Fin Fang Foom: Conheça o vilão e entenda por que ele não estará em Shang-Chi
Fin Fang Foom: Conheça o vilão e entenda por que ele não estará em Shang-Chi
História, origens e poderes do dragão alienígena!
Tomando a forma de um grande dragão milenar, Fin Fang Foom é um dos vilões mais poderosos da Marvel Comics. Conhecido por enfrentar vários heróis clássicos como o Homem de Ferro, o Thor e o Hulk (e até mesmo a Liga da Justiça!), o personagem tem uma história bem interessante nos quadrinhos, principalmente pelas ligações com o Mandarim e seus Dez Anéis.
Isso fez com que muitos acreditassem que o personagem estaria em Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis – mas esse não será o caso, como foi revelado pelo astro Simu Liu em uma entrevista recente. Ainda assim, aqui você pode conhecer um pouco mais desse dragão superpoderoso e entender os motivos pelos quais ele não vai estar em uma das próximas aventuras do Universo Cinematográfico da Marvel!
- Primeira aparição e criadores
- A origem de Fin Fang Foom
- Ligação com o Mandarim
- Conflitos clássicos
- Histórias recentes
- Poderes e habilidades
- Adaptações
- Fin Fang Foom vai aparecer em Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis?
Primeira aparição e criadores
Fin Fang Foom apareceu pela primeiríssima vez nas páginas de Strange Tales #89, publicada em outubro de 1961. O personagem foi criado por Stan Lee e Jack Kirby como um vilão assustador que ataca humanos. Vale lembrar que, na época, a revista era dedicada a histórias de monstros e criaturas terríveis. Anos depois, o título passou a ser protagonizado pelo Tocha Humana Original e pelo Doutor Estranho.
De acordo com o próprio Stan Lee, a principal inspiração para o nome do vilão veio de Chu Chin Chow, um filme de 1934 baseado em uma peça musical. Lee gostou da sonoridade do nome e resolveu criar um dragão com um nome com três iniciais iguais e uma sonoridade parecida para cada nome. Anos depois, Fin Fang Foom foi incorporado às histórias de outros heróis da Marvel Comics.
A origem de Fin Fang Foom
Apesar de parecer um tradicional dragão da mitologia chinesa, Fin Fang Foom é um alienígena transmorfo da raça Makluana, nativa do planeta Kakaranthara (também conhecido como Maklu V). Tanto ele quanto vários membros de sua espécie deixaram seus planetas há muito séculos para conquistar outros planetas - e foi aí que Fin Fang Foom veio até a Terra.
Enquanto os outros Makluanos assumiram a forma de humanos e tentaram se infiltrar na sociedade terrestre a partir da China, Fin Fang Foom foi deixado na nave da tripulação como o "plano reserva" para caso a infiltração não desse certo. Por isso, ele foi deixado em animação suspensa dormindo por eras em um local chamado "Vale do Dragão Adormecido", até despertar em 1961.
Ligação com o Mandarim
O Mandarim tem uma ligação bem interessante com Fin Fang Foom nos quadrinhos, e isso fez com que muitos acreditassem que o dragão estaria presente em Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis. Nas HQs, o Mandarim acabou indo até o Vale do Dragão Adormecido, onde encontrou os famosos 10 Anéis (que são artefatos alienígenas de Maklu V, e não místicos).
Dotado desse poder, o vilão acabou se tornando um grande inimigo para o Homem de Ferro, porém, nessa primeira história, ele precisou unir forças com o herói para deter Fin Fang Foom, que estava tentando a todo custo recuperar os anéis de seu povo. Ao fim, eles conseguem deter os Makluanos, mas em HQs posteriores, Mandarim se tornou um aliado de Fin Fang Foom.
