Esses filmes de super-heróis foram anunciados mas nunca lançados, entenda

Capa da Publicação

Esses filmes de super-heróis foram anunciados mas nunca lançados, entenda

Por Gus Fiaux

No que diz respeito aos filmes de super-heróis, é bem comum vermos estúdios planejando a longo prazo, preparando o terreno para filmes que só serão lançados de três a dez anos após seus anúncios oficiais. Acontece que muita coisa rola durante esse processo e alguns filmes sequer saem da gaveta.

Nesta lista, reunimos 10 filmes de super-heróis da Marvel e da DC Comics que chegaram a ser anunciados mas nunca foram lançados. São filmes conhecidos pelo público mas que, infelizmente, nunca iremos ver!

Imagem de capa do item

Superman Lives

Graças a The Flash, muitos fãs puderam ver como Nicolas Cage seria como Homem de Aço, e isso remonta à história de Superman Lives, um projeto da década de 90 que acabou não indo para frente, mas passou anos sendo discutido graças a fotos vazadas do teste de figurino do ator.

O filme teria sido dirigido por Tim Burton com base em um roteiro de Kevin Smith. O projeto foi engavetado antes de sair e levaria mais de cinco anos para que outro filme do herói fosse produzido. Há alguns anos, foi lançado o documentário The Death of Superman Lives, que reúne os criadores para contar a história da produção do longa e o seu cancelamento.

Imagem de capa do item

Liga da Justiça Mortal

Um dos projetos mais ambiciosos da história da DC Comics, o famigerado Liga da Justiça: Mortal foi um longa cuja produção sofreu vários problemas. O filme teria sido dirigido por George Miller (sim, o mesmo diretor por trás do aclamado Mad Max: Estrada da Fúria), antes de seu cancelamento em 2007.

No entanto, diferente de muitos filmes desta lista que nunca sequer chegaram a sair do papel, Mortal já tinha escalado seus atores e estava na véspera das gravações quando a Warner Bros decidiu encerrar a produção. Até hoje, muitos têm curiosidade de saber como seria o longa, que contaria com Armie Hammer e D.J. Cotrona como Batman e Superman, respectivamente.

Imagem de capa do item

Gambit

Por volta de duas décadas, a Fox montou seu próprio "universo compartilhado" de filmes dos X-Men, uma franquia pontuada por altos e baixos, que dividiu a opinião de muitos fãs. Antes da compra do estúdio pela Disney, um dos projetos ativos era um filme solo do Gambit.

O longa seria protagonizado por Channing Tatum e traria vários elementos da história do mutante nas HQs. Com o passar dos anos, a Fox não conseguiu manter um diretor no projeto, e quando a Disney conquistou o estúdio, o projeto foi oficialmente dado como morto -- mas há rumores de que ainda poderemos ver Tatum como Gambit em um futuro não muito distante...

Imagem de capa do item

X-Force

Mas o Gambit não foi o único herói mutante que não ganhou filme. Com o sucesso do primeiro Deadpool, a Fox se adiantou e começou os planos para um filme solo da X-Force, a equipe "adulta" dos X-Men. O diretor Jeff Wadlow foi chamado para comandar o projeto.

Chegamos a ver uma arte conceitual, que mostrava alguns dos personagens que estariam no filme. Porém, com o passar do tempo, o projeto foi ficando à deriva, até que vários elementos foram incorporados em Deadpool 2. Até agora, não há notícias de um possível filme para a X-Force, mesmo após a compra da Fox pela Disney.

Imagem de capa do item

Doutor Destino

Apenas outra equipe sofreu na mão da Fox mais que os X-Men. Sim, estamos falando do Quarteto Fantástico, que teve três adaptações fracassadas e alguns planos para spin-offs. Um deles seria o filme do Doutor Destino comandado por Noah Hawley (Legion, Fargo).

O projeto seguiria a história de origem de Victor Von Doom antes de se tornar o grande vilão que conhecemos e amamos. O filme teria uma proposta mais política, mostrando a ascensão de Doom na Latvéria e sua origem como um grande tirano da nação. Com a compra da Fox pela Disney, o projeto morreu.

Imagem de capa do item

Quarteto Fantástico 2

Porém, bem antes do filme do Doutor Destino sequer ser concebido, a Fox tentou reiniciar a franquia do Quarteto Fantástico em 2015, com um filme dirigido por Josh Trank. O resultado todos nós conhecemos: uma catástrofe que gerou muito prejuízo e enterrou a carreira do diretor.

No entanto, a Fox parecia estar confiante no projeto antes de seu lançamento e a prova disso é que o estúdio já havia separado uma data em seu calendário para lançar a sequência (que sairia em 2017). Com o resultado desastroso do longa de Trank nas bilheterias, o filme foi retirado da agenda sem nenhum alarde.

Imagem de capa do item

Sexteto Sinistro

Além da Fox, a Sony foi estúdio que passou muito tempo com propriedades da Marvel em mãos -- e continua até hoje!. O estúdio sempre tomou conta das várias franquias do Homem-Aranha, chegando ao ponto de projetar um universo compartilhado ao redor do herói.

O pontapé para isso seria O Espetacular Homem-Aranha 2, que apresentaria vários vilões e daria a partida em um filme do Sexteto Sinistro, que já tinha inclusive um diretor. Com o fracasso crítico e comercial do longa de 2014, o filme do Sexteto foi cancelado, ou ao menos, adiado por um tempo indeterminado.

Imagem de capa do item

Sereias de Gotham City

A partir daqui, entramos em um terreno bem conhecido pelos fãs: o já finado Universo Estendido da DC. Por falar nele, é seguro dizer que Esquadrão Suicida é um dos piores (mas lucrativos) filmes de super-heróis de todos os tempos. E foi justamente esse retorno financeiro que fez a Warner criar planos para o futuro da Arlequina de Margot Robbie.

Isso fez com que o estúdio chamasse o diretor David Ayer para comandar um filme das Sereias de Gotham City, a equipe de vilãs composta pela Arlequina, Mulher-Gato e Hera Venenosa. O filme foi cancelado e partes do projeto foram incorporadas ao filme das Aves de Rapina e agora, com o fim do DCEU, o futuro da personagem de Robbie permanece incerto.

Imagem de capa do item

Ciborgue

Dentro do Universo Estendido da DC Comics, não é segredo para ninguém que os filmes de Zack Snyder sempre foram alvo de controvérsias. Embora o diretor tenha uma legião fiel de seguidores, muitos fãs dos quadrinhos não gostaram do rumo que o diretor estava dando à franquia.

Uma das ideias vinculadas aos planos originais de Snyder era um filme solo do Ciborgue, que teria chegado aos cinemas em abril de 2020. Após o fracasso de Liga da Justiça, o projeto foi exterminado. Considerando as declarações de Ray Fisher a respeito do estúdio e de Joss Whedon, que comandou as regravações do longa de 2017, é bem pouco provável que o ator trabalhe com a Warner novamente...

Imagem de capa do item

Liga da Justiça: Parte 2

Porém, a maior herança de Zack Snyder que acabou sendo deixada de lado foi a continuação de Liga da Justiça. Originalmente, o visionário cineasta havia planejado uma história em duas partes, com o segundo longa-metragem sendo lançado em 2019 e apresentando a luta da Liga contra Darkseid.

Com o afastamento de Snyder do primeiro filme e o fracasso comercial do mesmo, a Parte 2 foi totalmente cancelada. Apesar disso, em 2021, o cineasta teve a chance de apresentar ao mundo a sua versão do filme de 2017, que incorpora alguns elementos e pistas do que ele pretendia fazer para a sequência.