10 games famosos que foram cancelados e os motivos por trás disso

Capa da Publicação

10 games famosos que foram cancelados e os motivos por trás disso

Por Ygor de Oliveira Ferreira

Desenvolvimento de jogos é algo que leva muitos anos e, como envolve algumas áreas diferentes, pode passar por muitos problemas durante sua produção. Diversos games são cancelados antes mesmo do anúncio oficial, mas existem alguns casos marcantes de produções que foram canceladas e são lembradas com tristeza até hoje.

Nesta lista, você confere 10 jogos famosos que foram cancelados e seus motivos!

Imagem de capa do item

Tom Clancy’s Rainbow Six: Patriots

Tom Clancy’s Rainbow Six: Patriots seria o próximo grande jogo da franquia de FPS e seria lançado para Xbox 360, PlayStation 3 e também para a nova geração que estava chegando, o Xbox One e PlayStation 4. O jogo foi anunciado em 2011 e estava previsto para ser lançado em 2013.

Ele trazia uma ideia similar aos jogos anteriores da franquia Rainbow Six, uma experiência narrativa para um jogador, onde você controla seu personagem e também dá ordem ao seu esquadrão. O estúdio começou a ter problemas em conseguir fazer o jogo funcionar bem nas duas gerações e queria utilizar o máximo que pudesse dos novos consoles. Com isso, o projeto acabou sendo abandonado, com os desenvolvedores dando início a produção de Rainbow Six Siege, um dos jogos multiplayer mais populares atualmente.

Imagem de capa do item

Agent

Agent seria um jogo sobre furtividade produzido pela Rockstar North, responsável por GTA V. O anúncio do projeto aconteceu na E3 de 2007 e seria um exclusivo para PlayStation 3 em uma parceria com a Sony. Agent seria um jogo situado nos anos 70 que os jogadores iriam conhecer o mundo da espionagem e assassinato, foi dito em 2009 que o projeto era um sonho antigo da Rockstar que finalmente estava ganhando vida.

Desde então, nenhuma palavra sobre Agent foi mencionada, mesmo que a marca tenha sido renovada algumas vezes durante os anos e em 2018 listada como abandonada. Com o sucesso e diversas atualizações de GTA V, fica difícil imaginar que Agent ainda esteja em desenvolvimento.

Imagem de capa do item

Vingadores da THQ

Com o sucesso do Universo Cinematográfico da Marvel, era possível ver diversos jogos com os heróis do cinema e, em 2012, a THQ planejava um jogo de Vingadores para chegar próximo ao filme. Ele seria lançado para Xbox 360, Wii U, PlayStation 3 e PC e seria inspirado nos quadrinhos de Invasão Secreta.

O jogo seria em primeira pessoa e teria um foco no cooperativo, onde cada jogador escolhe seu herói e avança na fase com seus amigos. Mas a THQ estava passando por problemas financeiros devido ao fracasso de Homefront, fazendo com que o projeto fosse cancelado em 2013 junto com o fim do estúdio.

Imagem de capa do item

Doom 4

Doom é uma das franquias mais importantes dos jogos, sendo um dos principais responsáveis pela criação do gênero FPS. Mas após o lançamento do terceiro jogo em 2004, a franquia parecia que encontrava seu fim, não tendo mais destaque entre os FPS de sucesso.

Em 2011, Doom 4 foi anunciado e prometia uma renovação da franquia, trazendo um foco mais narrativo. A ideia não foi muito bem vista pelos fãs e a produção ficou alguns anos em um limbo de desenvolvimento, sem quase nenhum progresso. Algumas pessoas conseguiram jogar uma versão inicial do jogo e disseram que não tinha nenhuma personalidade e se parecia muito com Call of Duty.

Eventualmente a ID Software decidiu cancelar o projeto e dar início a um reboot da franquia, que resultou no Doom de 2016. O jogo conseguiu trazer uma nova luz para a franquia, que encontrou seu próprio lugar como um jogo de tiro, mas diferente de Call of Duty.

Imagem de capa do item

Fable Legends

A geração do Xbox One foi bem conturbada para a Microsoft que apresentava jogos não muito interessantes, fechamento de estúdios e cancelamentos, entre eles o de Fable Legends. O novo projeto da franquia seria um multiplayer assimétrico, onde um grupo de 4 jogadores estariam no controle dos heróis, enquanto teríamos uma pessoa controlando o grande vilão, invocando criaturas e colocando armadilhas pelo cenário.

O jogo, que estava sendo desenvolvido pela Lionhead, foi anunciado em 2013 com um trailer cinemático e em 2014 teve um pouco de sua jogabilidade mostrada durante a E3. Em 2016 a Lionhead foi fechada e com isso Fable Legends foi cancelado. O motivo do cancelamento está além do fim do estúdio, já que a Microsoft cita os grandes custos da produção, que já estava por volta de U$ 75 milhões e ainda não estava finalizado.

