8 filmes e séries que podem ser impactadas pela greve dos roteiristas de Hollywood
8 filmes e séries que podem ser impactadas pela greve dos roteiristas de Hollywood
Hollywood está paralisada!
No começo desta semana, o Sindicato de Roteiristas da América declarou oficialmente o início da greve da categoria, paralisando imediatamente uma série de produções cujos roteiros ainda estão sendo escritos. Durante esse período, roteiristas filiados ao Sindicato não podem escrever filmes, episódios e temporadas de séries e sequer programas de talk show que demandam de roteiros.
A última grande greve de roteiristas ocorreu em 2007-2008, afetando programas de TV populares como The Office, Grey’s Anatomy e Lost. A paralisação durou três meses e meio e estima-se que tenha causado perdas de bilhões de dólares em toda a indústria do entretenimento.
Dessa vez, os roteiristas exigem melhorias na forma como seus salários são distribuídos, já que os streamings – os grandes players do momento – não geram valores residuais adequados não apenas para a classe, mas também para atores, diretores e outros artistas envolvidos na produção audiovisual.
Enquanto Hollywood não se movimenta para solucionar o problema e oferecer melhores condições para os roteiristas, muitas produções serão afetadas, direta ou indiretamente. E aqui, reunimos 8 filmes e séries que podem ser impactadas pela greve dos roteiristas de Hollywood!
Saga do Multiverso e o Universo Cinematográfico da Marvel
A greve dos roteiristas paralisou todas as produções em andamento cujos roteiros ainda não foram escritos ou finalizados. Isso significa que o Universo Cinematográfico da Marvel pode passar por uma grande leva de adiamentos e/ou até mesmo cancelamentos de filmes e séries já anunciados.
Enquanto algumas produções já estão em estágio de pós-produção - como é o caso de As Marvels e Invasão Secreta, outras ainda estão em estágio de pré-produção e escrita de roteiro - e são essas as obras que vão sofrer mais o impacto da greve. Como exemplo, temos Blade, Thunderbolts, Quarteto Fantástico e até mesmo séries como Demolidor: Born Again e a suposta série solo do Visão devem enfrentar alguns problemas.
Com isso, pode ser que a grande culminação da Saga do Multiverso sofra um baita adiamento. Até o momento, sabemos que Vingadores: Dinastia Kang está previsto para 2025, com Vingadores: Guerras Secretas saindo no ano seguinte - mas, se a greve se estender por muito mais tempo, ambos os filmes podem ser adiados.
Superman: Legacy e o Universo DC
Mas não é apenas a Marvel que pode ser afetada diretamente pela greve dos roteiristas. Sabemos que James Gunn está trabalhando com afinco na construção de um novo Universo DC nos cinemas, e o primeiro projeto encaminhado será Superman: Legacy, filme que apresentará uma nova versão do Homem de Aço. Até onde sabemos, Gunn já entregou para a Warner um primeiro rascunho do roteiro do filme antes da greve.
Em Hollywood, antes de um estúdio aprovar a gravação de um filme ou série, os roteiros precisam passar por uma série de alterações e mudanças, os chamados “tratamentos”. Com a greve rolando, nem Gunn e nem outros roteiristas poderão mexer no texto até o fim das negociações, então é pouquíssimo provável que o longa seja gravado em breve.
Não apenas isso, mas outras produções do novo Universo DC também devem ficar em suspensão enquanto as paralisações continuarem. Isso significa que projetos como The Brave and the Bold, The Authority e até a série solo de Amanda Waller demorem para sair do papel - bem como outras produções que não fazem parte da cronologia desse universo, como The Batman Part II.
Yellowjackets
Enquanto os tópicos anteriores entram mais no campo da especulação, já temos algumas produções que estão oficialmente paralisadas por conta da greve dos roteiristas. Esse é o caso de Yellowjackets, série da Showtime que se tornou um sucesso em 2021 e já está na metade de sua segunda temporada.
Como o segundo ano da série já foi todo filmado, poderemos encerrar essa temporada sem grandes problemas, mas os roteiristas não irão trabalhar na próxima até segunda ordem. Quem confirmou isso foi uma das criadoras da série, Ashley Lyle, que fez uma postagem em seu Twitter falando sobre como estava o andamento da produção antes da greve:
"Bem, tivemos exatamente um dia na sala de roteiristas da terceira temporada de Yellowjackets [antes do começo da greve]. Foi incrível e criativamente revigorante, além de muito divertido. Estou ansiosa para voltar assim que o Sindicato dos Roteiristas conseguir um acordo justo".
