Gambit: Todos os poderes e habilidades do mutante
Gambit: Todos os poderes e habilidades do mutante
O herói e ladrão mais charmoso de todos os tempos!
Se você cresceu nos anos 90, há grandes chances de ter se apaixonado pelo Gambit desde que ele apareceu em X-Men: A Série Animada pela primeira vez. Conhecido por seu sotaque cajun, seu espírito brincalhão e misterioso e por suas habilidades como ladrão, o herói se tornou um dos personagens mais queridos pelos fãs dos Filhos do Átomo.
Ele possui um dom único e que sempre é retratado da forma mais empolgante o possível, usando suas cartas de baralho para quebrar a banca (literalmente). Por isso, reunimos aqui todos os poderes e habilidades do Gambit, para você que quer entender tudo sobre a mutação de Remy LeBeau!
Aceleração molecular
O poder primário de Gambit é a aceleração molecular através de seu toque. Quando entra em contato com um objeto, ele é capaz de "vibrar" suas moléculas, convertendo sua energia potencial em energia cinética, criando as suas características bombas explosivas. Geralmente, o mutante opta por itens pequenos, já que são mais fáceis e mais rápidos de carregar.
Contudo, esses não são os únicos usos de seu dom. Ele também pode vibrar as moléculas a ponto de desintegrar e "derreter" objetos sólidos, além de ser capaz de canalizar essa carga através de objetos para atingir outros alvos (o que ele constantemente faz com seu bastão, que serve como um "conector" para os objetos que ele realmente quer carregar).
Os poderes de Gambit podem ser aplicados para os mais diferentes efeitos, como criar ondas de choque no chão ao seu redor ou até mesmo energizar seres orgânicos, para que eles possam ficar desnorteados. Uma consequência interessante de sua mutação é o fato de que seus olhos possuem a esclera negra e as íris púrpuras, embora isso não mude sua visão.
Condicionamento físico
Além de carregar objetos, Remy LeBeau ainda pode absorver essa energia cinética, melhorando seu próprio desempenho físico. Por isso, ele costuma ter agilidade, reflexos e velocidades superiores a outros humanos. Dessa forma, ele também é mais resistente a golpes e pode canalizar a energia cinética derivada desses ataques para contra-atacar.
Embora não possua um "fator de cura" como o de Wolverine, ele também pode usar essa energia para acelerar seu próprio metabolismo, se curando de ferimentos graves. Outro dom interessante (e inexplicável) veio quando ele ficou cego, após uma de suas cartas explodir próxima ao seus olhos. Por um breve período, ele podia "ver" imagens nas cartas, ganhando precognição.
Dom da sedução
Considerado um grande mulherengo nas HQs, Gambit já se envolveu com diversas heroínas e vilãs. Seu caso mais famoso é a Vampira, mas ele já foi casado com Bella Donna Boudreaux, além de ter tido muitos rolos com outras mulheres. Mas você sabia que a sedução faz parte dos dons mutantes do herói?
Ele é capaz de modular sua voz de forma que qualquer mente senciente que o escute se sinta presa ao seu charme. Dessa forma, ele pode manipular as pessoas a fazerem o que ele quer ou até mesmo "hipnotizá-las" e fazer com que elas acreditem em mentiras. Pessoas que já têm experiência com o herói são capazes de perceber esse controle sutil e podem bloqueá-lo.
Combatente nato
Agora, partindo para suas habilidades não-mutantes, Gambit sempre foi o combatente perfeito, desde muito novo. Criado nas ruas e membro do infame Sindicato dos Ladrões, o mutante sempre teve um treinamento especial e muitos conhecimentos em luta corpo-a-corpo, especialmente com bastão - tanto é que ele usa até hoje bastões como sua arma principal.
