Todos os filmes e séries adaptados de video games atualmente em produção

Capa da Publicação

Todos os filmes e séries adaptados de video games atualmente em produção

Por Arthur Eloi

Adaptações de HQ são uma verdadeira fonte de dinheiro, mas Hollywood já está de olho na próxima tendência: os videogames. As franquias dos jogos despertam o interesse de executivos e cineastas desde que a indústria passou a lucrar mais que o cinema. Além disso, uma nova geração de realizadores cresceu jogando grandes clássicos, e hoje quer levá-los para as telas com o respeito que eles merecem.

O útil se juntou ao agradável, e agora há uma verdadeira avalanche de filmes e séries baseadas em videogames vindo aí. Confira todos os projetos anunciados abaixo!

Imagem de capa do item

Uncharted: Fora do Mapa

Os jogos da Naughty Dog já são frequentemente caracterizados como “cinematográficos”, mas isso não impede Hollywood de levá-los ao cinema, fazendo um ciclo completo: Uncharted surgiu para levar os filmes de aventura para os jogos, e agora cumpre o papel de levar os jogos de aventura para os filmes.

O longa, que chega aos cinemas já no dia 17 de fevereiro, traz uma história original inspirada pelos games, com um Nathan Drake mais novo vivido por Tom Holland (Homem-Aranha). O elenco conta ainda com Mark Wahlberg (Os Infiltrados) como Sully, e Antonio Banderas (A Máscara de Zorro) como o vilão Moncada. A direção é de Ruben Fleischer, de Venom e Zumbilândia.

Imagem de capa do item

Halo

Desde que Halo se tornou um fenômeno cultural nos Estados Unidos, a Microsoft tenta levar a principal franquia do Xbox para as telas. Depois de não conseguir emplacar um filme em Hollywood, a saga agora mira em construir um universo televisivo.

O projeto foi anunciado em 2013, e será produzido por Steven Spielberg, mas foi só recentemente que as coisas começaram a caminhar. A série de Halo acompanhará o Spartan Master Chief lutando pela humanidade contra a ameaça do Covenant, uma união de raças alienígenas. O seriado estreia em 24 de março no streaming Paramount+, que já está disponível no Brasil.

Imagem de capa do item

The Last of Us

O outro grande sucesso da Naughty Dog nos consoles PlayStation, The Last of Us é uma das grandes apostas dos jogos na televisão. A série está pegando pesado no lado da produção, sendo desenvolvida na HBO por Craig Mazin, o criador de Chernobyl, com Neil Druckmann, diretor e roteirista dos jogos originais. Além disso, apenas diretores cults, com filmes em festivais e cotados para o Oscar foram chamados para dirigir os episódios da série.

Adaptando o game de 2013, mas com novidades que inspiradas nas HQs e na continuação de 2020, a série de The Last of Us acompanha o mercenário Joel sendo encarregado de escoltar a garota Ellie, que pode ser a chave para acabar com um vírus zumbi responsável pelo apocalipse. O problema surge quando os dois começam a desenvolver um vínculo em meio a todo tipo de ameaça do fim do mundo. Pedro Pascal (O Mandaloriano, Narcos) será Joel, enquanto Bella Ramsey (Game of Thrones, Hilda) viverá Ellie. Ainda não há data de estreia.

Imagem de capa do item

Borderlands

A insana franquia de tiro da Gearbox Software não parece ser exatamente algo fácil de adaptar para as telas. Tudo se torna ainda mais inusitado ao ver a equipe que se reuniu para tal projeto.

A trama acompanha um grupo de caçadores de recompensas no planeta Pandora, em busca da mitológica Vault. O filme de Borderlands é dirigido por Eli Roth (O Albergue), e estrelado por Cate Blanchett (Thor: Ragnarok), Jack Black (Escola de Rock, Tenacious D), Kevin Hart (Jumanji) e Jamie Lee Curtis (Halloween), entre outros. O roteiro é de Craig Mazin, que também desenvolve a série de The Last of Us.

Imagem de capa do item

Metal Gear Solid

Originalmente lançado em 1998, Metal Gear Solid revolucionou os videogames ao trazer trama e atuações dignas de cinema, lançando de vez o nome do diretor Hideo Kojima como um dos maiores autores da indústria. Era só questão de tempo até a franquia chegar aos cinemas.

A trama acompanhará o espião Solid Snake se infiltrando na base militar Shadow Moses para descobrir mais sobre um projeto de armas de destruição em massa conhecido como Metal Gear. O longa é dirigido por Jordan Vogt-Roberts, diretor de Kong: A Ilha da Caveira (2017) que é um enorme fã da saga e do trabalho de Kojima. O protagonista também já foi escalado, e quem dará vida para Solid Snake será Oscar Isaac, de Star Wars e Duna.

Imagem de capa do item

Ghost of Tsushima

A prova que uma nova tendência está se desenvolvendo é observar o quão rápido as adaptações são aprovadas. Ghost of Tsushima, da Sucker Punch Productions, saiu para PS4 em julho de 2020. Menos de um ano depois, em março de 2021, foi anunciado que o game vai virar filme dirigido por Chad Stahelski, o criador de John Wick.

