10 filmes de terror infantil para assistir com as crianças
10 filmes de terror infantil para assistir com as crianças
Hora de apresentar o mundo do horror para os pequenos!
O Halloween está chegando e é hora de aproveitar assistindo um bom filminho de terror… mas se você acha que só os adultos podem se aventurar pelo sobrenatural, está muito bem enganado. Na verdade, não é de hoje que vemos produções infanto-juvenis com alguns (e leves) elementos assustadores para encantar crianças e adolescentes.
Seja com bruxas travessas, fantasmas de outro mundo ou até mesmo diabinhos espertos, não faltam opções para você assistir com seu filho, irmão mais novo ou sobrinhos. E é por isso que listamos aqui 10 filmes de horror infanto-juvenil para assistir com as crianças, para deixar seu Dia das Bruxas ainda mais divertido!
Gremlins (1984)
Um clássico dos clássicos, Gremlins foi dirigido por Joe Dante e traz a história de Gizmo, um jovem mogwai que é dado de presente para um adolescente, como se fosse um animalzinho de estimação. Contudo, há três regras que não podem ser desrespeitadas de jeito nenhum: não pode molhá-lo, dar comida depois da meia-noite e expô-lo à luz do Sol.
Quando o dono de Gizmo desobedece as regras, ele acaba dando vida a uma legião de criaturinhas endiabradas, os Gremlins, que vão tocar o terror em uma cidade bem na noite de Natal. Esse é um filme bem divertido e tranquilo de se assistir com crianças menores - só cuidado com a quantidade absurda de sangue de Gremlin respingando na tela da sua televisão...
Disponível em: Netflix e HBO Max
A Pequena Loja dos Horrores (1986)
Se você não é daqueles chatos que adora falar mal de musicais, um bom filme para ver é A Pequena Loja dos Horrores, longa musical de 1986 que foi dirigido por Frank Oz e inspirado em um filme de 1960. Aqui, seguimos o sonhador Seymour, que precisa cuidar de uma planta carnívora falante que tem um certo apetite apurado por carne humana.
Apesar da temática grotesca, o filme é bem leve e descompromissado, e traz algumas músicas que não vão sair da sua cabeça por um bom tempo. Renda-se aos encantos de Audrey II, que a cada nova refeição, fica maior e mais faminta - e se junte a Seymour enquanto ele tenta se livrar de sua obsessão, mesmo sabendo que precisará tomar medidas drásticas...
Disponível em: HBO Max
Os Fantasmas se Divertem (1988)
Você se lembra da época em que Tim Burton era um dos maiores nomes do cinema de gênero, sempre trazendo consigo uma estética única e vários personagens adoravelmente mórbidos? Pois bem, um dos melhores filmes do diretor é o clássico Os Fantasmas se Divertem, estrelado por Michael Keaton e Winona Ryder e lançado em 1988.
Na trama, um casal morre em uma casa assombrada e seus espíritos ficam presos ao mundo dos vivos... o que gera um baita problema quando a casa volta a ser habitada por outro casal. Com os atritos cada vez mais constantes, os fantasmas "contratam" uma perigosa entidade chamada Betelgeuse, que vem para tocar o terror e espantar os novos residentes.
Disponível em: HBO Max
Convenção das Bruxas (1990)
Agora, se você prefere histórias de bruxas em vez de fantasmas, uma baita indicação é Convenção das Bruxas, o filme original de 1990 que traz a nossa querida Anjelica Huston no papel de uma bruxa extremamente má e poderosa, que planeja transformar todas as crianças do mundo em ratos, para então poder devorá-las.
O longa é baseado no livro homônimo de Roald Dahl e traz consigo um bom espírito de aventura, conforme seguimos um garoto chamado Luke Eveshim, que tem a "sorte" de estar em um hotel com sua avó no mesmo momento que as bruxas se preparam para uma convenção. Apenas fuja do remake estrelado por Anne Hathaway, que simplesmente não é bom.
Disponível em: HBO Max
Abracadabra (1993)
Ainda que seja mais puxado para a comédia que para o horror, o clássico Abracadabra já se tornou uma tradição de Halloween para muitos, que revisitam o filme todos os anos em outubro. Aqui, seguimos a história das Irmãs Sanderson, um trio de bruxas malvadas que viveu em Salém há mais de 300 anos e que, certo dia, são ressuscitadas por um garoto e seus amigos.
