Os 10 filmes mais longos da história de Hollywood

Capa da Publicação

Os 10 filmes mais longos da história de Hollywood

Por Jaqueline Sousa

Por mais que, para algumas pessoas, filmes com mais de duas horas deveriam ser considerados atos criminosos, as produções de longa duração habitam Hollywood há muitos anos. Filmes com mais de duas, três e até quatro horas são coisas extremamente comuns na indústria estadunidense e, recentemente, até acompanhamos um aumento de longas extensos, como Batman e Avatar: O Caminho da Água.

Pensando nisso, reunimos aqui os 10 filmes mais longos da história de Hollywood! Mas, antes de partirmos para a lista, vale ressaltar que versões estendidas e produções fora do circuito hollywoodiano não foram levadas em consideração. Dito isso, feche sua garrafinha de água e vamos lá!

Imagem de capa do item

10 - O Irlandês (2019)

Duração: 209 minutos (3h29m)

Quando O Irlandês chegou ao catálogo da Netflix em 2019, o que não faltou na internet foi gente reclamando sobre a longa duração do filme de Martin Scorsese. Muitos até tentaram encarar a produção como uma minissérie de três capítulos, dividindo a obra em partes para finalizá-la.

Porém, por mais intimidante que possa parecer, o fato é que a trama de O Irlandês é tão intrigante que a extensa duração é o de menos. Com Robert De Niro (Taxi Driver), Al Pacino (O Poderoso Chefão), Joe Pesci (Os Bons Companheiros) e Harvey Keitel (Cães de Aluguel) no elenco, o filme conta a história de Frank Sheeran, um veterano de guerra que concilia a vida de caminhoneiro com a de assassino de aluguel da máfia. Tudo vai bem até que ele se torna o principal suspeito do desaparecimento de um famoso ex-presidente da associação sindical na qual participa.

Imagem de capa do item

9 - Ben-Hur (1959)

Duração: 212 minutos (3h32m)

Ben-Hur tem uma longa trajetória de readaptações em Hollywood, mas foi o filme de 1959 que conquistou uma fama maior entre o público. Estrelado por Charlton Heston (Hércules), o épico de 212 minutos acompanha a jornada do personagem titular, um mercador judeu que, após um incidente, é condenado a viver como escravo por Messala (Stephen Boyd), o chefe das legiões romanas da cidade que era seu amigo na juventude. Até que, quando ele menos espera, uma oportunidade de vingança surge.

Imagem de capa do item

8 - O Portal do Paraíso (1980)

Duração: 219 minutos (3h39m)

Dirigido por Michael Cimino (O Franco Atirador), o filme O Portal do Paraíso é um faroeste ambientado no final do século XIX que conta a história de dois estudantes de Harvard que seguem destinos diferentes e acabam parando em lados opostos nas Guerras do Condado de Johnson, que aconteceram em 1870 nos Estados Unidos.

Com um pouco mais de três horas e meia, O Portal do Paraíso conta com os atores Jeff Bridges (O Grande Lebowski), Isabelle Huppert (A Professora de Piano), Christopher Walken (Ruptura), Kris Kristofferson (Blade: O Caçador de Vampiros), John Hurt (Doctor Who) e Willem Dafoe (O Farol, Homem-Aranha).

Imagem de capa do item

7 - Os Dez Mandamentos (1956)

Duração: 220 minutos (3h40m)

O épico bíblico Os Dez Mandamentos impactou o público na década de 1950 ao contar a história de Moisés (Charlton Heston), que descobre sua herança hebraica após ser criado como um príncipe. Ele, então, escuta o chamado de Deus e descobre que tem a missão de liberar os judeus da escravidão, levando-os para Terra Prometida. Mas, para conseguir esse feito, Moisés precisa se envolver em uma batalha contra o faraó Ramsés (Yul Brynner).

