8 filmes que foram censurados por mostrar como se comete crimes
8 filmes que foram censurados por mostrar como se comete crimes
Seja cinéfilo, cometa crimes!
Uma das maiores belezas já criadas pelo ser humano, o cinema é capaz de nos levar para novos mundos, nos transportar para reinos mágicos e nos colocar na pele de pessoas que nunca conheceríamos ao vivo. Porém, há quem diga que filmes também podem ser bem… perigosos – ao menos, é o que se vê em vários órgãos de censura ao redor do mundo.
Enquanto algumas obras são censuradas por seus conteúdos violentos ou sexuais, outras já acabam sentindo a ira desses setores por demonstrarem com exatidão como se comete algum tipo de ato ilícito. Por isso, reunimos nesta lista 8 filmes que foram banidos por mostrar como se comete um crime!
O Testamento do Dr. Mabuse (1933)
Qual crime foi ensinado: Insurreição contra o governo
Na década de 30, no lugar que hoje é a Alemanha, surgiu um movimento de filmes e arte que ficou conhecido como o expressionismo alemão, e que de acordo com muitos historiadores e estudiosos de cinema, serviu como um agouro do clima que se abateria pelo país com a chegada no nazismo. E um dos grandes expoentes do movimento foi Fritz Lang.
Em 1933, Lang lançou o filme O Testamento do Dr. Mabuse, que conta a história do criminoso titular que, mesmo após ser encarcerado, passa a enviar mensagens para a população incentivando todo tipo de ato criminoso - e nós então somos apresentados a um pequeno grupo de pessoas que tenta lutar contra a influência maligna de Mabuse.
Porém, isso acabou irritando bastante os oficiais de Adolf Hitler, que viam no filme um claro incentivo à revolta popular e à insurreição contra o governo nazifascista. Foi por isso que Joseph Goebbels, ministro de propaganda da Alemanha, decidiu banir o filme por vários anos, temendo que a obra levasse a levantes populares contra seu patrão.
Laranja Mecânica (1971)
Qual crime foi ensinado: Vários
Uma das obras mais aclamadas da carreira de Stanley Kubrick, o longa de Laranja Mecânica nem sempre foi recebido com bons olhos pela crítica e, sobretudo, por órgãos governamentais de censura. Seguindo a história de um jovem delinquente chamado Alexander Delarge, o filme retrata todo tipo de ato criminoso praticado pelo garoto, desde assalto a abuso sexual.
Por isso, o longa acabou sendo banido em vários locais do mundo, sobre a desculpa de que seu lançamento poderia influenciar jovens a cometerem os crimes retratados em tela. No Brasil, o filme foi altamente rejeitado no auge da Ditadura Militar, enquanto outros países como África do Sul e Inglaterra também baniram o longa das salas de cinema, televisões e locadoras.
O Segredo do Abismo (1989)
Qual crime foi ensinado: Crueldade animal
Um dos filmes mais subestimados da carreira de James Cameron, o ótimo O Segredo do Abismo gerou muita polêmica entre grupos de defesa de animais, graças a uma cena em que um personagem "afoga" um ratinho de laboratório em um recipiente cheio de oxigênio líquido. Por se tratar apenas de oxigênio, o animal sobrevive - mas passa a cena inteira se debatendo.
Para gravar a sequência, Cameron usou ratos de verdade e não usou qualquer tipo de efeito especial - os ratos realmente foram submersos em oxigênio e se debatiam a cada tomada. Por conta disso, o órgão de censura do Reino Unido, o BBFC, exigiu que a cena fosse cortada em território britânico, para não incentivar pessoas a afogarem seus próprios animais de estimação.
RoboCop 2 (1990)
Qual crime foi ensinado: Roubo de carro
Após o enorme sucesso do filme original de Paul Verhoeven, o estúdio já tinha grandes interesses para uma continuação de RoboCop, e isso veio ao mundo em 1990, com direção de Irvin Kershner e roteiro coescrito por Frank Miller. Apesar da recepção mista, a sequência foi abraçada por fãs do mundo todo - mas gerou problemas com a censura britânica.
