10 filmes que completam 10 anos em 2023
10 filmes que completam 10 anos em 2023
Já podemos considerar como clássicos do cinema?
2023 entrou com tudo, trazendo promessas de diversos lançamentos tanto no campo do cinema quanto na televisão e no streaming. Porém, em vez de apenas olhar para o futuro, também é uma ótima hora para nos lembrar do passado, e relembrar todos os filmes que estão prestes a completar dez anos desde seu lançamento.
De grandes obras de super-heróis a filmes de ação, dramas que chamaram muita atenção no Oscar e até mesmo filmes de terror que deram origem a grandes franquias, não faltam exemplos de longas que marcaram 2013 e hoje já podem ser vistas como clássicos. Assim, listamos aqui 10 filmes que celebram 10 anos em 2023!
Homem de Aço (Man of Steel)
O primeiro item desta lista pode ser um tanto agridoce para muitas pessoas. Em 2013, chegava aos cinemas Homem de Aço, o primeiro filme a fazer parte do Universo Estendido da DC Comics. Dirigido por Zack Snyder, o longa apresentou ao mundo o Superman de Henry Cavill e se tornou um pináculo para os fãs da editora.
Contudo, Homem de Aço também trouxe diversas polêmicas e discussões, seja por sua retratação de violência ou por trazer um Superman "assassino". Agora, 10 anos depois, o Universo Estendido da DC está prestes a passar por uma grande reformulação, e pode ser o último ano em que veremos o universo originalmente planejado por Zack Snyder nos cinemas...
Homem de Ferro 3 (Iron Man 3)
Se a DC causou polêmicas há dez anos, o mesmo pode ser dito sobre sua concorrência. Em 2013, estreava Homem de Ferro 3, o primeiro filme do Universo Cinematográfico da Marvel lançado após o sucesso estarrecedor de Os Vingadores. E é curioso notar como o primeiro longa da Fase 2 foi um verdadeiro furacão na concepção dos fãs.
Embora muitos elogiem a atuação de Robert Downey Jr. no papel do rico e excêntrico Tony Stark, bem como as cenas de ação envolvendo diversas armaduras do herói, muita gente não gostou do Mandarim, que só seria "corrigido" anos depois com Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis. Ao menos, o filme foi melhor que outro lançamento de 2013: Thor: O Mundo Sombrio.
Jogos Vorazes: Em Chamas (The Hunger Games: Catching Fire)
O começo dos anos 2010 foi muito prolífico para diversas franquias infanto-juvenis, especialmente no campo da distopia. Em 2013, a saga de Jogos Vorazes continuava com o lançamento de Em Chamas, o segundo capítulo da franquia, que retratava Katniss Everdeen e Peeta Mellark sendo convocados para o Massacre Quaternário.
O filme fez uma baita arrecadação nas bilheterias e é até hoje considerado pelos fãs como a melhor adaptação dos livros de Suzanne Collins, além das novas adições ao elenco da saga, como Sam Claflin e Jena Malone. Em 2023, a franquia se prepara para retornar com força total com Jogos Vorazes: A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes, previsto para dezembro.
Gravidade (Gravity)
Há dez anos, o público acompanhava a história de uma astronauta à deriva no espaço, enquanto tentava sobreviver após a destruição de uma plataforma espacial. Gravidade foi dirigido por Alfonso Cuarón e trouxe, em seu elenco, nomes de peso como Sandra Bullock e George Clooney, e foi um dos longas mais marcantes de 2013.
O filme marcou presença na 86ª edição dos Academy Awards - o Oscar, se você preferir. Ele recebeu 10 indicações e saiu vitorioso nas categorias de Melhor Direção, Melhor Trilha Sonora Original, Melhor Fotografia, Melhor Edição de Som, Melhor Mixagem de Som, Melhor Montagem e, é claro, Melhores Efeitos Visuais. Um marco do cinema!
12 Anos de Escravidão (12 Years a Slave)
Falando no Oscar, outro filme que merece ser lembrado é o vencedor da categoria principal. 12 Anos de Escravidão, o filme dirigido por Steve McQueen, causou um furor ao adaptar um livro de memórias de 1853, que por sua vez foi escrito por Solomon Northup - interpretado no longa por Chiwetel Ejiofor.
