10 games para quem curte ou quer conhecer RPG de mesa
10 games para quem curte ou quer conhecer RPG de mesa
Jogos incríveis que simulam a experiência do RPG!
Os tradicionais RPG de mesa inspiraram, ao longo dos anos, diversos videogames incríveis. E como reunir os amigos para fazer uma sessão de RPG é algo que demanda certo esforço, os títulos presentes nesta lista podem te ajudar a simular a experiência do RPG de várias formas.
Confira 10 games para quem curte ou quer conhecer RPG de mesa:
Pillars of Eternity 2: Deadfire
Ambientado no universo de fantasia medieval chamado Eora, onde o jogador assume o papel de um aventureiro que recebe uma habilidade quase divina, Pillars of Eternity 2: Deadfire é um clássico videogame de RPG, sequência de Pillars of Eternity.
A história se desenrola cinco anos após os eventos do primeiro jogo, e envolve uma guerra de facções. Os jogadores tem acesso a personalização completa de seus personagens ao longo de sua jornada, bem como de todas as pessoas de seu grupo.
Divinity: Original Sin 2
Neste jogo, que é uma sequência de Divinity: Original Sin, os jogadores podem escolher criar um personagem com predefinições ou escolher suas principais características, que incluem raça, gênero, história de origem e classe. Também é possível criar suas próprias campanhas ou jogar as que foram feitas por fãs.
É possível jogar sozinho ou com até três pessoas em seu grupo. Os jogadores podem se dividir e controlar os membros da sua equipe, o que gera estratégias complexas e uma jogabilidade única.
For The King
For The King é um jogo de RPG e estratégia que combina elementos de jogos de tabuleiro e masmorra em uma aventura verdadeiramente desafiadora. Cada missão é única e carrega modos cooperativos online, local ou individuais.
Na história, o rei foi morto e o reino se tornou um lugar caótico. Dessa forma, uma rainha desesperada faz um apelo aos cidadãos: ajudem a conter a onda de desgraça no local! A partir disso, o jogador precisa controlar seu território e adotar estratégias que podem levar ao sucesso ou ao completo desastre.
The Warlock of Firetop Mountain
O gamebook The Warlock of Firetop Mountain foi adaptado para uma aventura em estilo RPG para o sistema Advanced Fighting Fantasy. A experiência é quase que idêntica a de sentar em uma mesa e se divertir criando seus próprios personagens.
O jogador assume o papel de um aventureiro que viaja para encontrar o tesouro de um poderoso feiticeiro, escondido nas profundezas de uma montanha. Com cada herói elaborado por você, é possível ter novas motivações e novos caminhos para seguir.
XCOM 2
A franquia de videogames XCOM é para quem curte RPG mas prefere histórias de ficção científica. O jogo XCOM 2, especialmente, se concentra em uma narrativa cheia de camadas e profundidades, com direito à mapas e personagens multifacetados.
Os jogadores assumem o papel do líder de um grupo de resistência, podendo recrutar soldados, dar ordens, executar missões e muito mais.
Pathfinder: Kingmaker
Pathfinder Roleplaying Game é um RPG de fantasia de 2009 que estende e modifica as regras da terceira edição de Dungeons & Dragons. Em 2018, o jogo ganhou uma adaptação em forma de videogame, Pathfinder: Kingmaker.
Os jogadores começam o jogo personalizando seu próprio personagem, com uma gama de opções de classes, poderes e habilidades, tal qual um bom RPG clássico.
Dragon Age: Inquisition
Um dos mais elogiados videogames RPG dos últimos tempos, Dragon Age: Inquisition, te permite personalizar a raça, características, classe, gênero e muitas outras coisas antes de começar sua aventura. Posteriormente, o seu personagem evolui para se tornar um Inquisidor, dando ao jogador a oportunidade de fazer escolhas que afetam e mudam completamente o status do jogo.
É possível derrotar seus inimigos com espadas ou magia, completar missões secundárias, interagir com personagens não jogáveis e evoluir com sua história principal.
Baldur's Gate
Inspirado em Dungeons & Dragons, a franquia de videogame Baldur's Gate é ambientada no cenário de campanha Os Reinos Esquecidos. O primeiro jogo foi lançado em 1998, e revivido em 2012 com o anúncio de Baldur's Gate: Enhanced Edition, uma atualização do Baldur's Gate original usando um Infinity Engine aprimorado.
Neste jogo, os jogadores vão experimentar suas aventuras em um reino à beira de um colapso, onde será possível fazer aliados e inimigos a fim de vencer a guerra.
Knights of Pen & Paper
Outro nos moldes de D&D, Knights of Pen & Paper assume a estética retro inspirado pelos clássicos dos anos 90.
Baseado em turnos, o título faz os jogadores interpretarem seus próprios personagens no estilo RPG papel e caneta, selecionando suas classes, assumindo missões, coletando tesouros e se preparando para derrotar o mago sombrio.
Planescape: Torment
Planescape: Torment é, sem dúvida, o game onde se é mais possível experimentar a verdadeira nostalgia de um jogo de RPG do que qualquer outro. Baseado em turnos e com todos os elementos de um RPG clássico, os jogadores aqui assumem o papel de Nameless One, um imortal que procura descobrir a razão para a sua incapacidade de morrer.
Embora seja mais velho que qualquer um desta lista, o jogo ainda tem sua parcela de fãs pelo mundo até os dias de hoje.