A trama de Ghost of Tsushima acompanha Jin Sakai, um samurai que combate a invasão do Império Mongol nas ilhas japonesas do século XIII. Ainda não há previsão de estreia ou detalhes sobre o elenco.

Imagem de capa do item

It Takes Two

Pouco após vencer o prêmio de Jogo do Ano de 2021 no The Game Awards, foi anunciado que It Takes Two ganhará uma adaptação. O projeto ainda está em etapas iniciais, e não é certo se será live-action, ou se será série de TV ou filme.

O game cooperativo de 2021 acompanha Cody e May, um casal à beira do divórcio que se vê transformados em bonecos por conta de um desejo de sua filha. Nessa inusitada situação, os dois são auxiliados por um livro mágico chamado Dr. Hakim, o guru do amor, que insiste que a única forma deles voltarem a ser humanos é através da cooperação e comunicação. O projeto, seja série ou filme, será desenvolvido por Pat Casey e Josh Miller, dupla de roteiristas de Sonic, o Filme.

Imagem de capa do item

Alan Wake

Os jogos da Remedy são cartas de amor ao cinema, TV e literatura, e Alan Wake é o melhor representante disso. Por mais que o próprio game cult de 2010 já seja separado em episódios e até tenha trechos em live-action, uma adaptação televisiva foi anunciada em 2018.

A trama acompanha Alan Wake, um autor de thrillers policiais que tira férias com sua esposa no interior dos Estados Unidos, na cidade fictícia de Bright Falls, na tentativa de driblar um bloqueio criativo. Escrevendo um romance de terror, as coisas tomam um rumo bizarro quando os eventos das páginas começam a se manifestar na realidade, e sua esposa é sequestrada por forças sombrias. A série de TV será desenvolvida por Peter Calloway, produtor de Legion e Manto e Adaga, e terá envolvimento da própria Remedy.

Imagem de capa do item

Sonic 2

Sonic - O Filme foi o ponto de virada para os games no cinema. Ainda que a adaptação do mascote da SEGA tenha passado por polêmicas envolvendo seu visual, o resultado foi um filme aventuresco, divertido e que se saiu muito bem nas bilheterias. Por conta disso, a sequência tem altas expectativas.

Sonic 2 acompanha o ouriço velocista tentando lidar com seu próprio crescimento e responsabilidades como herói, com sua vida ficando cada vez mais complicada com o retorno do Doutor Robotnik (Jim Carrey). O filme ainda terá a introdução de Tails e Knuckles, dois personagens clássicos dos games. A estreia acontece em 8 de abril.

Imagem de capa do item

Five Nights at Freddy’s

A Blumhouse é a maior produtora de terror no cinema e TV, sendo a responsável por títulos como Sobrenatural, The Purge, Corra! e muito mais. O produtor Jason Blum se interessou em levar para as telas um dos maiores fenômenos do horror nos games: Five Nights at Freddy’s.

O game, criado por Scott Cawthon, coloca os jogadores para tentar sobreviver como guarda noturno de um restaurante tomado por animatrônicos possuídos. O filme foi anunciado em 2017, mas está em desenvolvimento desde então por conta do crivo do criador, que revisava todas as versões do roteiro até achar a ideal. O longa será dirigido por Chris Columbus, conhecido por dirigir Esqueceram de Mim e Harry Potter e a Pedra Filosofal.

Imagem de capa do item

Saints Row

Saints Row começou como um clone bastante descarado de GTA, até que o terceiro jogo, de 2011, simplesmente abraçou o absurdo e mostrou o potencial da franquia. O game servirá como inspiração para um filme, que promete ser completamente insano desde o início.

O longa é escrito por Greg Russo, roteirista do filme de Mortal Kombat, que já declarou que o projeto é inspirado por clássicos como The Warriors (1979) e Fuga de Nova York (1981). Ainda não há previsão de estreia.

Imagem de capa do item

Mortal Kombat 2

Lançado nos cinemas e nas telas do HBO Max em 2021, o filme de Mortal Kombat foi altamente divisivo entre os fãs. Alguns gostaram, alguns odiaram, mas há um certo consenso que há potencial e espaço para melhora. A oportunidade não demorou muito para aparecer.

O primeiro filme termina em um enorme gancho, com Cole Young (Lewis Tan) partindo em busca de Johnny Cage antes do início do torneio titular. A continuação, confirmada em janeiro de 2022, deve enfim mostrar a disputa e também mais rostos icônicos dos games. O roteiro será de Jeremy Slater, de Umbrella Academy e Cavaleiro da Lua. Ainda não há previsão de estreia.

Imagem de capa do item

Super Mario Bros.

Nem toda adaptação é live-action, e Mario Bros. - a franquia mais popular do mundo dos games - já passou pelo trauma de tentar recriar o carismático encanador italiano em carne-e-osso com resultados desastrosos. Dessa vez, o novo filme do Mario será uma animação, desenvolvida pela Illumination, estúdio de Meu Malvado Favorito e Minions.

