Game of Thrones: Os 10 dragões mais poderosos da franquia

Capa da Publicação

Game of Thrones: Os 10 dragões mais poderosos da franquia

Por Jaqueline Sousa

Os dragões são criaturas essenciais na mitologia de Game of Thrones. Seja na aclamada série da HBO ou em As Crônicas de Gelo e Fogo, saga criada pelo escritor George R. R. Martin, os animais são associados à Casa Targaryen (afinal, foi com o auxílio dos dragões que eles conquistaram Westeros) e também ajudam a criar toda a atmosfera fantástica que permeia a trama. 

Pensando nisso, reunimos nesta lista os 10 dragões mais poderosos de Game of Thrones! Lembrando que boa parte das criaturas citadas aqui apareceram apenas nos livros, mas a estreia do spin-off A Casa do Dragão pode mudar esse cenário.

Imagem de capa do item

Balerion

Como começar esta lista sem citar o famoso Balerion? O dragão foi fundamental no período em que os Targaryen chegaram em Westeros, e seu dono era ninguém mais, ninguém menos do que Aegon, o Conquistador.

Balerion era tão imponente que sua sombra cobria cidades inteiras quando ele levantava voo. Além disso, seu poder de devastação era amedrontador, fazendo com que ele assumisse uma posição de ameaça gigantesca (literalmente) perante àqueles que desafiavam a autoridade dos Targaryen.

Agora imagine querer bater de frente com o dragão mais poderoso entre os Targaryens e que conseguia derreter aço e pedra com seu fogo? Com certeza, morte na certa.

Imagem de capa do item

Vhagar

Vhagar é possivelmente o dragão que mais se aproxima do poderoso Balerion. Além de ter participado do período da conquista de Westeros, a criatura era considerada o segundo maior dragão da época e viveu o suficiente para causar estragos até a Dança dos Dragões.

Em seus anos de vida, a fêmea passou pelas mãos da Rainha Visenya e do príncipe Aemond Targaryen, ajudando a Casa a conquistar novos territórios e a vencer batalhas. Segundo os escritos de Martin, a respiração de Vhagar era tão quente que conseguia derreter a armadura de soldados e cozinhá-los vivos. Ferocidade e tamanho eram suas características mais grandiosas.

Imagem de capa do item

Caraxes

Outro dragão que também demonstrou seu imenso poder na saga foi Caraxes. O animal vermelho viu seus dias de glória quando era montado pelo ambicioso Príncipe Daemon Targaryen, chegando a participar de diversas batalhas durante a guerra civil que ficou conhecida como Dança dos Dragões.

Descrito como assustador, esguio e experiente, Caraxes conseguiu derrotar o poderoso Vhagar em batalha, embora tenha morrido no ato. Ainda assim, isso não apaga seu passado de poderosa destruição no universo de Game of Thrones.

Imagem de capa do item

Meraxes

Assim como Balerion e Vhagar, Meraxes também esteve presente na época da conquista de Westeros. A fêmea era comandada pela Rainha Rhaenys Targaryen e foi essencial para que sua Casa conseguisse expandir os domínios pelos Sete Reinos.

De acordo com as descrições de Martin, Meraxes era maior do que Vhagar e conseguia engolir cavalos inteiros se quisesse. Além disso, a criatura era conhecida por ter escamas prateadas e demonstrar bastante imponência.

Imagem de capa do item

Drogon

Drogon é um velho conhecido dos fãs da série Game of Thrones. O dragão é o mais poderoso entre os três de Daenerys Targaryen e foi batizado em homenagem a Khal Drogo, o esposo da Mãe dos Dragões.

Na mitologia da saga, acredita-se que Drogon é a reencarnação de Balerion, algo que fala por si só. Descrito como enorme e agressivo, até mesmo Daenerys teve certos problemas em dominar o dragão, que ainda promete espalhar muitas de suas chamas nos livros.

Imagem de capa do item

Vermithor

Vermithor, ou a Fúria de Bronze, ficou conhecido na saga por ser o temível dragão do Rei Jaehaerys I Targaryen. Como seu título já diz, ele tinha um tom de bronze e era o terceiro maior dragão de sua época, ficando atrás apenas de Balerion e Vhagar.

Assim como muitos de sua espécie, Vermithor era poderoso e incrivelmente assustador, características essenciais para enfrentar as inúmeras batalhas em que esteve.

Imagem de capa do item

Cannibal

O que esperar de um dragão chamado Cannibal? Exatamente isso que você está pensando. A criatura viveu durante o período da guerra civil entre os Targaryens e era a mais feroz entre os dragões selvagens, o que significa que ninguém tinha coragem de tentar reivindicá-lo para si.

Cannibal ficou conhecido por esse nome porque ele praticava atos de canibalismo contra sua própria espécie. Para o animal, não importava se o dragão estava vivo ou morto: tudo era alimento.

Imagem de capa do item

Quicksilver

Quicksilver é outro dragão da franquia que demonstrou seu incrível poder em Westeros. Originalmente montado pelo Rei Aenys I Targaryen, o animal também passou pelas mãos de seu filho, o Príncipe Aegon Targaryen.

Embora não seja tão grandioso em tamanho quanto Balerion, por exemplo, Quicksilver tinha uma preocupante reputação porque suas bolas de fogo eram brancas.

Imagem de capa do item

Silverwing

A dragão-fêmea Silverwing também está entre as criaturas mais poderosas da saga de Martin. Comandada pela Rainha Alysanne Targaryen, ela foi uma das poucas de sua espécie que conseguiu sobreviver ao período da Dança dos Dragões, garantindo-lhe o reconhecimento de sua força e ferocidade na trama.

Imagem de capa do item

Vermax

Comandado pelo Príncipe Jacaerys Velaryon, o dragão Vermax é outro animal de sua espécie que causou um bom estrago em Westeros. A criatura era conhecida por ter um enorme potencial, já que seu tamanho ia aumentando cada vez mais ao longo dos anos.

Além disso, Vermax assumia um mau comportamento quando estava em temperaturas mais frias e também participou da guerra civil entre os Targaryens.