10 filmes ou séries sobre crimes reais do Brasil
10 filmes ou séries sobre crimes reais do Brasil
Crimes reais brasileiros que inspiraram a ficção
Recentemente o público das produções conhecidas como “true crime” (crimes reais) tem crescido consideravelmente e, após o grande sucesso da série baseada nos crimes do serial killer Jeffrey Dhamer, a busca por esses conteúdos cresceu ainda mais, mas algumas pessoas não sabem o que ou onde assistir esse tipo de conteúdo.
Para ajudar você a entrar mais nos crimes da vida real, separamos uma lista com 10 produções (entre filmes e séries) de crimes que aconteceram no Brasil e inspiraram essas produções. Veja nossas indicações a seguir!
O caso Evandro
Essa é uma série inspirada em um crime real que chocou o Paraná nos anos 90, com o assassinato do garoto Evandro. Essa série aborda a investigação sobre a morte de Evandro Ramos Caetano, de 6 anos, que mostra que há questões envolvendo preconceito religioso e a participação de políticos no ato.
Esse é um famoso caso que foi contado no podcast "Projeto Humanos", do jornalista Ivan Mizanzuk.
“O caso Evandro” é uma série que está atualmente disponível no catálogo da Globoplay.
João de Deus – Cura e Crime
João de Deus, ou melhor, João Teixeira de Faria é um criminoso que alcançou fama internacional ao se autoproclamar médium e proporcionar aos seus fiéis a "cura" para inúmeras enfermidades. Porém, a verdade começa a ser exposta e diversos abusos vêm à tona com os "sobreviventes do tratamento" indo até a mídia expor o horror que passaram.
Este documentário se encontra disponível no catálogo da Netflix.
Marielle, o Documentário
Marielle Franco foi uma mulher negra da periferia do Rio de Janeiro que se elegeu como vereadora e foi assassinada ao lado de seu motorista, Anderson Gomes, quando ainda exercia seu mandato político.
O crime até hoje está sem solução, apesar de já terem identificado alguns envolvidos, mas o documentário conta com algumas entrevistas com os familiares, policiais, jornalistas, procuradores e autoridades.
Essa é mais uma série disponível na GloboPlay.
3 Tonelada$: Assalto ao Banco Central
A produção foi inspirada em um caso de 2005 onde, em Fortaleza, ocorreu o que veio a ser considerado um dos maiores roubos do Brasil! Durante 3 meses um grupo de criminosos se dedicou a cavar um túnel até o Banco Central e efetuou um roubo de aproximadamente R$ 164 milhões. A obra mostra relatos de como tudo aconteceu e como os bandidos foram pegos.
O filme pode ser encontrado na Netflix.
VIPs — Histórias Reais de um Mentiroso
Esse documentário conta a história de vida de Marcelo Nascimento da Rocha, um trambiqueiro que conseguiu enganar as autoridades e a mídia, levando uma vida cheia de luxos e extravagâncias. Ele mesmo é quem conta a história nessa produção, expondo como conseguiu se passar desde policial à dono de uma das maiores empresas do Brasil.
A obra pode ser encontrada no Youtube, pesquisando por "VIPs — Histórias Reais de um Mentiroso".
O Bandido da Luz Vermelha
Diretamente da década de 60, essa é uma história que conta sobre os assaltos realizados por João Acácio Pereira da Costa, o "Bandido da Luz Vermelha", que cometia seus crimes com fugas ousadas e gastava o que era roubado de forma extravagante. O bandido recebeu este apelido por usar uma lanterna com luz vermelha para cometer crimes.
Pacto brutal: o assassinato de Daniella Perez
Esse foi um documentário produzido por Tatiana Issa e Guto Barra para contar a história do assassinato de Daniella Perez, um dos mais chocantes e marcantes da década de 90.
A jovem atriz brilhava no papel de destaque da novela global "Corpo e Alma" e acabou sendo friamente assassinada por seu companheiro de elenco Guilherme de Pádua e sua esposa. O documentário conta com inúmeros depoimentos de familiares, investigadores, advogados e amigos da vítima.
Atualmente está disponível no catálogo da HBO Max.
Última parada 174
Muitos vão se lembrar desse crime, já que ele foi totalmente transmitido ao vivo durante 4 horas pelos canais de TV.
O incidente ocorreu no dia 12 de junho de 2000 e paralisou o país quando um homem sequestrou um ônibus em meio a zona sul do Rio de Janeiro. Com o auxílio de imagens de arquivos, entrevistas e documentos oficiais, o filme retratou o caso da forma mais fiel possível.
O filme pode ser encontrado completo no YouTube.
Elize Matsunaga: era uma vez um crime
Quem não se lembra do chocante crime em que o herdeiro da empresa Yoki foi morto, esquartejado e teve seu corpo jogado em vários pontos de rodovias?
Essa é uma série documental sobre o caso onde Elize Matsunaga, esposa de Marcos Matsunaga, conta sua versão sobre o crime que cometeu, alegando ser vítima de violência doméstica. O crime ocorreu em 2012 e Elize foi condenada pelo mesmo.
A série está disponível na Netflix.
O Menino que Matou Meus Pais e A Menina que Matou os Pais
Um dos crimes mais conhecidos do Brasil é o caso Richthofen, onde uma jovem matou os próprios pais - Manfred Von Richthofen e Marísia - e fez um churrasco poucos dias depois, indignando todo o país.
Nesses dois filmes o que temos são a versão de Suzane Von Richthofen (filha do casal) e a de Daniel Cravinhos e seu irmão Cristian Cravinhos (outros envolvidos no crime), um acusando o outro pelas motivações e planejamento do assassinato.
Ambos os filmes estão disponíveis na Amazon Prime Video.