Game of Thrones: Os 10 momentos mais polêmicos da série da HBO
Game of Thrones: Os 10 momentos mais polêmicos da série da HBO
Relembre as polêmicas da série
Game of Thrones é a série de maior sucesso da HBO, estreando em 2011. A adaptação dos livros de George R. R. Martin teve 8 temporadas, rendeu séries derivadas como a Casa do Dragão e, entre altos e baixos, entregou momentos icônicos, decepcionantes e também polêmicos.
Nessa lista você vai relembrar 10 que geraram polêmicas durante os anos. Confira!
Participação especial de Ed Sheeran
Game of Thrones tem algumas participações especiais de músicos, entre elas Mastodon, Of Monster and Mens, Will Champion do Coldplay e Ed Sheeran. Esse último gerou uma grande polêmica fazendo com que o cantor saísse das redes sociais por alguns dias.
No episódio de estreia da sétima temporada de Game of Thrones, Arya está cavalgando pelas Terras Fluviais, quando encontra um grupo de soldados Lannister, onde um deles é Ed Sheeran. Arya passa um breve momento com os o cantor e seus aliados e depois segue seu rumo.
Diferente das outras participações musicais, Ed Sheeran solta a voz enquanto está na fogueira junto de Arya e os outros Lannister. O breve momento de cantoria foi o bastante para que pessoas na internet enviassem diversos ataques ao cantor reclamando que sua aparição era destoante em relação ao universo. Foram tantos ataques que Ed Sheeran apagou sua conta no Twitter.
Montanha decapita um cavalo
Durante a celebração de Ned Stark como a Mão do Rei, Loras Tyrell desafia Gregor Clegane, conhecido como Montanha para uma Justa. Após ser derrotado, Montanha fica furioso e num momento de raiva decapita seu cavalo, e avança em direção ao seu rival.
O momento foi criticado na internet por ser um momento de violência gratuita sem nenhum motivo narrativo para tal. Além disso, outros espectadores ficaram chocados pela violência animal apresentada no momento.
Casamento Vermelho violento demais
O casamento sangrento é um dos momentos mais importantes de Game of Thrones. No episódio 9 da terceira temporada Robb está participando do banquete do seu casamento, quando é traído por Lorde Frey e seus homens que massacram os Stark.
Tanto no livro como na série o momento é bem chocante e perturbador, mesmo antes do massacre ter início, assim que Robb chega no salão onde o banquete acontece já é possível perceber que algo de errado está para acontecer.
Segundo alguns espectadores o momento de matança foi gráfico demais em particular a morte de Talissa, esposa de Robb. A personagem que estava grávida é esfaqueada diversas vezes na barriga até sua morte. O momento gerou algumas reclamações principalmente por ser algo que não estava presente nos livros.
Cabeça de Bush empalada
No episódio final da primeira temporada de Game of Thrones, Joffrey continua seus abusos psicológicos com Sansa, onde ele decide levá-la para ver a cabeça empalada de seu pai, na sua coleção nos muros do castelo.
Junto da cabeça de Ned Stark havia várias outras, incluindo uma que se assemelha muito ao ex-presidente dos Estados Unidos George W. Bush. A breve aparição foi o bastante para deixar muitos indignados.
Os showrunners David Benioff e D.B Weiss tiveram que se pronunciar dizendo que eles não tinham como escolher quais cabeças estariam no momento, e eles não estavam fazendo nenhum comentário político.
Serpentes da Areia
As Serpentes da Areia são as filhas de Oberyn Martell e tem maior participação durante a quinta temporada de Game Of Thrones. O grupo de personagens não conseguiu agradar ao público e foi um dos grandes pontos de reclamação dos fãs.
Entre os motivos estão a falta de participação das personagens junto do núcleo de Dorne na grande história da série parecendo um filler da temporada, e mostrava como que os showrunners não sabiam o que fazer com o núcleo.
Um outro ponto que os espectadores reclamaram era em como era fácil para as Serpentes da Areia assassinar alvos, principalmente pessoas importantes. Junto disso o impacto das mortes em Westeros é quase nulo, algo que supostamente não era para acontecer, já que a morte de Lordes são repercutidas no mundo todo.
Tortura de Theon Greyjoy
Ramsay é um dos personagens mais cruéis e sádicos da série, e tem alguns dos momentos mais perturbadores da série, um deles é com Theon Greyjoy. Após tomar Winterfell dos Greyjoys Ramsay prende Theon e começa a tortura-lo fisicamente e psicologicamente.
O momento que gerou polêmica foi a cena onde Theon é castrado numa longa e violenta cena de tortura. O que gerou a reclamação foi exatamente a duração da cena, que devido a grande crueldade se torna torturante para o espectador.
Jaime abusa de Cersei
Enquanto Cersei está sofrendo com a morte de Joffrey, seu filho, Jaime aparece e em primeiro momento tenta confortá-la. Após Cersei rejeitar seu amante, ele começa a ficar cada vez mais agressivo e abusa a personagem enquanto ela o pede para parar.
A cena não existe nos livros, e os espectadores afirmam que além de ser um momento horrível sem nenhum impacto narrativo. No fim, a cena é só mais um momento de choque gratuito de Game of Thrones.
O desfecho de Shireen
Stannis Baratheon tem um papel importante em Game of Thrones junto de Melisandre. Na quinta temporada Stannis e sua sacerdotisa decidem sacrificar sua filha Shireen para o Deus da Luz. A criança é jogada na fogueira e queimada viva enquanto Stannis, sua esposa e seu exército assistem.
O momento não existe nos livros de Martin e foi criticado pela crítica e pelo público, por ser cruel demais. O maior ponto da reclamação era que a cena dava muito foco no sofrimento de Shireen e poderia ter sido construída de uma forma mais amena, mostrando mais o desconforto dos personagens à sua volta ao invés da dor da criança.
Loras Tyrell é preso pela igreja
Loras Tyrell foi introduzido logo na primeira temporada e foi perdendo espaço na série com o passar das temporadas, principalmente após confrontar Stannis na segunda temporada. Loras é um dos poucos personagens gays com alguma relevância dentro da série, e acaba sendo preso e torturado pela igreja, somente por sua orientação sexual.
O problema do acontecimento é que nos livros quem é preso pela igreja é a Margaery. Durante o quinto livro O Festim dos Corvos, a personagem é presa por adultério devido uma armação de Cersei. A alteração fez com que muitos acreditassem que a mudança foi por preconceito dos showrunners.
Ramsay abusa de Sansa
Durante todas as temporadas de Game of Thrones, Sansa foi um dos personagens que mais presenciou ou sofreu abusos na série. Mas o pior deles com certeza foi quando se casou com Ramsay Bolton.
Durante a cerimônia de casamento no sexto episódio da quinta temporada, Ramsay violenta Sansa enquanto Theon Greyjoy a observa. A cena é desconcertante e não tem finalidade na trama, já que a série mostrou anteriormente o sadismo do personagem.
Muita da reclamação da crítica e do público era que, mais uma vez o programa apresentava uma cena de estupro gratuita somente para chocar quem assiste.