9 filmes de terror perfeitos que você nunca ouviu falar
9 filmes de terror perfeitos que você nunca ouviu falar
Ótimos e obscuros!
Se você, assim como eu, é um fã de terror, aposto que já deve ter passado horas buscando algum filme legal para assistir e se frustrando por perceber que você já assistiu quase tudo do gênero. Do slasher ao terror sobrenatural, nada escapa da sua atenção, e tudo que você queria era uma recomendação inédita, um filme pouco conhecido mas igualmente bom.
Seus problemas acabaram! Nesta lista, reunimos 9 filmes de terror ótimos, mas que muita gente nunca ouviu falar – agora, você pode reunir seus amigos, apagar as luzes, preparar uma boa pipoca e se deixar levar por nove histórias assustadoras!
Horror Hotel (1960)
Se você gosta de clássicos em preto e branco, não pode perder Horror Hotel, longa de 1960 dirigido por John Llewellyn Moxey. Na trama, uma jovem estudante universitária chega em uma cidadezinha no interior do Massachusetts, onde busca estudar feitiçaria - mas logo descobre uma série de segredos obscuros sobre o local e seus moradores.
O filme conta com a participação de uma das maiores lendas do horror, o nosso eterno Christopher Lee, e é uma excelente pedida para quem adora histórias sobrenaturais, cultos e bruxaria. Além disso, sua fotografia em preto e branco confere ao longa uma aura ainda mais etérea e sombria, perfeito para quem gosta de histórias mais clássicas.
Você pode assistir ao filme no Cultpix e no Classix
Assassinatos na Fraternidade Secreta (1982)
Um grupo de estudantes mora em uma fraternidade e está em constante pé de guerra com a governanta do lugar, uma mulher que guarda seus próprios segredos a sete chaves. Quando o local se torna palco de um crime, todas as garotas decidem fazer um pacto para esconder o que fizeram - mas isso acaba libertando um mal sanguinário na fraternidade.
Um clássico subestimado do slasher, Assassinatos na Fraternidade Secreta foi lançado em 1982 e conta com a direção de Mark Rosman. É um excelente filme repleto de mortes sangrentas e brutais, e você já deve ter se deparado com o remake de 2009, intitulado Pacto Secreto - mas já vou dizendo: o original é infinitamente melhor!
O filme está disponível no AppleTV+ (compra e aluguel)
O Pássaro Sangrento (1987)
Enquanto o slasher bebeu muito da fonte do giallo italiano, vários autores italianos acabaram incorporando a linguagem do slasher aos seus filmes, e um dos melhores resultados dessa mescla é O Pássaro Sangrento, filme de 1987 dirigido por Michele Soavi, que traz um assassino psicótico com uma aterrorizante fantasia de coruja.
Na trama, atores de uma peça de teatro se veem presos em uma situação horrível, conforme são perseguidos e massacrados por um assassino oculto. Tudo isso leva a uma espiral de violência e morte que fica cada vez mais irreversível, e resta à nossa protagonista, Alicia, tentar sobreviver em meio ao caos.
Noroi: A Lenda de Kagutaba (2005)
Agora, se você gosta mais de lendas japonesas e das maldições que só se encontra no j-horror, uma ótima pedida é o clássico subestimado Noroi: A Lenda de Kagutaba - possivelmente um dos filmes mais assustadores já feitos. Aqui, temos uma história em formato de falso documentário, o que faz a trama ficar ainda mais sombria e densa.
Com direção de Kōji Shiraishi, o filme explora uma série de incidentes sobrenaturais, todos de alguma forma ligados à lenda de um antigo demônio chamado Kagutaba. Mesclando found footage com uma atmosfera sinistra, o filme certamente vai te deixar acordado por semanas, ainda mais se você for mais chegado em histórias sem tantos jumpscares.
O Segredo do Lago Mungo (2008)
Assim como Noroi, O Segredo do Lago Mungo também adota a estética do falso documentário para contar a trágica história de uma família, cuja filha mais nova é encontrada afogada em um lago na Austrália. A partir daí, coisas sobrenaturais começam a acontecer, dando indícios de que a morte não é o fim definitivo que nós imaginávamos.
Com direção de Joel Anderson, esse longa australiano é outro exemplo perfeito de como dá para assustar sem nunca dar um susto no público. Cheio de uma atmosfera perturbadora e sombria, o filme nos traz questionamentos bem pertinentes sobre vida e morte, e o espaço limiar em que se encontram aqueles que já se foram.
Last Shift (2014)
Dirigido por Anthony DiBlasi, o sombrio Last Shift começa quando uma policial novata precisa tomar conta do plantão noturno em uma delegacia desativada. Ela tem uma ligação pessoal com o lugar, mas logo se vê presa em uma dimensão quase inumana, enquanto tenta desvendar os mistérios que levaram à morte de seu pai.
Se você gosta de jumpscares e reviravoltas surpreendentes, esse filme foi feito para você - ele é cheio de momentos arrepiantes e termina de um jeito brutal. Neste ano, o próprio diretor lançou um "remake expandido" do longa de 2014, intitulado Malum - mas honestamente, o original ainda é bem melhor.
Vozes da Escuridão (2016)
Tendo perdido seu filho recentemente, uma mãe decide fazer um complicado ritual ocultista para tentar trazê-lo de volta. Para isso, ela se isola em uma casa no meio do nada, junto de um feiticeiro violento e abusivo, enquanto sua mente vai descendo em todas as espirais da loucura. E no fim, temos não só uma catarse emocional, mas também uma revelação apocalíptica.
Vozes na Escuridão é uma coprodução entre Inglaterra e Irlanda, e foi dirigido por Liam Gavin. Lançado bem no ápice dos filmes de "pós-horror", esse longa tem resquícios de O Babadook, ao retratar a dura luta de uma mãe consumida pelo luto. Seu final é agridoce, mas certamente vai te deixar pensativo por dias.
O filme está no catálogo do Prime Video
A Vastidão da Noite (2019)
Agora, se você procura por tensão e algo mais voltado para a ficção científica, um belo exemplo é A Vastidão da Noite, filme original do Prime Video estrelado por Sierra McCormick e Jake Horowitz, com direção de Andrew Patterson. Na trama, somos jogados de volta aos Estados Unidos da década de 50.
Aqui, vemos dois operadores de rádio recebendo uma frequência misteriosa na rádio, que tudo indica ter origens extraterrestres. O mais interessante do filme é como ele constrói uma aura de medo e suspense crescente, por mais que nunca vejamos nada de "paranormal" na tela - e além disso, ele ainda tem uma baita trilha sonora marcante.
O filme está disponível no Prime Video
Censor (2021)
Outra história de época, Censor nos leva à Inglaterra dos anos 80, no auge da censura contra filmes de horror - promovida pelo próprio governo britânico. Aqui, acompanhamos a história de Enid Baines, uma funcionária do órgão de censura do governo, que acaba entrando em uma espiral ao ver um filme que parece ter pistas sobre um mistério de seu passado.
Se você gosta de visuais bonitos, coloridos e cheios de sangue, o longa de Prano-Bailey Bond é uma escolha acertada. Aqui, não só temos debates políticos a respeito da censura das artes, como também adentramos na toca do coelho em direção a um mistério sombrio - e vale destacar a atuação de Niamh Algar no papel principal, que é simplesmente perfeita.