Os 10 melhores filmes de possessão demoníaca
Os 10 melhores filmes de possessão demoníaca
Só para quem não é fraco!
Dentro do cinema de horror, um dos subgêneros mais peculiares é o de possessão demoníaca. Vários filmes trabalham muito bem a ideia de pessoas que perdem sua identidade e sua sanidade ao serem possuídas por demônios e entidades sobrenaturais, quase sempre em tramas que se ligam a exorcismos.
Nesta lista, reunimos os 10 melhores filmes de terror sobre possessão demoníaca, justamente para quem gosta desse subgênero diabólico. Aqui, você vai conferir alguns grandes clássicos do terror e até mesmo alguns filmes menos conhecidos e mais obscuros!
Invocação do Mal (The Conjuring, 2013)
Dando início a esta lista, temos o fenomenal Invocação do Mal, o primeiro filme do colossal universo compartilhado de terror arquitetado por James Wan. O filme é excelente, e honestamente só está no décimo lugar por não se tratar bem de possessão demoníaca - na verdade, é ligado a fantasmas.
Ainda assim, o filme brinca com vários elementos do gênero, explorando a ideia de exorcismo e toda a influência externa que essa possessão exerce sobre a família da vítima - no caso, Carolyn Perron. O segundo filme também é um notório exemplo, trabalhando demônios através do temível Valak.
Verônica: Jogo Sobrenatural (Verónica, 2017)
Fora do cinema hegemônico dos Estados Unidos, temos uma infinidade de países que também trabalham com o horror de uma maneira bem empolgante. A prova disso está no filme de 2017 Verônica: Jogo Sobrenatural, um longa espanhol que lida com a possessão de uma jovem menina.
O filme é dirigido por Paco Plaza, o cineasta por trás de outro clássico do gênero, [REC]. Na trama, vemos a jovem Verônica passando por uma grande transformação após brincar com um Tabuleiro Ouija. O filme é inspirado em um notório caso que supostamente teria sido real.
O Exorcismo de Emily Rose (The Exorcism of Emily Rose, 2005)
Falando em filmes baseados em fatos, não podíamos deixar de mencionar O Exorcismo de Emily Rose, o longa de 2005 dirigido por Scott Derrickson. Como noticiado desde antes de seu lançamento, o filme é vagamente baseado no caso real de Anneliese Michel, uma mulher que passou por dezenas de exorcismos - o que inclusive resultou em sua morte.
O filme borra as linhas entre horror sobrenatural e drama psicológico ao abordar a "possessão" de Emily Rose com uma grande ambiguidade, deixando em aberto a ideia de que ela poderia ou não estar possuída por entidades satânicas.
O Último Exorcismo (The Last Exorcism, 2010)
O found footage veio para devastar o cinema de horror nos anos 2000. Se você batesse em uma moita, na hora caíam dez filmes de found footage, com suas câmeras tremidas e seus jump scares genéricos. Ainda assim, um ou outro cativou o público - a exemplo de O Último Exorcismo.
Na trama, uma equipe de filmagens se reúne com um padre que não acredita em demônios. Juntos, eles partem para a casa de uma família na Louisiana, cuja filha mais nova supostamente está possuída por um poderoso demônio. O filme é cheio de momentos asfixiantes e retrata possessão de um modo incrível.
O Ritual (The Rite, 2011)
Um dos grandes elementos que vêm junto com os filmes de possessão demoníaca é a ideia de fé e de culpa cristã. Muitos clássicos desse subgênero lidam com esse tipo de proposta. Um ótimo exemplo é O Ritual, que mostra a vida de um padre que começa a duvidar de sua própria fé.
O filme trata muito bem da possessão, sendo um longa mais contemplativo e que não apela para sustos fáceis. Ainda assim, ele conta com uma atmosfera bem densa e pesada, além de explorar o rito romano de uma forma mais verossímil e realista, o que é ótimo para quem se interessa mais pelo assunto.
Uma Noite Alucinante: A Morte do Demônio (The Evil Dead, 1981)
Embora muitos esqueçam, a franquia de terror trash Uma Noite Alucinante também pode ser categorizada dentro do subgênero da possessão demoníaca - algo que vemos desde o primeiro até o último filme da saga. No longa original, vários jovens são possuídos ao abrir o Necronomicon.
Esses "zumbis/demônios" da franquia são bem memoráveis por conta de seus visuais grotescos e apavorantes. Felizmente, nós temos um grande herói na forma de Ash Williams, que precisa se voltar contra seus próprios inimigos para derrotar essa força maligna.
A Morte do Demônio (Evil Dead, 2013)
E ainda que o filme original seja bem interessante para o terror em uma perspectiva mais divertida e ácida, o remake de 2013 não fica para trás e nos apresenta um filme cheio de sangue, morte e devastação, com cenas ainda mais grotescas e que elevam a possessão demoníaca à enésima potência.
O filme segue a mesma estrutura do longa de 1981, fazendo diversas referências às cenas e momentos principais do longa original. No entanto, o longa segue novos personagens e traz uma proposta mais séria. Se o filme original não te assustou, é bem provável que o remake dê conta...
Príncipe das Sombras (Prince of Darkness, 1987)
Entre os anos 80 e 90, John Carpenter concebeu uma ótima trilogia temática que lidava com temas relacionados ao fim do mundo. O segundo dessa "Trilogia Apocalíptica" foi Príncipe das Sombras, um filme que trabalha a ideia de demônios se infiltrando lentamente em nosso mundo.
Bem diferente da maior parte dos filmes desta lista, o longa é um exercício bem interessante em tratar demonologia de uma forma mais próxima da ficção científica. É um projeto bem ambicioso e é uma pena que o longa não seja tão lembrado quanto os outros dois da trilogia...
Possessão (Possession, 1981)
Uma co-produção da França e da Alemanha, Possessão se tornou um dos filmes mais emblemáticos do horror, tratando da ideia de possessão como uma metáfora poderosa sobre a repressão sexual, libertação feminina e até mesmo temas mais políticos ligados à Guerra Fria e sua presença na Alemanha.
Dirigido pelo polonês Andrzej Żuławski, o filme é lembrado até hoje por suas cenas apavorantes, especialmente uma sequência que acontece em uma estação de metrô. Até hoje, o filme é revisitado por fãs do gênero que continuam ávidos para descobrir suas interpretações ocultas.
O Exorcista (The Exorcist, 1973)
Não sei se você estava esperando algum outro filme para o primeiro lugar, mas é bem evidente que em uma lista de possessão demoníaca, nenhum filme consegue superar O Exorcista, um clássico absoluto do horror e que continua causando traumas até hoje.
Chris MacNeil é uma atriz de cinema cuja vida vira de cabeça para baixo ao descobrir que sua única filha, Regan, começa a exibir comportamentos estranhos e anormais. Aos poucos, a mulher percebe que algo sobrenatural está acontecendo, conforme a vida de Regan se esvai aos poucos na mão do demônio Pazuzu.