Ele também possui uma mira muito certeira, fruto de anos de treinamento com o disparo de cartas. Dessa forma, ele também pode usar outros objetos para atingir seus alvos desejados, como canetas, dardos e até mesmo itens maiores. Essa mira é quase perfeita, embora fique abaixo de outros heróis e vilões da Marvel, como o Gavião Arqueiro e o Mercenário.
Manejo de cartas e baralhos
Ainda falando em suas cartas de baralho, Gambit possui habilidades que vão além de seus dons mutantes - principalmente por ter uma forte conexão com esses objetos. Desde cedo, ele é um jogador muito capacitado de vários jogos de azar, como pôquer e cribbage, o que ajudou a desenvolver uma leitura muito completa de seus adversários, seja nos jogos ou nas lutas.
Seu manuseio com o baralho também se destaca. Ele consegue embaralhar e cortar os decks com muita facilidade, o que ajuda na hora de disparar essas cartas como se fossem projéteis. Há quem acredite que ele possui um leve dom telecinético em relação aos objetos que "energiza", mas isso nunca foi comprovado nos quadrinhos da Marvel - o que faz com que sua maestria com as cartas seja puro talento e treinamento.
Ladrão e estrategista
Parte do seu treinamento no Sindicato dos Ladrões fez com que Remy se tornasse um dos maiores trambiqueiros do Universo Marvel. Ele não só é capaz de penetrar fortalezas em busca de itens preciosos, como também é um grande espião e pode se disfarçar com muita facilidade, passando quase despercebido em meio às multidões.
E embora muitos não reconheçam, ele também é um exímio estrategista, talvez no mesmo nível que Fera ou Wolverine. Alguns fatores contribuem para isso, já que ele consegue ler facilmente a expressão corporal das pessoas ao seu redor, além de quase nunca ser enganado. Esses dons são muito úteis, ainda mais quando ele precisa se infiltrar em equipes inimigas.
Ápice das habilidades
Uma curiosidade sobre o Gambit é que, quando seus poderes mutantes se manifestaram, ele buscou a ajuda de Nathaniel Essex, o Senhor Sinistro, para manter essas habilidades sob controle. O vilão então removeu uma parte do cérebro de Remy, o que fez com que seus dons originais fossem reduzidos e menos letais -- e são esses os poderes que ele têm hoje.
Porém, certa vez, ele reimplantou esse pedaço removido do cérebro, trazendo de volta o ápice de seus poderes mutantes. Dessa forma, ele poderia usar a sua carga cinética à distância, sem precisar tocar em seu alvo, além de ter a capacidade infinita de energia. Ele também podia controlar as explosões, fazendo com que as cargas explodissem depois de minutos, horas e até dias.
Nesse período, ele também utilizou sua aceleração molecular de formas bem criativas em seres vivos. Ele poderia energizar seus inimigos para passarem por um grande desconforto físico, ou criar bombas através de aliados, como Colossus. Por fim, ele ainda conseguiria usar cargas menores para rastrear ou monitoras seus alvos, sem que eles soubessem.
Infelizmente, ele acabou "queimando" esses poderes após enfrentar o Novo Sol, uma versão alternativa de si mesmo vindo da Terra-9921.
Cavaleiro do Apocalipse
Em 2006, Gambit se tornou um dos novos servos de Apocalipse, tomando a persona de Cavaleiro da Morte. Isso fez com que ele ganhasse um novo visual e um conjunto de novas habilidades. Desde então, ele já reverteu à sua forma humana graças ao Senhor Sinistro, mas algumas habilidades da era em que esteve sob o controle de Apocalipse permaneceram e aparecem aqui e acolá.
Ele pode transformar o ar ao seu redor em gases venenosos, além de ter uma "carga de morte" para suas armas (resumidamente, suas cartas são capazes de desintegrar matéria orgânica ao explodir). Além disso, ele poderia controlar a trajetória de seus projéteis mentalmente, além de já ter mostrado a capacidade de "corromper" outras pessoas, fazendo com que elas se tornem parecidas com ele.