10 filmes de terror na estrada que você precisa assistir
10 filmes de terror na estrada que você precisa assistir
Quando uma viagem se torna uma ida ao inferno!
Quem nunca viu um bom filme de horror sobre pessoas viajando pela estrada quando precisam fugir de um assassino louco ou de uma criatura bizarra? Em meio aos vários subgêneros do terror, os road movies – “filmes de estrada” – também possuem sua cota de ótimos exemplares.
Nesta lista, reunimos 10 filmes de terror que se passam em estradas – seja pela trama começar com uma viagem, ou por todo o filme se passar em estradas ao redor do mundo. São filmes que, certamente, vão te fazer ter medo de viajar novamente!
Créditos: Divulgação
Encurralado (Duel, 1971)
Para começar esta lista, nada melhor que citar um dos primeiros trabalhos de Steven Spielberg, na época em que o cineasta ainda tinha olhos para o terror. Poucos anos antes de lançar Tubarão, o diretor produziu um belo filme para TV chamado Encurralado, que mistura elementos de ação e filme slasher em uma perseguição frenética.
Na trama, um executivo viaja por uma estrada no Deserto de Mojave. Porém, o que era para ser uma tranquila viagem à trabalho logo se transforma em uma perseguição sombria, quando o homem passa a ser seguido por um caminhão sinistro. É uma boa pedida também para quem quer conhecer um pouco mais dos projetos mais obscuros da carreira de Spielberg.
O Massacre da Serra Elétrica (The Texas Chainsaw Massacre, 1974)
Um dos maiores clássicos do horror de todos os tempos, O Massacre da Serra Elétrica reinventou o gênero com uma brutalidade absoluta e várias sequências de violência explícita. O filme começa quando um grupo de jovens viaja pelo Texas. Porém, as coisas tomam um rumo sombrio quando eles descobrem uma família de assassinos vivendo no interior do estado.
O filme apresentou ao mundo o temível Leatherface e sua família canibal, eternizando-os como grandes ícones do terror. Por mais que o filme logo perca a ambientação "na estrada", é um longa de embrulhar o estômago, com cenas explícitas de tortura, mutilação e, é claro, canibalismo. Clássico absoluto do terror.
A Morte Pede Carona (The Hitcher, 1986)
Imagine a situação: você está dirigindo sozinho, quando de repente uma pessoa misteriosa pede carona. Você aceita, e ao longo da viagem, percebe que seu passageiro não é uma pessoa muito... boa. Em suma, essa é a trama de A Morte Pede Carona, um filme de suspense e horror que deixou muitos apavorados na década de 80.
Ao longo do filme, acompanhamos Jim Halsey, um homem que viaja de Chicago à San Diego e acaba encontrando o misterioso John Ryder no caminho de sua viagem. É um filme bem angustiante e cheio de momentos aterrorizantes - mas fica o aviso: passe longe do remake de 2007, que é um filme muito inferior ao original.
Quando Chega a Escuridão (Near Dark, 1987)
Muito antes de se tornar uma cineasta premiada com seus filmes de guerra, como Guerra ao Terror e A Hora Mais Escura, a diretora Kathryn Bigelow surpreendeu o mundo com *Quando Chega a Escuridão, um filme que reinventou as histórias de vampiros e trouxe consigo uma premissa bem original.
O filme pode ser considerado um road movie completo, já que seguimos um homem recém-transformado em vampiro, que é sequestrado e forçado a viajar com outros vampiros por uma semana, enquanto o líder do grupo decide se deve matá-lo ou não. O longa é cheio de alegorias políticas e sociais e traz atuações ótimas por parte de Adrian Pasdar e Bill Paxton.
Olhos Famintos (Jeepers Creepers, 2001)
Se você pegou a febre de terror dos anos 2000, é bem pouco provável que tenha escapado ileso por Olhos Famintos, o filme que deu origem a uma franquia trash muito cultuada em Hollywood. No longa, dois irmãos que voltam para casa durante as férias da faculdade. Mas quando eles passam pela Flórida, coisas horríveis acontecem.
