10 filmes de terror para curtir no Natal
10 filmes de terror para curtir no Natal
Para quem gosta de um bom terror natalino!
O espírito natalino está entre nós – e mesmo que, neste ano, as comemorações estejam sendo um pouquinho diferentes por conta da pandemia, ainda temos espaço para celebrar… porém, se você é do tipo que gosta de comemorar a data de uma forma mais macabra, saiba que não é o único.
O cinema de terror é cheio de filmes ambientados e focados em datas e feriados especiais, e com o Natal não seria diferente. Aqui, listamos 10 filmes de terror natalinos para curtir no fim do ano, desde produções que trazem figuras associadas ao Natal ou filmes que apenas são ambientados na noite das festividades!
Gremlins (1984)
Um clássico absoluto do horror natalino, Gremlins é muito bem conhecido por seu teor cômico, misturando um humor ácido com criaturas adoráveis que, quando expostas à água e à comida após a meia-noite, transformam-se em demônios violentos e extremamente hiperativos.
O primeiro filme se passa no Natal e mostra toda a destruição de uma cidade provocada por essas criaturas assombrosas. No entanto, você certamente vai ficar dividido entre ter repulsa e pavor dos Gremlins e querer ter um só para você - ainda mais se ele for fofo igual o Gizmo.
Krampus: O Terror do Natal (Krampus, 2015)
Em 2007, Michael Dougherty presenteou o mundo com seu Contos de Dia das Bruxas, um filme antológico que captura muito bem o espírito de Halloween. Em 2015, ele voltou aos cinemas com Krampus: O Terror do Natal, um filme que mostra todo o lado sombrio da data.
O longa se baseia no mito do Krampus, o "lado maligno" do Papai Noel no folclore europeu. Aqui, vemos uma família disfuncional que precisa lidar com a chegada dessa entidade terrível e seus capangas demoníacos. Apesar de ter momentos assustadores e um fim pessimista, é um filme muito divertido.
Natal Sangrento (Silent Night, Deadly Night; 1984)
E se você acha que a "sombra" do Papai Noel não é assustadora o suficiente, que tal assistir Natal Sangrento, um filme de terror slasher de 1984 que traz um verdadeiro Papai Noel assassino, pronto para matar e dilacerar suas vítimas com um machado, enquanto passa despercebido pelas multidões?
O filme deu origem a toda uma franquia bizarra - que conta até com assassinos robôs. Ainda assim, o longa original é muito divertido no que se propõe, fazendo um belo massacre natalino com bastante sangue e violência. O filme foi tão marcante na época que chegou a ser censurado e banido em alguns países.
Perigo Próximo (Better Watch Out, 2016)
Se você gosta de filmes natalinos, certamente já deve ter visto mais de uma vez algum longa da saga Esqueceram de Mim e se divertido com as desventuras de Kevin McCallister. Porém, já imaginou como seria o filme se ele tivesse elementos mais fortes de terror? Perigo Próximo faz isso com maestria.
O filme de 2016 narra a história da babá chamada Ashley, que precisa cuidar de Luke justamente na noite de Natal. Aqui, vemos várias brincadeiras e subversões com o subgênero da invasão domiciliar, com um plot twist sensacional que eleva a trama à maior qualidade possível. É uma ótima pedida!
Anna e o Apocalipse (Anna and the Apocalypse, 2017)
Um longa de 2017 que acabou tendo uma repercussão entre o nicho dos fãs de terror, Anna e o Apocalipse tem uma proposta bem ousada. É um terror teen sobre zumbis... que também é um musical. Com toda essa estrutura, o filme tinha tudo para ser uma bagunça e dar errado, mas ele surpreende.
O longa se passa bem no período do Natal, quando zumbis aparecem do nada e começam a causar o terror. Misturando horror e comédia com músicas bem chiclete, o filme sabe ir além do óbvio e tem personagens bem interessantes, além de ser muito autoconsciente de suas próprias limitações.
P2: Sem Saída (P2, 2007)
Alguns filmes se beneficiam justamente da atmosfera natalina, mesmo que não lidem diretamente com elementos atrelados à data comemorativa. Um belo exemplo disso é P2: Sem Saída, um suspense asfixiante que conta a história de uma mulher presa em um estacionamento na noite de Natal.
O longa surpreende por criar um forte senso de tensão e suspense, deixando o público realmente preocupado com a protagonista. Além disso, é importante citar que o filme foi produzido por Alexandre Aja, cineasta famoso por longas como Viagem Maldita e Alta Tensão.
I Trapped the Devil (2019)
Um longa bem surpreendente do ano passado, I Trapped the Devil é o típico filme que brinca o tempo todo com nossas próprias crenças e superstições, trazendo uma claustrofobia bem poderosa. Tudo começa quando, na noite de Natal, um homem vai, junto de sua esposa, visitar seu irmão instável.
Chegando à casa dele, eles descobrem que o homem está completamente enlouquecido, afirmando ter prendido o Diabo em um cômodo da casa. A partir daí, o que temos são uma série de cenas enlouquecedoras, que nos fazem duvidar da sanidade dos personagens e da nossa própria.
O Chalé (The Lodge, 2019)
Lançado em festivais no ano passado, O Chalé acabou ganhando uma certa repercussão neste ano, ainda que não tenha sido lançado nos cinemas brasileiros. O filme conta a história de duas crianças que são levadas para um chalé no meio do nada, onde precisam ficar presos com sua madrasta.
Dirigido por Veronika Franz e Severin Fiala (responsáveis pelo aclamado Boa Noite, Mamãe), o filme é uma aula de tensão, suspense e até mesmo sobre a maldade humana, conforme o sobrenatural e a violência se entrelaçam em uma trama genuinamente tenebrosa.
Natal Negro (Black Christmas, 2006)
Lançado em 2006, Natal Negro é o remake de um filme clássico para os amantes do terror (e você ainda vai ouvir falar dele nesta lista). O filme se passa em uma casa de sororidade, enquanto um temível assassino de pele amarela espreita em uma missão gloriosamente sanguinária.
Embora seja um filme "ruim", com muitos problemas de roteiro, desenvolvimento de personagens e montagem, Natal Negro consegue ser extremamente divertido e até assustador, além de contar com um elenco recheado de estrelas, como Michelle Trachtenberg, Katie Cassidy e Mary Elizabeth Winstead.
Noite do Terror (Black Christmas, 1974)
Muito antes de ganhar um remake, Noite do Terror já era um clássico consagrado do cinema de horror, influenciando diversos filmes do gênero. Um dos primeiros slasher já feitos, o longa segue a premissa de sua releitura, com várias meninas em uma casa de sororidade fugindo de um assassino perigoso.
Além de surpreender pela violência empregada (levando em conta a época em que o filme foi lançado), este é um daqueles clássicos que faz você se importar com os personagens e torcer por eles, além de ter um baita clima natalino, perfeito para quem gosta de celebrar essa época do ano.