Conflitos clássicos
Ao longo dos anos, Fin Fang Foom teve vários conflitos com os grandes heróis clássicos da Marvel Comics. Ele enfrentou o Homem de Ferro em algumas ocasiões, mas ficou bem conhecido por uma história onde lutou diretamente com o Thor, se passando por Jormungand, a Serpente de Midgard, para ludibriar o herói. Quando o Deus do Trovão descobre, deixa a luta e parte em busca da verdadeira serpente.
Não parou por aí, ele já lutou contra o Hulk, em um combate homérico que resultou no Gigante Esmeralda jogando o dragão na lua. O personagem também aparece no crossover Liga da Justiça/Vingadores, enfrentando alguns heróis da Liga da Justiça junto com outros monstros. Após essas batalhas, ele chegou a passar um tempo como "herói".
Histórias recentes
O personagem nunca teve aparições muito consistentes nos quadrinhos, sempre desaparecendo por longos períodos e retornando para arcos pequenos. Porém, nos últimos anos, Fin Fang Foom acabou ganhando mais espaço e chegou a aparecer em grandes sagas, a exemplo do evento Monstros à Solta, onde é um dos principais antagonistas.
Na trama, ele precisa confrontar o inumano Kid Kaiju, que tem a capacidade de conjurar monstros ao desenhá-los. No fim da saga, Fin Fang Foom acaba ajudando o jovem inumano e outros heróis a lutar contra um kaiju gigante e assustador. Em outras histórias mais recentes, ele chegou a enfrentar a Garota-Esquilo (e foi derrotado por ela).
Poderes e habilidades
Todos os poderes de Fin Fang Foom derivam diretamente de sua espécie alienígena, os Makluanos. Seu maior dom é a capacidade de se transformar em qualquer coisa à sua vontade - embora esteja quase sempre em sua forma original, o grande dragão verde. Ele também possui força, resistência e longevidade sobre-humanas, além de um potente fator de cura.
O personagem é capaz de voar, mesmo tendo asas bem pequenas quando comparadas ao resto de seu corpo monumental. Ele também pode absorver diferentes tipos de energia e já demonstrou até mesmo capacidades telepáticas, podendo ler e se comunicar com outros seres através de sua poderosa mente. Como se isso não fosse o bastante, ele também tem um grande arsenal bélico proveniente da tecnologia de seu planeta.
Adaptações
Apesar de ter poucas histórias nos quadrinhos, Fin Fang Foom já ganhou diversas adaptações em séries animadas e games. Nos jogos, ele já foi um grande chefão em Marvel: Ultimate Alliance e no extinto Marvel Avengers Academy. Além disso, ele pode ser desbloqueado em LEGO Marvel's Avengers, tornando-se um personagem jogável.
Nas animações, ele já apareceu na série de 1994 do Homem de Ferro, mas recentemente esteve em vários desenhos como Ultimate Homem-Aranha, Hulk e os Agentes da S.M.A.S.H., Guardiões da Galáxia e Avante, Vingadores**. Sua última aparição, no entanto, se deu na série animada do M.O.D.O.K.**, que foi lançada pela Hulu* nos Estados Unidos.
Fin Fang Foom vai aparecer em Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis?
No segundo trailer de Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis, podemos ver o herói titular submerso se encontrando com um grande dragão. Dada a conexão do Mandarim (que será o principal antagonista do filme) com o Fin Fang Foom, muitos acreditaram que poderia se tratar do alienígena. Contudo, esse não é o caso.
O próprio Simu Liu já confirmou que Fin Fang Foom não estará presente no filme, pois a equipe de produção tentou evitar ao máximo estereótipos e representações ofensivas da cultura chinesa. Dragões são tidos como seres sagrados para o povo da China, e retratá-los como um dragão alienígena equivaleria a ter Jesus Cristo como um vilão em algum filme da Marvel.
Esse foi o motivo, por exemplo, pelo qual Mushu foi retirado do live-action de Mulan, já que a figura do dragão piadista e pateta também é ofensiva. Dito isso, o dragão que aparece no trailer foi descrito nas caixas de brinquedos como "O Grande Protetor", e não há uma contraparte para esse personagem nas HQs.