8 filmes famosos que você não fazia ideia que tinham uma sequência
8 filmes famosos que você não fazia ideia que tinham uma sequência
“Sequência” é a palavra de ordem em Hollywood
Atualmente, todo filme recebe um universo cinematográfico compartilhado, mas antigamente, uma continuação era algo mandatória caso a produção fizesse sucesso. Porém, existem aquelas sequências tão meia boca comparadas ao primeiro capítulo, que ninguém nem ao menos se lembra que elas existem.
De Psicose a 2001 – Uma Odisseia no Espaço, nessa lista, separamos 8 clássicos do cinemas que receberam um “segundo filme”, mas você não fazia ideia. Esquecemos de algum? Compartilhe nos comentários!
Psicose II (1983)
Em 1960, Alfred Hitchcock marcou o cinema de horror com Psicose. No longa, seguimos Anthony Perkins dando vida a Norman Bates, um homem com interesse em taxidermia, além de ter uma relação conturbada com sua mãe. Com uma reviravolta de cair o queixo, o filme deixa o público com a promessa de algo mais, mas também a certeza que aquele é o final mais adequado.
Porém, indo contra todas as expectativas, em 1983, Richard Franklin dirigiu uma sequência para Psicose. Nesse novo capítulo, encontramos Norman Bates depois de 22 anos em uma clínica psiquiátrica. Após ser liberado e voltar para casa, o homem tenta retomar sua solitária vida, o problema é que os fantasmas do passado continuam a atormentá-lo.
Psicopata Americano II (2002)
Christian Bale marcou a cultura americana ao interpretar o empresário e serial killer Patrick Bateman em Psicopata Americano. A produção dirigida por Mary Harron traz uma crítica ao estilo de vida americano e as mentiras contadas aos boomers. Tudo isso com nomes como Jared Leto, Willem Dafoe e Reese Witherspoon em seu elenco.
Já em sua sequência de 2002, temos uma tentativa de retomar esses assuntos, mas com uma mulher no papel principal. Em Psicopata Americano II, temos Mila Kunis vivendo o papel de Rachel, uma estudante universitária com grande interesse por assassinos em série.
O Rei Leão 2: O Reino de Simba (1998)
Todas as animações da Disney parecem ter uma sequência secreta no porão do estúdio. Entre elas, uma das menos conhecidas é O Rei Leão 2: O Reino de Simba. No longa, temos a continuação da linhagem familiar de Simba, ao conhecermos Kiara, filha do leão e herdeira do reino. Após desobedecer o pai, Kiara acaba conhecendo Kovu, filho de uma das seguidoras próximas de Scar.
A Chave do Enigma (1990)
Chinatown é uma daquelas produções que está em todo currículo dos cursos de cinema. Com Jack Nicholson, Faye Dunaway e Roman Polanski, o longa é conhecido por seu trabalho impecável de roteiro, figurino e ambientação. Nele, temos o detetive particular Jake Gittes, que é contratado por uma ricaça para investigar o marido e seu caso de infidelidade conjugal.
O filme em si, finaliza a história de Jake de forma satisfatória, mas isso não impediu que A Chave do Enigma fosse feito em 1990. A sequência é dirigida pelo próprio Nicholson e segue o mesmo detetive, que se envolve em outra trama matrimonial.
Meninas Malvadas 2 (2011)
Meninas Malvadas se tornou um artefato cultural referenciado até hoje pelo público. Nele, temos Lindsay Lohan no papel de Cady Heron, uma garota que acabou de se mudar da África para o subúrbio dos Estados Unidos. Lá, ela descobre que a escola pode ser uma verdadeira selva ao conhecer As Poderosas].
Com críticas ácidas à rivalidade feminina e ao machismo, o enredo principal do filme acabou sendo utilizado em outras produções populares, como Todas contra John e Garota Mimada. Mas, é claro que também não faltaria uma sequência não solicitada. No telefilme Meninas Malvadas 2, temos um enredo bem similar a produção anterior, mas com um elenco menos conhecido.
2010 - O Ano Em Que Faremos Contato (1984)
2001 - Uma Odisseia no Espaço foi um marco na carreira de Stanley Kubrick e na cultura pop. O filme foi apontado como um dos principais motivos para desacreditar no pouso na Lua, assim como diversas de suas cenas foram recriadas em outras produções. Porém, não é por causa de sua influência que estamos citando este filme e sim por conta de 2010 - O Ano Em Que Faremos Contato, de 1984.
Dirigido por Peter Hyams, a continuação do clássico de 1968, acompanha a missão conjunta de americanos e soviéticos em busca de descobrir o que aconteceu com a Discovery, o computador HAL e Dave Bowman.
Tubarão - A Vingança (1974)
Com um tubarão e um sonho, ninguém imaginava que o filme de Steven Spielberg fosse o estrondoso sucesso que se tornou. A adaptação do livro homônimo de Peter Benchley chamou tanta atenção que garantiu outros três filmes. Sua sequência, Tubarão - A Vingança é dirigida por Joseph Sargent e traz Michael Caine e Lorraine Gary nos papéis principais.
Nesse segundo capítulo, o tubarão inicia a sua vingança, começando pela morte de Sean, o filho mais novo de Ellen e Marin Brody, protagonistas do primeiro filme. Inconformada com a morte do filho, Ellen vai para as Bahamas onde conhece o piloto Hoagie. Mas, mesmo com distrações, a mulher não consegue se livrar do horror do fundo dos mares.
Hannibal (2001)
Dirigido por Jonathan Demme, O Silêncio dos Inocentes é um thriller psicológico de qualidade em que vemos os livros de Thomas Harris adaptados para o telão dos cinemas. Com Jodie Foster no papel de Clarice Starling e Anthony Hopkins como Hannibal Lecter, seguimos uma perseguição de gato e rato em busca do assassino Buffalo Bill.
O que nem todo mundo sabe, ou lembra, é que o filme ganhou uma sequência em 2001. Dirigida por Ridley Scott, Hannibal deixa Jodie Foster para trás e escala uma nova atriz para o papel de Clarice, Julianne Moore. No longa, encontramos o assassino e a investigadora, sete anos após os eventos finais do primeiro filme.