O filme eternizou o trio vivido por Bette Midler, Kathy Najimy e Sarah Jessica Parker, e é cheio de momentos assustadores, mesmo sendo voltado para um público mais jovem. Além disso, você ainda pode aproveitar e fazer uma sessão dupla, assistindo o clássico junto de Abracadabra 2, que foi lançado há pouco tempo no Disney+.
Disponível em: Disney+
Scooby-Doo na Ilha dos Zumbis (1998)
Scooby-Doo é um personagem clássico amado por todas as gerações, e já estrelou diversas produções na televisão e no cinema. Qualquer história do cão medroso e sua turminha de amigos é uma escolha perfeita para assistir no Dia das Bruxas, mas não podemos deixar de recomendar o baita clássico que é Scooby-Doo na Ilha dos Zumbis.
Produzido e lançado numa época em que a franquia estava voltando ao topo, o filme é bem interessante por trazer uma história mais sombria, com toques sobrenaturais e vilões realmente assustadores, tudo enquanto a Mistério S.A. tenta desvendar o segredo que há por trás de uma ilha povoada com zumbis aterrorizantes.
Disponível em: AppleTV+ (aluguel)
A Casa Monstro (2006)
Um clássico das locadoras nos anos 2000, A Casa Monstro é um filme animado que traz tudo que há de melhor no horror infanto-juvenil: é tenso, assustador e possui uma história bem instigante, mas nunca chega ao ponto de ser traumatizante para o público mais jovem - pelo contrário, é uma boa porta de entrada para o cinema de terror.
Aqui, três amigos - D.J., Bocão e Jenny - começam a ficar assustados com a casa do Sr. Epaminondas, o velho rabugento da vizinhança. Sem ter provas concretas, eles acreditam que a casa está viva e possui planos cruéis, então decidem partir em uma aventura enquanto descobrem o triste segredo de seu vizinho.
Disponível em: Netflix
Coraline e o Mundo Secreto (2009)
Enquanto A Casa Monstro definitivamente não vai traumatizar os pequenos, o mesmo não pode ser dito sobre Coraline e o Mundo Secreto, filme de 2009 dirigido por Henry Sellick e baseado no livro homônimo escrito por Neil Gaiman, que segue a história de uma menina corajosa e rebelde que acaba encontrando um mundo novo por trás de uma porta em sua nova casa.
Lá, Coraline descobre que existem figuras muito parecidas com seus pais, mas com algumas diferenças bem significativas. Eles são mais presentes, são mais amorosos... e possuem botões no lugar dos olhos. Aos poucos, a menina vai descobrindo que esse mundo é muito mais sombrio do que ela imagina, e vai precisar lutar para voltar para sua casa de verdade.
Disponível em: AppleTV+ (aluguel)
ParaNorman (2012)
Produzido pelo estúdio Laika (o mesmo responsável por Coraline), o filme animado ParaNorman é outra boa pedida para quem gosta de histórias mais assustadoras, mas com um toque mais juvenil. Na trama, Norman é um garoto capaz de ver fantasmas, e acaba se envolvendo em uma grande treta sobrenatural com uma bruxa antiga de sua cidade.
Ainda que pareça apenas uma aventura descompromissada, o longa toca em pontos bem interessantes e é o tipo de filme que certamente vai te fazer dar uma pequena lacrimejada, no mínimo. Com um visual sinistro realçado pela animação em stop-motion, é outro filme que você com certeza deveria dar uma chance para assistir no Dia das Bruxas.
Disponível em: AppleTV+ (aluguel)
Histórias Assustadoras para Cantar no Escuro (2019)
Agora, se você conhece adolescentes um pouco mais velhos que adoram uma boa história de terror, uma baita recomendação é Histórias Assustadoras para Contar no Escuro, filme de 2019 baseado na série de livros infanto-juvenis de Alvin Schwartz e Stephen Gammell, que traz... bem, várias histórias assustadoras para contar no escuro.
Na trama, um grupo de amigos acaba parando na casa de Sarah Bellows, uma antiga bruxa que viveu na cidade, bem na noite de Halloween. Lá, eles descobrem um livro cheio de contos assustadores, mas cada vez que uma das histórias é lida, ela acaba acontecendo no mundo real. Por isso, eles precisam correr contra o tempo para impedir a maldição final da bruxa.
Disponível em: Prime Video