7 filmes em que as cenas de abertura são melhores que todo o resto
7 filmes em que as cenas de abertura são melhores que todo o resto
Quando nada supera uma boa cena inicial!
Você entra na sala de cinema, assiste os trailers e propagandas e, quando tudo fica escuro e silencioso, recebe uma cena de abertura brilhante para o filme que você esperava ver por meses, talvez anos. No entanto, tudo que vem depois desses primeiros minutos iniciais é bem aquém da qualidade que você esperava por conta do começo bombástico. Já teve essa sensação, né? Eu sei que eu já.
A cena de abertura é indispensável para qualquer experiência cinematográfica que seja minimamente marcante. É ali naqueles primeiros dez, quinze minutos que adentramos os dramas dos personagens e/ou o mistério que vai nos acompanhar pelas próximas horas. E ainda assim, alguns não conseguem superar isso. Aqui estão 7 filmes em que as cenas de abertura são melhores que todo o resto!
Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge (2012)
Não é fácil dar continuidade a uma obra-prima, e quem viu O Cavaleiro das Trevas sabe bem do que estou falando. Sua sequência, lançada em 2012, foi motivo de debates e discussões desde seu lançamento, com muitos fãs em júbilo pela conclusão de Christopher Nolan para sua trilogia, e outros um tanto decepcionados com a história reservada para o final.
Não importa de que lado você esteja dessa discussão, não há como falar mal da cena de abertura, que apresenta o vilão Bane em um assalto incrível a um avião em pleno voo. A sequência impressiona não só pela gravidade da situação, mas também pela forma como Nolan usa efeitos práticos para criar uma atmosfera realista e muito tensa.
O Espetacular Homem-Aranha 2 (2014)
Após o moderado sucesso do primeiro filme, a Sony jogou todas as cartas na mesa com O Espetacular Homem-Aranha 2 - e talvez tenham sido cartas demais, uma vez que muitos reclamam sobre como o filme é inchado de pistas e referências para uma continuação e alguns spin-offs que nunca saíram, além de ter "assassinado" a saga estrelada por Andrew Garfield.
No entanto, Marc Webb acertou em cheio na primeira cena da sequência, que mostra Peter Parker se balançando pelos prédios de Nova York, com um dos trajes mais bonitos do herói aracnídeo em live-action, ao mesmo tempo em que tenta impedir um assalto e precisa correr contra o tempo para chegar em sua própria formatura. Poucas cenas entendem bem o drama e as maravilhas de ser o Homem-Aranha quanto essa.
007 Contra Spectre (2015)
Lançado em 2015, 007 Contra Spectre foi o quarto filme da franquia do espião britânico com Daniel Craig no papel principal, e teve a proeza de sair pouco depois de um dos longas mais amadas de toda a saga, Operação Skyfall. No entanto, o longa não apenas decepcionou os fãs como também foi recebido de maneira morna pela crítica especializada.
No entanto, todos hão de concordar que a cena inicial do filme, que nos leva pelas ruas da Cidade do México durante o Dia de los Muertos, é uma forma brilhante de começar qualquer história de ação, com sequências bem coreografadas e uma construção visual fascinante. Não é à toa que o estúdio tenha usado muito dessa sequência para divulgar o longa nos trailers.
Vingadores: Era de Ultron (2015)
Em 2012, o mundo dos super-heróis mudaria para sempre com a estreia de Os Vingadores, filme que unificou o Universo Cinematográfico da Marvel e alavancou o "gênero" para o topo das bilheterias mundiais. No entanto, a continuação, Vingadores: Era de Ultron, não conseguiu manter a linha do original, ainda que tenha sua parcela fiel de admiradores.
A cena de abertura, no entanto, carrega toda a ação que Joss Whedon já fez com maestria ao longo de sua carreira, enquanto todos os Vingadores se unem para invadir uma base secreta da HIDRA em Sokóvia. Lá, eles são saudados por Pietro e Wanda Maximoff, e precisam recuperar a Joia da Mente antes que ela seja usada para propósitos nefastos.
Batman vs Superman: A Origem da Justiça (2016)
Para fechar nosso mergulho nos filmes de super-heróis, não poderíamos nos esquecer do controverso Batman vs Superman: A Origem da Justiça, de Zack Snyder, que serviu como continuação para Homem de Aço, além de inserir o Batman, a Mulher-Maravilha e vários membros da Liga da Justiça no Universo Estendido da DC.
O filme sofre com a mania de grandeza de Snyder e, apesar de ter fãs muito fiéis, não conquistou boa parte do público ou da crítica. Apesar disso, ele tem uma cena de abertura memorável, que reconta alguns dos eventos do clímax de O Homem de Aço a partir da perspectiva de Bruce Wayne, o que nos ajuda a entender sua desconfiança pelo Superman.
Toy Story 4 (2019)
Aqui, temos um exemplo curioso porque, apesar de não ser tão bem-quisto quanto seus três antecessores, Toy Story 4 está longe de ser um longa desprezível que enterra as possibilidades de sua franquia. Pelo contrário, ele até serve para desenvolver mais o Xerife Woody e dar a ele uma jornada pessoal e emocionante.
Ainda assim, há de se dizer que a cena de abertura, onde descobrimos o que aconteceu com a pastora Betty antes dos eventos de Toy Story 3, é uma das melhores coisas do filme. Ele não só fornece um rico pano de fundo para a personagem como também determina a mudança em sua personalidade ao longo da quarta aventura.
Halloween Ends (2022)
Enquanto criou uma real empolgação nos fãs da franquia com o Halloween de 2018, David Gordon Green também foi responsável pelo balde de água fria que veio com Halloween Kills. No ano passado, sua trilogia se encerrou com Halloween Ends, que apesar de ter sido melhor recebido que seu antecessor, ainda deixou muitos frustrados com a "batalha final" de Michael Myers e Laurie Strode.
No entanto, a cena de abertura é uma forma impecável de começar um filme de terror. Aqui, acompanhamos o jovem Corey Cunningham, contratado para servir de babá para uma família rica na noite de Halloween. Morador de Haddonfield, Corey sabe bem das histórias ao respeito do Bicho-Papão da cidade - mas nem imaginava que se tornaria em um até o fim daquela noite.