10 filmes com finais perturbadores

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10 filmes com finais perturbadores

Por Raphael Martins

No mundo do cinema, nem tudo é preto no branco, bem contra o mal e um final fechado e feliz. Alguns filmes, mesmo os mais comerciais, às vezes tem um encerramento bem desconfortável, para não dizer perturbador, do nível de fazer o espectador parar por um longo período de tempo para registrar o que testemunhou.

Nessa lista, estão alguns dos finais mais perturbadores do cinema, e embora variam em nível de “desgraçamento mental”, ainda deixam qualquer um desconfortável. Vamos a eles!

O Império Contra-Ataca

A revelação de que Darth Vader é pai de Luke Skywalker pode parecer uma bobagem de conhecimento comum nos dias de hoje, em que Star Wars é a franquia cinematográfica de maior sucesso da história. Mas para quem viu pela primeira vez em 1980, a cena foi como um soco no estômago.

Além de descobrir ser filho do vilão, Luke ainda perde uma mão na batalha, o que era chocante em uma época em que todos estavam acostumados a ver o bem vencer o mal toda santa vez.

Oldboy

Oldboy é outro daqueles clássicos que nunca saem de moda, sendo um dos filmes mais celebrados da história do cinema coreano. Ele conta a história de Oh Dae-su, que após ser acusado de matar a esposa, é aprisionado em um quarto de hotel por 15 anos.

Ao sair, ele vai em busca de vingança contra seus captores, se apaixonando por uma jovem chef de cozinha no caminho e consumando sexualmente seu amor por ela. Entretanto, esse encontro era o verdadeiro plano de seu sequestrador: o casal era, na verdade, pai e filha o tempo todo, algo que o vilão do filme revela com uma visível satisfação.

A Serbian Film: Terror Sem Limites

Este é um dos filmes mais perturbadores e doentios já feitos, e seu encerramento é nada menos que nojento, aumentando ainda mais a polêmica em torno da produção.

Na história, um ex-ator pornô decide aceitar um último trabalho, mas acaba envolvido em atos de extrema perversidade, que incluem estupro de vulnerável, necrofilia e outras barbaridades, inclusive contra membros de sua própria família.

No final, o protagonista e sua família decidem se matar, mas nem na morte eles encontram paz: um outro diretor maníaco e sua equipe de produção chegam para violarem seus cadáveres e filmarem tudo, começando pela criança.

O Menino do Pijama Listrado

A adaptação do livro de mesmo nome escrito por John Boyne é uma bela história de amizade em meio ao período mais sombrio e vergonhoso da humanidade, o holocausto ocorrido na Segunda Guerra Mundial. Mas o final não é tão bonito quanto o resto do filme.

O filme mostra a relação de amizade entre o menino Bruno, filho de um oficial nazista de alta patente, e Shmuel, uma criança judia preso em um campo de concentração, que se comunicam através de uma grade e não entendem muito bem a situação na qual se encontram. Quando o pai de Shmuel "some", Bruno se oferece para procurá-lo junto de seu amigo, vestindo o tal "pijama listrado" e entrando no campo de concentração sem fazer a mínima ideia de onde estava se metendo.

O fim da história é pesado: Bruno é morto na câmara de gás por engano junto de seu amigo Shmuel. A cena dos dois caminhando para a morte é extremamente dolorosa de se assistir.

Se7en - Os Sete Crimes Capitais

Neste suspense policial considerado como a obra-prima do diretor David Fincher, uma dupla de detetives segue no encalço de um assassino serial que mata suas vítimas de acordo com os sete pecados capitais bíblicos. Muitas perseguições e um rastro de vítimas depois, o criminoso simplesmente se entrega, dizendo que tem uma última vítima para revelar antes de ir para a cadeia.

Ele leva os policiais até um local inóspito, onde encontram uma pequena caixa. Para a surpresa do policial vivido por *Brad Pitt e também a do espectador, dentro da caixa há a cabeça da esposa grávida do protagonista. O assassino então diz que o mocinho do filme é sua obra final, a ira, e que se for morto por ele, sua obra estará completa.

Em um ato de puro impulso e desespero, o policial mete uma bala bem no meio da cabeça do assassino, se tornando o pecado da ira e lhe concedendo a "vitória moral". A cena é um verdadeiro show de atuação de Brad Pitt e Kevin Spacey, que entregaram performances dignas do Oscar.