Os 8 filmes mais assustadores da Disney
Os 8 filmes mais assustadores da Disney
Apesar de serem da Disney, esses filmes são realmente assustadores!
Embora tenha se firmado como a maior fonte de entretenimento “para toda a família”, a Disney já brincou com o macabro, o sombrio e o profano várias vezes ao longo dos anos. Em seus filmes mais clássicos, é comum vermos cenas de genuíno terror, enquanto não podemos esquecer da “Era Sombria” pela qual o estúdio passou na década de 80.
E mesmo que, ao longo dos anos, as animações e filmes live-action nunca tenham dado vazão ao terror mais pesado e gráfico, ainda temos vários exemplares de como há uma certa beleza macabra em certas produções do estúdio. Por isso, aqui você vai conferir os 8 filmes mais assustadores da Disney, para aproveitar bem o seu Halloween!
Fantasia (1940)
Depois do sucesso estrondoso de Branca de Neve e os Sete Anões, vimos o lançamento de dois grandes clássicos do estúdio em 1940. Fantasia é o mais "diferentão" entre eles, por ser um filme cuja proposta é criar um festival sinestésico ao misturar música clássica e animações de ponta, formando uma trama para as composições enquanto expõe a beleza do desenho animado.
E não dá para dizer que todo o filme é assustador ou perturbador, mas há um momento em particular que definitivamente ficou marcado na cabeça dos fãs: Uma Noite no Monte Calvo, o segmento que encerra o filme e que revela como, na noite de Santa Valburga, um portal sobrenatural é aberto: o diabo, na forma de Chernabog, desperta e guia as almas num cortejo macabro.
Filme está disponível no Disney+.
Pinóquio (1940)
O outro lançamento de 1940 pode não ser a coisa mais tenebrosa que você associa ao ouvir a palavra "terror", mas certamente tem seus momentos bem sombrios e aterrorizantes. Pinóquio é uma adaptação do clássico conto italiano, que nos apresenta o jovem boneco de madeira que um dia que virar uma criança de verdade.
Porém, no filme, Pinóquio acaba desobedecendo seu "pai", Gepeto, e faz uma série de decisões questionáveis, o que leva aos momentos mais tensos e macabros do longa - como quando ele para em uma ilha dos prazeres onde todas as crianças são transformadas em burros, ou quando precisa confrontar a baleia Monstro, para salvar Gepeto.
Filme está disponível no Disney+.
As Aventuras de Ichabod e Sr. Sapo (1949)
Durante a Segunda Guerra Mundial, a Disney passou por uma fase peculiar em seu processo de produção, já que os gastos do estúdio não podiam ser tão grandes. Por isso, começaram a ser produzidas animações compostas de breves "curtas", como é o caso de As Aventuras de Ichabod e Sr. Sapo, filme lançado em 1949.
Diferente dos demais filmes desse período que tinham muitos segmentos e histórias diferentes, esse aqui se foca em apenas duas - porém, uma delas é nada menos que uma adaptação da lenda do Cavaleiro Sem Cabeça, com uma atmosfera tensa e um protagonista muito medroso chamado Ichabod Crane. É um filme perfeito para ver no Dia das Bruxas!
Filme está disponível no Disney+.
Mistério no Bosque (1980)
O mais perto que a Disney chegou de fazer um filme de terror foi em 1980, com o lançamento de Mistério no Bosque. Nessa época, Walt Disney tinha falecido e o estúdio estava passando por sua "Era Sombria", com vários filmes mais assustadores e sem o teor de esperança de antigamente. E dessa forma, eles decidiram adaptar o livro de Florence Engel Randall.
Na trama, uma família se muda para um casarão na área rural da Inglaterra. E enquanto desbravam o lugar, eles descobrem sobre o desaparecimento de uma garotinha, a filha da dona da mansão. Enquanto a filha do casal recém-chegado estabelece uma conexão assustadora com a criança desaparecida, o público o Observador na Floresta, uma entidade sobrenatural...
No Templo das Tentações (1983)
Ray Bradbury pode ser mais conhecido por seu trabalho com distopias e a ficção científica, mas ele também já fez incursões no mundo da fantasia e do terror com Algo Sinistro Vem por Aí, livro de 1962 que conta a história da chegada de um circo sobrenatural e estranho em uma pequena cidade de Illinois, mudando toda a dinâmica da vida local.
A obra acabou adaptada pela Disney em 1983, com o nome No Templo das Tentações, contando a história de Jim Nightshade e Will Halloway, dois garotos cujas vidas são impactadas pela chegada do circo. Curiosamente, ele foi dirigido por Jack Clayton, cineasta que presenteou o mundo com Os Inocentes de 1961, um dos maiores clássicos do cinema de horror.
O Caldeirão Mágico (1985)
E essa "Era Sombria" que viria tomar conta do estúdio nos anos 1980 também acabou respingando nas animações - e um dos melhores exemplos disso é o subestimado O Caldeirão Mágico, filme de 1985 que é baseado na saga As Crônicas de Prydain, escrita por Lloyd Alexander. Quando o longa foi lançado, ele causou muita polêmica.
Antes mesmo de sua estreia, ele passou por sessões-teste com o público e foi reprovado por ser "muito sombrio e perturbador". Isso fez com que o estúdio cortasse cerca de doze minutos, alterando a trama para que ela ficasse mais palpável para o público juvenil. Ainda assim, o filme conserva um toque bem bizarro e nebuloso, como um conto de fadas denso e assustador.
Filme está disponível no Disney+.
O Mundo Fantástico de Oz (1985)
A história d'O Mágico de Oz já encantou gerações e foi eternizada no filme de 1939 estrelado por Judy Garland. Anos depois, a Disney decidiu dar uma "sequência não-oficial" para essa história, e assim nasceu O Mundo Fantástico de Oz, lançado em 1985 e estrelado por Fairuza Balk, atriz que anos depois protagonizaria Jovens Bruxas.
Na história, Dorothy Gale não para de falar de suas aventuras malucas em Oz, e isso faz com que sua tia a leve para uma clínica psiquiátrica, para levar o tratamento de eletrochoque. Felizmente, ela é transportada para o mundo de Oz mais uma vez e precisa encontrar novas aliados e enfrentar ameaças ainda mais sombrias, como a tenebrosa Princesa Mombi e suas várias cabeças.
Filme está disponível no Disney+.
Abracadabra (1993)
Um clássico já conhecido e amado por muitos, Abracadabra não chega a ser o filme mais assustador dessa lista - principalmente por ter um toque de comédia bem mais aflorado. Contudo, não dá para dizer também que o filme não tem seus momentos, afinal, ele introduz as Irmãs Sanderson - um trio de bruxas poderosas que mata e se alimenta da energia vital de crianças.
O filme é um primor técnico no que diz respeito à direção de arte, cenários e até mesmo efeitos especiais, levando em conta a época em que foi lançado. Contudo, ele surpreende quando abraça um lado mais grotesco, seja através do zumbi Billy Butcherson, que é mutilado várias vezes ao longo do filme, ou através das maquinações diabólicas de Winnie, Sarah e Mary.
Filme está disponível no Disney+.