Cobra Kai
Outra produção de sucesso que também está oficialmente paralisada é Cobra Kai, série da Netflix que serve de continuação direta aos filmes de Karate Kid. A plataforma de streaming já anunciou que a sexta será a última temporada do projeto, mas o criador Jon Hurwitz já declarou que a produção também está pausada, em um post em seu Twitter:
"Nós odiamos ter que entrar em greve, mas se precisamos fazer isso, faremos com força. Tudo paralisado na sala de roteiristas de Cobra Kai. Nenhum roteirista está no set. Esses não são tempos divertidos, mas infelizmente é necessário. No momento que um acordo justo for firmado, voltaremos ao serviço. Enquanto isso, estou mandando forças e apoio ao comitê de negociações. Vocês vão conseguir!"
Stranger Things
Stranger Things é um caso bem interessante já que, até agora, nada foi confirmado ou negado a respeito de um adiamento do quinto e último ano da série de sucesso da Netflix. No entanto, sabemos que as filmagens estão previstas para junho deste ano, o que significa que a série ainda está na fase de pré-produção e, portanto, os roteiros podem não ter sido finalizados.
Caso isso se confirme, será o segundo adiamento que Stranger Things terá ao longo de sua história, já que a quarta temporada teve suas filmagens paralisadas por conta da pandemia do COVID-19. Além disso, é provável que os spin-offs já anunciados da série sofram adiamentos enquanto as empresas de streaming não aceitarem pagar um valor adequado para os seus roteiristas.
Abbott Elementary
Saindo do mundinho da Netflix, uma produção atual muito interessante é Abbott Elementary, série de comédia sobre professores de uma escola pública norte-americana, que inclusive saiu bem premiada na última edição do Emmy. A série é exibida no Brasil pelo Star+, mas lá fora, ela é exibida originalmente pela ABC, uma rede aberta de televisão.
Na maior parte da séries produzidas para TV aberta, os roteiros dos episódios são escritos conforme a temporada é exibida, de modo que os roteiristas são capazes de fazer alterações e modificações conforme a recepção do público. No entanto, caso a greve se estenda por muito tempo, isso pode ter impactos diretos na produção, como disse a roteirista Brittani Nichols em entrevista ao Democracy Now:
"[Abbott Elementary] é uma série que é escrita enquanto é exibida. [...] Se essa greve demorar um período significativo de tempo, nossa série não vai sair a tempo e isso pode impactar na quantidade de episódios [da terceira temporada], o que tenho certeza que deixará algumas pessoas chateadas".
Grey's Anatony e Station 19
Assim como Abbott Elementary, outra série da TV aberta muito assistida é Grey's Anatomy, cuja décima nona temporada está sendo exibida agora. Até onde sabemos, todos os roteiros para a temporada já foram escritos e, por isso, não teremos adiamentos por enquanto. No entanto, a greve pode acabar atrasando a estreia da vigésima temporada, já confirmada pela ABC.
Enquanto isso, já sabemos também que o spin-off da série, Station 19 - que também está sendo exibida atualmente - ainda não teve os últimos capítulos de sua sexta temporada roteirizados. Por isso, é provável que a série tenha uma diminuição na quantidade de episódios e o "final da temporada" deve acabar sendo revelado apenas quando a sétima for ao ar.
The Last of Us
Para finalizar essa lista, temos também The Last of Us, que estreou no começo deste ano e já se tornou um dos maiores sucessos da história da HBO e também do HBO Max. Uma segunda temporada já foi oficializada e deve trazer uma adaptação do segundo jogo da franquia, The Last of Us Part II. Porém, pode demorar um pouco para vermos isso acontecendo.
É bem provável que Neil Druckmann e Craig Mazin, os criadores da série, já estivessem trabalhando nos roteiros do segundo ano, por mais que as filmagens ainda devam demorar para acontecer. Com a paralisação, eles devem suspender as atividades até o fim das negociações, o que pode dar um baita atraso na produção e, consequentemente, na estreia do segundo ano.
Contudo, uma coisa importante a se dizer é que, apesar de termos listado só 8 produções nesta lista, toda a cadeia de produção de Hollywood passará por grandes mudanças devido à greve. Como dito anteriormente, todas as séries e filmes que estão tendo seus roteiros escritos foram pausados por tempo indeterminado, até que a Associação de Produtores de Filmes e Televisão entre em um acordo com relação ao pagamento dos roteiristas.
Até lá, é bem provável que muitas obras sofram impactos não apenas no que diz respeito às suas estreias, mas também na qualidade do material e de suas narrativas. Por isso, o Sindicato dos Roteiristas (junto de outros sindicatos de artistas de Hollywood) estão pressionando para que as negociações sejam encerradas o quanto antes, tanto para que os roteiristas recebam salários e compensações melhores, quanto para que a indústria pare de explorar sua classe artística.