Imagem de capa do item

Prey 2

Prey é um jogo lançado em 2006, desenvolvido pela Human Head Studios, que mostra o protagonista Domasi “Tommy” Tawodi sendo abduzido por alienígenas junto de seus companheiros e agora precisa fugir. O jogo funcionava aos moldes de Half Life e teve uma sequência anunciada ainda no mesmo ano, mas o desenvolvimento só foi iniciado em 2009.

Em 2011 finalmente um trailer de Prey 2 foi divulgado, mostrando uma cidade futurista, com o protagonista caçando algumas recompensas. O trailer mostrava diversas armas e apetrechos que deixaram muitas pessoas empolgadas. Mas desde então nenhuma informação foi revelada e o projeto acabou sendo cancelado pela Bethesda por não conseguir atingir o padrão de qualidade necessário.

Mas essa não foi a última vez que o nome Prey surgiu, já que em 2017 a Arkane lançou um jogo utilizando o nome, mas que não tem muitas semelhanças com a produção de 2006.

Imagem de capa do item

Starcraft: Ghost

Starcraft: Ghost foi um jogo anunciado em 2002 que buscava expandir o universo Sci-fi da Blizzard. O projeto traria como protagonista Nova e seria um jogo que mistura ação e furtividade, como Metal Gear Solid. A produção estava sendo desenvolvida para o PlayStation 2, GameCube e o primeiro Xbox pela empresa Nihilistic.

Em 2004, foi anunciado que Blizzard entregou o projeto para outro estúdio chamado de Swingin Ape Studios e depois disso nenhuma informação sobre Starcraft: Ghost foi divulgada. Em 2014 a Blizzard anunciou oficialmente que o projeto estava cancelado.

Entre os motivos do cancelamento está a falta de uma direção consistente para o projeto. A Nihilistic afirma que a Blizzard constantemente pedia para adicionar novas funcionalidades ao jogo e fazia com que ele não tivesse nem mesmo um gênero muito bem definido. Com a mudança e a chegada do Xbox 360 e PlayStation 3, o projeto foi abandonado devido ao esforço que seria para adaptar o que estava feito para uma nova geração de consoles e terminar o serviço.

Imagem de capa do item

Scalebound

Scalebound era a grande promessa do Xbox One, um console que teve uma vida difícil desde seu anúncio. O jogo seria uma colaboração da Microsoft com a Platinum Games, conhecida pela franquia Bayonetta e seria um RPG de ação onde o protagonista lutaria junto de seu dragão e teria também um multiplayer para até 4 jogadores.

Ele foi anunciado em 2014 e em, 2016, um extenso vídeo de gameplay foi mostrado durante a E3 e acabou não chamando muita atenção. Em 2017, o projeto foi cancelado por razões não divulgadas oficialmente, mas muitos afirmaram que a Platinum não conseguiu atingir as expectativas da Microsoft.

Em 2019 o presidente da Platinum, Atsushi Inaba comentou que sentia que ambos os lados falharam com Scalebound e disse também que a equipe adoraria retornar para o jogo. Atualmente os direitos da marca estão com a Microsoft.

Imagem de capa do item

Star Wars 1313

Star Wars 1313, desenvolvido pela Lucasarts, foi anunciado durante a E3 de 2012 e seria um jogo de ação onde os jogadores estariam no controle de um caçador de recompensa adentrando uma metrópole subterránea em Coruscant. O jogo trazia muitas inspirações em Uncharted e teríamos como protagonista Boba Fett, um personagem muito querido da franquia.

Em 2013, a Disney comprou a Lucasfilm, virando a detentora dos direitos de Star Wars e também da LucasArts. Com a compra, grande parte dos desenvolvedores da Lucasarts foram demitidos, já que a ideia seria licenciar as marcas para outros estúdios. Sem ninguém para trabalhar no projeto, Star Wars 1313 acabou sendo cancelado após as demissões.

Imagem de capa do item

Silent Hills

Talvez Silent Hills seja o cancelamento mais conhecido na indústria de jogos e também o que mais deixa o público triste. Em 2014, a Konami lançou uma demo que era chamada de P.T (Playable Teaser) exclusivamente para o PlayStation 4. Até hoje, a pequena demo é uma das melhores produções de terror para os videogames e encerra mostrando Norman Reedus como protagonista de Silent Hills, o novo projeto da grande franquia que teria Hideo Kojima na direção e com a colaboração de Guillermo Del Toro.

Na época deste anúncio, o desenvolvimento de Metal Gear Solid V: The Phantom Pain estava próximo de seu fim e uma briga entre Kojima e Konami estava crescendo cada vez mais, resultando em uma separação entre Kojima e o estúdio. Com o problema entre o diretor de Silent Hills e a empresa detentora dos direitos, o projeto foi oficialmente cancelado.

Apesar de nunca termos visto como seria Silent Hills, Kojima trouxe Norman Reedus e Guillermo Del Toro para Death Stranding, o primeiro projeto da Kojima Productions.