Imagem de capa do item

6 - Lawrence da Arábia (1962)

Duração: 228 minutos (3h48m)

Protagonizado por Peter O’Toole (Ratatouille), o filme Lawrence da Arábia foi um marco na carreira do ator e também chamou atenção por sua longa duração. Ao longo de quase 4h, acompanhamos a história do oficial britânico T. E. Lawrence, que é enviado à Arábia para encontrar o príncipe Faisal e servir como uma ligação entre os árabes e os ingleses na luta contra os turcos.

Imagem de capa do item

5 - Era Uma Vez Na América (1984)

Duração: 229 minutos (3h49m)

Conhecido por seus clássicos de faroeste, o diretor Sergio Leone (Três Homens em Conflito) também tem um filme de longa duração para chamar de seu. Era Uma Vez Na América chegou aos cinemas nos anos 80 com a história de um mafioso que retorna à sua cidade natal para confrontar os fantasmas de seu passado e, assim, descobrir quem matou seus colegas da juventude.

Estrelado por Robert De Niro (O Irlandês), Era Uma Vez Na América também tem Elizabeth McGovern (Kick-Ass), James Wood (As Virgens Suicidas), Joe Pesci (Os Bons Companheiros) e Jennifer Connelly (Top Gun: Maverick) no elenco.

Imagem de capa do item

4 - E o Vento Levou (1939)

Duração: 238 minutos (3h58m)

E o Vento Levou, um dos maiores clássicos da história de Hollywood, também faz parte do grupo de produções extensas da indústria. Inspirado na obra literária homônima de Margaret Mitchell, o filme é estrelado por Vivien Leigh (Uma Rua Chamada Pecado) e Clark Gable (Aconteceu Naquela Noite).

Ambientada durante a Guerra de Secessão nos EUA, a trama acompanha a jovem e mimada Scarlett O’Hara. Embora consiga tudo que quer, Scarlett deseja ter o amor de Ashley Wilkes, um nobre sulista que vai se casar com sua prima. Mas as coisas acabam mudando quando a Guerra Civil se intensifica, fazendo com que a jovem lute para sobreviver e manter a fazenda de sua família.

Imagem de capa do item

3 - Hamlet (1996)

Duração: 242 minutos (4h02m)

Hamlet, uma das peças mais conhecidas de William Shakespeare, já ganhou diversas versões teatrais e cinematográficas em Hollywood, mas nenhuma tão ambiciosa quanto a versão de 1996, que é estrelada e dirigida por Kenneth Branagh (Belfast).

A trama segue a clássica história do príncipe Hamlet, que jura vingar o assassinato de seu pai e, assim, ocupar seu lugar de direito como rei. Além de Branagh, o filme também tem Kate Winslet (Titanic, Mare of Easttown), Derek Jacobi (Gladiador) e Robin Williams (Sociedade dos Poetas Mortos).

Imagem de capa do item

2 - Cleópatra (1963)

Duração: 248 minutos (4h06m)

Lançado no início dos anos 1960, Cleópatra segue imbatível como um dos filmes mais longos da história de Hollywood. Se você achou ruim ficar um pouco mais de 3h no cinema para assistir a Avatar: O Caminho da Água, agora imagine enfrentar mais de quatro horas.

Com a icônica Elizabeth Taylor na pele de Cleópatra, o filme de Joseph L. Mankiewicz conta a história de como, durante a expansão dos romanos, a rainha do Egito convence Júlio César (Rex Harrison) a formar uma aliança para que ela continue controlando o império. Mas quando César é assassinado, Cleópatra se une ao general Marco Antônio (Richard Burton) para tentar proteger seus poderes.

Imagem de capa do item

1 - Anjos Assassinos (1993)

Duração: 254 minutos (4h31m)

Sendo um épico de guerra, o filme Anjos Assassinos não veio para brincadeira: ao longo de 254 minutos, a trama retrata a maior batalha da Guerra de Secessão nos Estados Unidos, em 1863, que deixou milhares de mortos e feridos.

Dirigido por Ronald F. Maxwell (Deuses e Generais), Anjos Assassinos é protagonizado pelos atores Jeff Daniels (The Newsroom), Tom Berenger (O Atirador), Martin Sheen (Apocalypse Now), Sam Elliott (Nasce Uma Estrela) e Stephen Lang (Avatar).