo traje visto no final da terceira temporada de Demolidor: um terno branco com uma camisa preta por baixo.

Imagem de capa do item

As séries da Netflix fazem parte do MCU?

Tecnicamente, as séries da Netflix e da Marvel TV (Agentes da S.H.I.E.L.D., Fugitivos e outras) fazem sim parte do Universo Cinematográfico da Marvel. Mas até agora, nunca houve realmente um reconhecimento dos filmes em relação às séries, com as referências sendo uma via de mão única.

Agora, contudo, com as séries sendo produzidas também pela Marvel Studios, parece que isso finalmente irá mudar. Mas será que eles realmente vão fazer com que os eventos de Demolidor sejam canônicos nos filmes e séries que estão por vir? Ou irão apenas reutilizar os atores sem reconhecer a história que veio antes?

Provavelmente essa questão não será respondida no próximo episódio, mas ainda assim é muito bom ver “”D’Onofrio”” de volta no papel.

Imagem de capa do item

Wilson Fisk está vindo para arruinar o Natal!

Os créditos do episódio também possuem um easter egg bem divertido, com as figuras de Kate e Clint estando abaixo do Rei do Crime, que - como sugere a arte - está no controle de Nova York.

Além disso, os créditos são ao som de You're a Mean One Mr. Grinch de Allan Sherman. A música, criada para um especial de fim de ano do Dr. Seuss, fala sobre como o Grinch é “malvado e veio arruinar o Natal”, obviamente ligando o vilão verde com Wilson Fisk.

-

Notou mais alguma referência que deixamos passar? Não deixe de comentar!