O elenco de voz original do elenco é algo especial, com Chris Pratt (Guardiões da Galáxia) como Mario, Jack Black (Tenacious D) como Bowser, Seth Rogen (Superbad) como Donkey Kong, Anya Taylor-Joy (O Gambito da Rainha) como a princesa Peach, e muito mais nomes de peso. A estreia acontece em 21 de dezembro nos Estados Unidos.

Imagem de capa do item

The Division

Há uns bons anos, antes da adaptação de Assassin’s Creed (2015) decepcionar nas telonas, a Ubisoft anunciou uma leva de projetos live-action de suas principais franquias. Muita gente se esqueceu, mas há um filme de The Division em desenvolvimento. O projeto, que será produzido e lançado na Netflix, será estrelado por Jake Gyllenhaal (O Abutre) e Jessica Chastain (X-Men: Fênix Negra).

A trama do game original é ambientada na cidade de Nova York após um vírus mortal causar uma epidemia violenta (o jogo é de 2016, ok?). O filme de The Division será dirigido por Rawson Marshall Thurber, de Alerta Vermelho (2021), com roteiro de Rafe Judkins, que também escreve o filme de Uncharted. Ainda não há data, mas a estreia acontece ainda em 2022, supostamente.

Imagem de capa do item

Splinter Cell

Além de The Division, outro projeto interessante que a Ubisoft anunciou foi um filme live-action baseado em Splinter Cell. A novidade é de 2017, e não recebeu muita novidades desde então, mas o projeto é tocado por Tom Hardy, que também estrelaria como o espião. É bem possível que o filme seja alterado para uma série de TV na Netflix, já que a plataforma já desenvolve uma série animada baseada nos games. Dá para juntar uma coisa com a outra do mesmo jeito que foi feito com The Witcher, né?

Imagem de capa do item

Call of Duty

A franquia bilionária dos jogos de tiro tem um filme em desenvolvimento há mais de uma década, e o projeto ainda não deu sinais de sair do papel. Porém, ao ritmo que mais adaptações de games encontram o público, é bem possível que o longa de Call of Duty volte a ser ativamente desenvolvido.

Inclusive, recentemente começaram a circular rumores de que Dwayne ‘The Rock’ Johnson seria o protagonista do filme de CoD, especialmente após o próprio ator afirmar que está participando de uma adaptação de games que será revelada em breve. Resta agora saber qual dos 18 jogos principais (sem contar derivados) servirá como inspiração para o longa.

Imagem de capa do item

Disco Elysium

A dj2 Entertainment é uma das produtoras que mais está apostando no futuro das adaptações de games, com 10 projetos baseados em jogos na casa, sendo que o único lançado até agora foi Sonic - O Filme. Uma das aquisições recentes foi Disco Elysium, o ousado RPG de PC que se destacou em 2019.

Vencedor dos prêmios de Melhor RPG e Melhor Narrativa no The Game Awards 2019, Disco Elysium acompanha um detetive em busca de desvendar um crime e recuperar sua memória ao mesmo tempo, repleto de situações bizarras e personagens carismáticos. Não há detalhes sobre a adaptação - e já fica o aviso que esse é um padrão nos projetos da dj2 Entertainment.

Imagem de capa do item

Sleeping Dogs

O foco da d2j Entertainment é só adquirir os direitos e avisar que está produzindo algo em cima de algum game. Um dos projetos anunciados pela produtora é Sleeping Dogs, game de ação de 2012.

Inspirado por clássicos policiais, a trama acompanha um policial se infiltrando na máfia de Hong Kong. O filme terá produção por Neal H. Moritz (Velozes e Furiosos, The Boys), e será estrelado por Donnie Yen, de Ip Man e Star Wars: Rogue One.

Imagem de capa do item

Tomb Raider 2

Por mais que já não seja tão falado hoje em dia, Tomb Raider: A Origem (2018) foi um sucesso moderado na bilheteria, apresentando uma nova franquia estrelada por Alicia Vikander (Ex Machina) como a mais famosa exploradora dos games. Uma sequência está em desenvolvimento desde então.

A sequência trará Vikander de volta como a protagonista, mas terá uma nova cineasta na direção e roteiro: Misha Green, a criadora de Lovecraft Country, assumirá os dois postos no filme inédito. Ainda não há data de estreia.

Imagem de capa do item

Fallout

O casal Jonathan Nolan e Lisa Joy sempre falou como sua experiência com videogames inspirou muito de Westworld, série que criaram para a HBO. Agora, eles enfim conseguiram a chance de adaptar uma de suas franquias favoritas: Fallout.

O RPG da Bethesda, que acompanha um mundo pós-guerra nuclear, vai virar série no Amazon Prime Video, que deve explorar a terra devastada, as Vaults, os mutantes e tudo que consagrou a franquia nos games. Não há mais detalhes até o momento.