10 filmes que você não sabia que eram inspirados em obras clássicas

Capa da Publicação

10 filmes que você não sabia que eram inspirados em obras clássicas

Por Ygor de Oliveira Ferreira

É comum que filmes se inspirem em obras clássicas, mesmo quando não são adaptações exatas, para trazer uma releitura, ou história completamente original com base nos clássicos. Muitas vezes, basta o espectador fazer uma análise profunda da produção para encontrar as inspirações de alguma outra obra, algumas mais óbvias que outras.

Nesta lista, você confere 10 filmes que você não sabia que eram inspirados em obras clássicas!

Imagem de capa do item

Rei Leão e Hamlet

Rei Leão é uma das animações da Disney mais querida de todos os tempos, com uma história marcante e músicas incríveis que são lembradas até os dias de hoje. Mas a jornada de Simba para derrubar seu tio Scar e tomar de volta o que é seu por direito traz inspirações claras em Hamlet de William Shakespeare.

Hamlet conta a história de um príncipe dinamarquês que busca se vingar de seu tio Claudius, que foi responsável pela morte de seu pai. A premissa de ambas as produções são extremamente parecidas, mas em Rei Leão tudo tem um tom mais amigável.

Imagem de capa do item

As Patricinhas de Beverly Hills e Emma

As Patricinhas de Beverly Hills é um daqueles filmes clássicos dos anos 90 que foi transmitido diversas vezes na TV aberta. Ele mostra Cher, a garota mais popular da escola que decide fazer boas ações bancando o cupido para dois professores. Quando seu plano dá certo, ela resolve passar por uma transformação que faz com que sua amiga se torne mais popular que ela.

Apesar de não ser uma adaptação direta de Emma, livro de Jane Austen, é possível notar várias similaridades. Ambas as obras são protagonizadas por uma jovem de espírito livre que acaba se apaixonando por alguém próximo a ela. Mesmo o papel da protagonista e suas "boas ações" influenciando aqueles ao seu redor são semelhantes. Por fim, a maior parte dos personagens de As Patricinhas de Beverly Hills apresenta similaridades com os de Emma.

Imagem de capa do item

E aí, Meu Irmão, Cadê Você? e A Odisseia

E aí, Meu Irmão, Cadê Você? é um musical de comédia que mostra a fuga Ulysses Everett McGill interpretado por George Clooney e seus amigos Delmar e Pete da prisão. O trio então parte em busca de um tesouro enterrado sem nada a perder.

O musical traz diversas referências a Odisseia como o nome do protagonista, Ulysses, e o nome de sua esposa Penny, uma abreviação para Penélope. Além disso, o trio é seduzido por um trio de mulheres que é uma combinação de Circe e as sereias e por fim o encontro com o monstro de um olho, interpretado por John Goodman.

Imagem de capa do item

Meu Namorado é um Zumbi e Romeu e Julieta

Meu Namorado é um Zumbi mostra a história de R, um zumbi que acaba se apaixonando por Julie, uma humana e agora os dois tentam viver esse romance proibido e perigoso. Assim como grande parte das histórias que envolvem romances proibidos, o filme se inspira em Romeu e Julieta para contar sua história.

O livro de Shakespeare traz muitos dos elementos que Meu Namorado é um Zumbi apresenta, com a diferença de que o filme tem uma temática apocalíptica. Por fim, o final da produção é bem diferente de sua inspiração, com R deixando de ser um zumbi e vivendo feliz com Julie.

Imagem de capa do item

Planeta Proibido e A Tempestade

Planeta Proibido é um filme de 1956 que conta a história de um grupo de exploradores que partem para um planeta distante em busca de sobreviventes de uma expedição anterior. O grupo então entra em contato com a tecnologia deixada por uma raça que vivia antigamente no local, chamada de Krell e passa a ter vários questionamentos sobre a vida.

O filme traz inspirações em A Tempestade, obra de William Shakespeare, mas ao invés de ter uma ilha como local, temos um planeta. Entre os personagens de Planeta Proibido é fácil trazer paralelos com os de Shakespeare, como é o caso de Morbius e sua filha Altaira que são muito similares ao mago Prospero e sua filha Miranda.

Imagem de capa do item

Barb Wire - A Justiceira e Casablanca

Barb Wire - A Justiceira, tem como grande estrela Pamela Anderson, no papel de Barb Wire a proprietária de um clube noturno e também caçadora de recompensas. Ela então entra em conflito com o pedido do seu ex-namorado Alex Hood pede ajuda para proteger sua atual esposa.

A produção se inspira diretamente em Casablanca, filme de 1942, dirigido por Michael Curtiz trazendo uma protagonista feminina. Ambos os protagonistas administram uma casa noturna e apresenta o dilema de um antigo amor pedir ajuda para proteger sua atual paixão.

Imagem de capa do item

Ex Machina: Instinto Artificial e Frankenstein

Ex Machina: Instinto Artificial é o filme que chamou a atenção do público para o diretor Alex Garland. Ele conta a história de Ava, uma inteligência artificial criada por Nathan que parece ter criado senciência. A produção traz diversos questionamentos sobre tecnologia e inteligência artificial pertinentes até hoje.

Além disso, as inspirações em Frankenstein ficam claras desde o início. Ambas as histórias levam a audiência a se identificar com o “monstro” e seu desejo de liberdade para não ser tratado como uma experiência. Mas em Ex Machina, Ava consegue ter seu final feliz se misturando com os humanos.

Imagem de capa do item

A Fuga das Galinhas e Fugindo do Inferno

A Fuga das Galinhas é uma das animações mais populares feitas pela Aardman e mostra a jornada de Ginger e suas companheiras na busca de liberdade longe do galinheiro que pretende transformar todas elas em comida. Apesar de bem engraçado, a produção se inspira no filme de 1963 chamado de Fugindo do Inferno.

A produção mostra um grupo de soldados americanos presos em um campo na Alemanha enquanto se reúnem para conseguir alguma forma de escapar daquele lugar. Apesar de muitos paralelos serem traçados entre os dois filmes, A Fuga das Galinhas conta a história de uma forma bem mais leve e tranquila que Fugindo do Inferno.

Imagem de capa do item

O Demolidor e Admirável Mundo Novo

O Demolidor é um filme de 1993 que mostra um criminoso chamado Simon Phoenix, interpretado por Wesley Snipes e um policial chamado de John Spartan, interpretado por Sylvester Stallone, acordando de um sono criogênico no futuro. Nesse novo mundo o crime foi totalmente erradicado e os personagens precisam lidar com todas essas diferenças.

O mundo onde O Demolidor se passa traz algumas similaridades com Admirável Mundo Novo de Aldous Huxley. Mas caso o espectador não veja isso, existe um detalhe que deixa bem claro. A personagem vivida por Sandra Bullock na produção se chama Lenina Huxley, fazendo referência ao livro.

Imagem de capa do item

Ela é o Cara e Noite de Reis

Ela é o Cara mostra Viola Hasting, interpretada por Amanda Bynes se disfarçando de Sebastian para entrar na equipe de futebol e acaba se apaixonando por um companheiro de time, chamado de Duke Orsino, que é interpretado por Channing Tatum.

Apesar de não parecer em um primeiro momento, a produção traz semelhanças com Noite de Reis, de Shakespeare. O nome de cada um dos personagens são os mesmos, assim como seus papéis na narrativa, onde o filme só traz uma roupagem mais moderna para a história.