Tudo começa com a aparição de um caminhão sinistro... mas o motorista do veículo é alguém ainda mais assustador e violento. O filme nos apresentou o Creeper, uma figura bem sinistra e macabra que possui um vasto mito em sua origem. A primeira continuação também vale a conferida, mas nem chegue perto do terceiro filme...
Pânico na Floresta (Wrong Turn, 2003)
Não se deixe enganar pelo título traduzido - por mais que Pânico na Floresta se passe, de fato, em uma floresta, boa parte da trama acontece em uma estrada. Aqui, vemos um grupo de viajantes que acabam ficando presos por problemas em seus carros. Contudo, eles não sabem que tudo não passa de uma armadilha.
Com um elenco composto por Eliza Dushku, Desmond Harrington e Jeremy Sisto, o filme logo apresenta seus maiores vilões: um grupo letal de sádicos assassinos, que para variar, também são canibais. O interessante aqui é ver como a história mistura elementos de slasher, road movie e horror de sobrevivência.
Viagem ao Inferno (Wolf Creek, 2005)
Wolf Creek: Viagem ao Inferno tem tudo para ser um dos filmes mais aterrorizantes desta lista - a começar pelo fato de ter sido inspirado por eventos reais, que aconteceram na Austrália nas décadas de 90 e 2000. O filme conta - de forma exagerada - os assassinatos de mochileiros que viajavam pelo país.
Assim como outros filmes desta lista, como O Massacre da Serra Elétrica e Viagem Maldita, o longa lida com um grupo de amigos que é encurralado e perseguido por assassinos loucos. Com muito gore e violência, é uma obra bem pesada e que vai fazer você ter ainda mais medo da Austrália...
Viagem Maldita (The Hills Have Eyes, 2006)
Um slasher bem peculiar e macabro, Viagem Maldita é o remake contemporâneo de Quadrilha de Sádicos, um dos primeiros longas dirigidos por Wes Craven (o grande criador de franquias como A Hora do Pesadelo e Pânico). No filme, uma família comum que viaja pelo Nevada quando são surpreendidos por um grupo de canibais deformados.
O longa é cheio de sequências arrepiantes e possui vilões muito icônicos, além de ter ótimas cenas de ação. É um remake equivalente ao original, para muitos fãs, e que acrescenta elementos à história - como, por exemplo, toda a sequência situada em uma cidade fantasma que é um campo de testes nucleares.
À Prova de Morte (Death Proof, 2007)
Em 2007, Quentin Tarantino e Robert Rodriguez se uniram para fazer o projeto Grindhouse, em homenagem aos filmes B dos anos 80 e 90 que eram lançados em sessões duplas no cinema. Enquanto Rodriguez ficou com o icônico Planeta Terror, Tarantino nos apresentou À Prova de Morte, um filme que o cineasta parece ter rejeitado por completo.
Por mais que muitos não classifiquem esse longa como um filme de terror, são inegáveis os incontáveis elementos de slasher aqui presentes. Na trama, um grupo de amigas faz uma viagem pelas estradas americanas quando são surpreendidas por um assassino violento e sádico (interpretado por ninguém menos que Kurt Russell.
Southbound (2015)
E fechando esta lista, podemos citar um filme mais recente, que fez um relativo sucesso entre os fãs de horror independente. Southbound é um filme antológico - ou seja, é composto por vários segmentos (ou "curta-metragens") que são conectados entre si por uma temática em comum. E nesse caso, a temática é uma estrada misteriosa no sul dos Estados Unidos.
No filme, acompanhamos cinco histórias paralelas que se passam ao longo de uma estrada, e todas estão diretamente conectadas uma com a outra. É um filme com baixo orçamento que prova que o horror pode vir de várias formas, e pode assustar com a mesma eficácia que grandes blockbusters dos maiores estúdios.