Galadriel: Tudo sobre a personagem de O Senhor dos Anéis e Os Anéis de Poder
Galadriel: Tudo sobre a personagem de O Senhor dos Anéis e Os Anéis de Poder
Tudo que você precisa saber sobre a poderosa Elfa!
No universo criado pelo escritor J. R. R. Tolkien, existe uma grande diversidade de personagens que ficaram marcados na história da cultura pop. Uma delas é Galadriel, a Senhora de Lórien, que vivenciou diversos acontecimentos importantes da Terra-média.
Presente na trilogia de O Senhor dos Anéis e na série O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder, Galadriel é muito mais do que uma simples Elfa. Por isso, reunimos aqui tudo que você precisa saber sobre a icônica personagem!
Quem é Galadriel?
Galadriel é uma das mais influentes Elfas da Terra-média. Conhecida por sua aura etérea, Galadriel é admirada por muitos devido à sua sabedoria, à beleza e ao enorme poder.
Nascida em Valinor, nos chamados Anos das Árvores, a Elfa vem de uma família bem importante: ela é a única filha mulher de Finarfin, o príncipe de Noldor, e Eärwen. Galadriel também é a sobrinha de Fëanor, o primeiro rei de Noldor.
Além disso, Galadriel também tem quatro irmãos mais velhos: Finrod, Orodreth, Angrod e Aegnor.
Galadriel recebeu um dos Anéis do Poder
Os Anéis do Poder são artefatos extremamente importantes na mitologia de O Senhor dos Anéis. Os Anéis foram criados na Segunda Era da Terra-média por influência de Annatar, uma das formas de Sauron, mesmo com a desconfiança de Galadriel, Gil-galad e Círdan na época.
Ao todo, são 20 anéis, sendo que três deles ficaram sob o domínio dos Elfos. O que ficou nas mãos de Galadriel é chamado de Nenya, o Anel da Água.
O marido de Galadriel
Celeborn é o nome do marido de Galadriel. Os dois se conheceram na Primeira Era da Terra-média e foram os comandantes de Lothlórien, o reino élfico.
Mas antes de se acomodarem em Lothlórien, os dois viveram em Lindon, o reino que era comandado por Gil-galad na época. Foi sob o reinado do Elfo que Galadriel e Celeborn viajaram pela Terra-média, encontrando e oficializando novos reinos élficos.
Galadriel é a avó de Arwen
Algo que muita gente não sabe é que duas das personagens femininas mais importantes de O Senhor dos Anéis estão na mesma árvore genealógica. Isso porque Arwen é a neta de Galadriel.
Quando Galadriel se casou com Celeborn, o casal teve uma filha chamada Celebrian. E foi a partir de sua união com Elrond, o famoso Senhor de Valfenda, que Arwen nasceu, o que torna Galadriel a avó da jovem.
A personalidade de Galadriel
Inteligente, destemida e persistente são apenas alguns adjetivos que caracterizam a personalidade de Galadriel. Toda a sua sabedoria e poder foram fundamentais ao longo de sua vivência na Terra-média, garantindo-lhe uma posição de prestígio entre todos.
Embora tenha sido um tanto quanto orgulhosa durante sua juventude, o seu amadurecimento fez com que ela deixasse o orgulho de lado para, só então, abraçar uma posição mais contida e modesta.
Quais são os poderes de Galadriel?
Galadriel não é conhecida como uma das Elfas mais poderosas da Terra-média à toa. A personagem carrega consigo uma grandiosa fonte de poder que a ajudou a combater forças do mal como Sauron, por exemplo.
De acordo com escritos de Tolkien, Galadriel consegue se comunicar com outros, por meio do pensamento, mesmo estando em uma longa distância. A Elfa também tem a habilidade de proteger sua mente de possíveis invasões malignas e pode prever o futuro.
Além disso, como dito anteriormente, Galadriel era uma entre os três de sua espécie a proteger um dos Anéis do Poder, o que a tornava ainda mais poderosa.
Sauron temia Galadriel
De acordo com notas deixadas por Tolkien, Galadriel era tão poderosa que botava medo até mesmo no Senhor do Escuro. Isso porque Sauron via a Elfa como uma igual e vivia preocupado com o que Galadriel poderia fazer com suas habilidades caso desejasse.
Também é provável que ambos tenham interagido durante a forja dos Anéis por intermédio de Celebrimbor. Assim, mesmo em sua forma de Annatar, Sauron deve ter sentido um gostinho de toda a capacidade da Elfa, o suficiente para deixá-lo de olhos bem abertos à noite.
O que aconteceu com Galadriel depois da derrota de Sauron em O Senhor dos Anéis?
Embora apareça em O Silmarillion e nos Contos Inacabados, Galadriel ganhou uma participação maior na saga por meio da trilogia de filmes O Senhor dos Anéis e O Hobbit. Foi assim que grande parte do público conheceu a personagem, que ainda carrega consigo certo mistério ao seu redor.
Nos filmes, Galadriel é uma peça importante na jornada de Frodo em direção à destruição do Um Anel. Ela ajudou a Sociedade do Anel, entregando presentes para ajudar os integrantes em suas trajetórias, e também esteve ao lado de Gandalf quando ele se recuperava do embate contra o Balrog.
Após os eventos finais de O Senhor dos Anéis, Galadriel contou com a ajuda de Celeborn para destruir a fortaleza de Sauron. Depois, ambos partiram para as Terras Imortais juntamente com Frodo, Bilbo e outros Elfos.
Quem interpreta a Galadriel em O Senhor dos Anéis?
Galadriel ficou imortalizada no imaginário do público através da performance da atriz Cate Blanchett na trilogia O Senhor dos Anéis, de Peter Jackson. Embora a personagem não tenha uma presença tão incisiva ao longo da saga, isso não foi um empecilho para que Galadriel se tornasse uma das figuras mais influentes da cultura pop.
Já Blanchett dispensa apresentações. Além de ser uma das atrizes mais consagradas de Hollywood, Cate já ganhou duas estatuetas do Oscar e tem filmes como O Aviador (2004), O Curioso Caso de Benjamin Button (2008) e Carol (2015) em sua filmografia. A artista também viveu a vilã Hela em Thor: Ragnarok (2017).
Quem interpreta a Galadriel em Os Anéis de Poder?
Na série O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder, os fãs terão a oportunidade de ver um outro lado de Galadriel, que estará mais jovem no momento temporal em que a produção se passa. Assim, quem vive a Elfa em Os Anéis de Poder é a atriz Morfydd Clarke.
Morfydd é mais conhecida por seu papel no filme Santa Maud (2019). Ela também já esteve em Predadores Assassinos (2019), A História Pessoal de David Copperfield (2019) e Orgulho e Preconceito e Zumbis (2016).