O longa ajudou a colocar a carreira de Lupita Nyong'o em destaque, tanto que ela recebeu o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante - justamente no seu primeiro longa-metragem. Além disso, o elenco também contava com nomes de peso, como Sarah Paulson, Michael Fassbender, Benedict Cumberbatch, Alfre Woodard e Brad Pitt, que também foi produtor do filme.
Questão de Tempo (About Time)
Ai de nós que somos românticos, mas 2013 trouxe ao mundo um dos filmes mais bonitos e tocantes do século. Questão de Tempo foi dirigido por Richard Curtis e traz Domhnall Gleeson no papel de Tim Lake, um rapaz que descobre ser herdeiro dos poderes de viagem temporal de seu pai. Assim, ele parte em busca de um grande amor.
Sucesso nas páginas de citações de filmes e com uma trilha sonora marcante, Questão de Tempo mistura brilhantemente conceitos de ficção científica à comédia romântica, oferecendo uma trama empolgante e delicada. E a cereja do bolo fica por conta da atuação de Rachel McAdams como Mary, a grande amada de Tim.
Invocação do Mal (The Conjuring)
Saindo da comédia romântica e entrando em terrenos sombrios, 2013 foi um ano bem importante para o horror graças ao lançamento de Invocação do Mal, o primeiro capítulo da franquia criada por James Wan, que logo se tornaria um universo compartilhado completo. Aqui, vimos Vera Farmiga e Patrick Wilson dando vida aos demonologistas Ed e Lorraine Warren.
Um dos principais responsáveis por reviver o interesse em histórias de terror com viés sobrenatural, o filme retrata as assombrações vividas pela Família Perron após se mudarem para uma nova casa em Rhode Island. O filme nos presenteou com a imagem apavorante da boneca Annabelle, que ganhou seu próprio longa solo no ano seguinte.
A Morte do Demônio (Evil Dead)
Falando em franquias de horror, um filme que não podemos nos esquecer foi A Morte do Demônio, o remake do clássico Uma Noite Alucinante de Sam Raimi. Com direção de Fede Álvarez, um dos "aprendizes" de Raimi, o longa já chegou com os dois pés na porta desde seu primeiro trailer, trazendo cenas apavorantes de mutilação e violência.
Lançado bem na era dos "remakes ultra sanguinários", o filme surpreendeu não só por dar uma nova roupagem para a franquia, mas também por ser um baita filme de horror por si só, com cenas brutais e momentos aterrorizantes. Após um longo hiato de lançamentos no cinema, a franquia retorna em 2023 com A Morte do Demônio: A Ascensão, previsto para abril.
Círculo de Fogo (Pacific Rim)
Guillermo del Toro é um dos cineastas mais importantes e influentes no mercado mundial, e isso não há como negar. Porém, muito antes de lançar sua própria versão de Pinóquio ou ganhar o Oscar por A Forma da Água, ele lançou o filme de ação perfeito em 2013, com Círculo de Fogo, um deslumbre visual sobre robôs gigantes enfrentando kaijus.
Bem inspirado pelo Godzilla e outros clássicos do cinema de monstros colossais, o filme acabou não fazendo um retorno esperado nas bilheterias, arrecadando pouco mais de US$ 400 milhões. Ainda assim, a franquia não deixou a peteca cair e persistiu com o lançamento da sequência Círculo de Fogo: A Resistência bem como o anime The Black, lançado pela Netflix.
Frozen: Uma Aventura Congelante (Frozen)
Por fim, o filme que tirou o sossego e a sanidade de muitos pais desde que chegou aos cinemas, Frozen: Uma Aventura Congelante também está prestes a comemorar dez anos de lançamento. O longa foi responsável não só por apresentar Elsa e Anna para o mundo, como também por ter feito Let it Go ter se tornado um hit chiclete.
Baseado no conto da Rainha da Neve, por Hans Christian Andersen, o filme impressionou com a beleza de sua animação e a subversão de muitos tropos e clichês presentes nos contos de fadas. O sucesso foi tão grande que, em 2019, uma continuação chegava aos cinemas - além de incontáveis curtas, brinquedos, produtos licenciados, jogos, séries e peças de teatro.