O BBFC, que já citamos anteriormente, acabou cortando várias sequências de violência no corte original do filme, mas uma das censuras chamou ainda mais atenção, por não conter nada sangrento em tela - trata-se de uma cena em que um ladrão é mostrado arrombando a porta de um carro. Como esse método é real e efetivo, a censura britânica achou melhor passar a tesoura no longa.
O Exterminador do Futuro 2: O Julgamento Final (1991)
Qual crime foi ensinado: Invasão de propriedade
Já que falamos em James Cameron anteriormente, não podíamos deixar de citar O Exterminador do Futuro 2: O Julgamento Final, filme que nos ofereceu uma completa reinvenção da franquia e uma narrativa mais voltada para a ação em vez do horror. No entanto, o cineasta acabou pisando no calo da BBFC novamente, que encrencou com uma sequência do longa.
A cena em questão acontece quando Sarah Connor (vivida por Linda Hamilton) usa um clipe de cabelo para abrir uma fechadura e arrombar uma porta. Como a censura britânica tinha medo de que a cena servisse como aula para quem desejasse cometer invasão de propriedade, a sequência foi total e completamente removida da versão em VHS do filme.
Assassinos por Natureza (1994)
Qual crime foi ensinado: Assassinato
Dirigido por Oliver Stone com base em uma história criada por Quentin Tarantino, o clássico Assassinos por Natureza é um dos longas mais polêmicos e controversos já feitos, famoso por sua retratação crua e brutal da violência. Na trama, acompanhamos Mickey e Mallory, um casal de criminosos que rouba, mata e destrói tudo que vê pela frente.
Por conter cenas muito gráficas de assassinato e violência, o filme foi banido em vários países - mas sua controvérsia só aumentou ao longo dos anos, já que muitos casos de assassinatos inspirados pelo longa começaram a surgir nos EUA e no mundo. Um dos casos mais notórios envolve o Massacre de Columbine, cujos culpados eram grandes fãs do longa de Oliver Stone.
Thomas e a Ferrovia Mágica (2000)
Qual crime foi ensinado: Surfe ferroviário
Se você é um grande fã de Thomas e Seus Amigos, é possível que acabe se lembrando do filme Thomas e a Ferrovia Mágica, longa de 2000 que levou a lendária locomotiva (e seus amigos) para as telonas. Em uma cena do longa, um personagem aparece em cima de um trem em movimento, usando um moinho para se catapultar em direção ao veículo.
Para quem não sabia, ficar em cima de trens em movimento (ou metrô) é uma prática chamada surfe ferroviário, que é categorizada como crime em boa parte do mundo. Para sua exibição no canal televisivo australiano Playhouse Disney, o filme teve toda a sequência de surfe ferroviário cortada, para não incentivar a população jovem da Austrália a sair por aí em cima de trens.
Pica-Pau: O Filme (2017)
Qual crime foi ensinado: Incêndio criminoso
Um dos personagens mais insanos e diabólicos da cultura pop, o Pica-Pau ganhou seu próprio filme live-action em 2017. Apesar das críticas não muito positivas, o longa acabou encontrando um público nos fãs de longa data dos desenhos clássicos do pássaro biruta que é conhecido por cometer todo tipo de atrocidade - e em seu filme, não seria diferente.
Em dado momento do filme, o Pica-Pau aterroriza um casal de riquinhos que deseja construir uma mansão luxuosa em cima da floresta onde ele vive. Uma de suas vítimas é Vanessa (vivida pela brasileira Thaila Ayala), e o Pica-Pau decide mexer com o gás de seu trailer, explodindo o veículo ainda com ela dentro. O BBFC mais uma vez interveio e demandou cortes na cena, só para não incentivar crianças britânicas a terem ideias... incendiárias.