15 ótimos filmes para assistir na Netflix em 2024
15 ótimos filmes para assistir na Netflix em 2024
Não sabe o que assistir na TUDUM? Vamos te ajudar!
Com milhares de lançamentos anuais vindos do mundo todo, não é à toa que a Netflix é conhecida como a gigante do streaming. Com um catálogo tão grande, é fácil ficarmos só zapeando na tela inicial, sem saber ao certo o que escolher para assistir. Se esse problema te abala com frequência, não se preocupe: hoje, vamos te ajudar!
De filmes originais a clássicos do cinema, épicos de ação a comédias românticas, listamos aqui 15 filmes para conferir na Netflix em 2024! E quando terminar, que tal olhar a nossa lista de recomendações do Prime Video?
Uma Linda Mulher (1990)
Não se fazem mais comédias românticas como antigamente - bem, ao menos não como Uma Linda Mulher, clássico de 1990 estrelado por Richard Gere e Julia Roberts, e dirigido por Garry Marshall. O longa segue a romântica história de Vivian Ward, uma garota de programa vivendo em Hollywood, com o empresário Edward Lewis.
Ainda que certos elementos da narrativa não tenham envelhecido bem, não há como não se apaixonar pela química poderosa entre Roberts e Gere, bem como todo o dilema enfrentado pelos personagens conforme os sentimentos ficam mais fortes e incontroláveis. Se você gosta de um bom romance, esse é o filme!
Jogos Mortais (2004)
Em 2023, a franquia Jogos Mortais teve um renascimento nos cinemas graças ao seu décimo (e aclamado!) capítulo, que traz de volta John Kramer, nosso lendário Jigsaw, em um de seus últimos planos macabros antes de falecer. E caso você tenha gostado de testemunhar essa nova fase da saga e já esteja ansioso pelo próximo filme, que tal voltar ao começo?
O primeiro Jogos Mortais, de 2004, foi um terror totalmente inovador e revolucionário para a época em que foi feito. Tendo lançado James Wan aos holofotes e corações dos fãs de horror, o filme foi um pioneiro no que diz respeito ao subgênero do torture porn, além de contar com uma reviravolta extremamente chocante e memorável até hoje!
Closer: Perto Demais (2004)
Nem toda história de amor tem um final feliz, e para os trágicos de plantão, o filme da vez é Closer: Perto Demais. Dirigido por Mike Nichols e com um elenco estelar encabeçado por Julia Roberts, Natalie Portman, Jude Law e Clive Owen, o longa estabelece os dilemas de dois casais que, por um motivo muito particular, acabam sendo entrelaçados.
Queridinho de muitos cinéfilos (você provavelmente já deve ter visto algum meme da Natalie Portman de peruca rosa circulando por aí), o longa mantém uma reputação bem intrigante até hoje, por dissecar os medos e anseios de relacionamentos contemporâneos, sem aquele tom açucarado das comédias e romances.
O Céu de Suely (2006)
Se você é um entusiasta do cinema nacional, a Netflix possui alguns títulos bem interessantes em seu catálogo, como é o caso de O Céu de Suely, longa de Karim Aïnouz lançado em 2006. Aqui, seguimos a jornada de uma jovem mulher chamada Hermila que, juntar um pouco de dinheiro, assume o pseudônimo de Suely e decide rifar seu próprio corpo.
Com uma atuação hipnotizante de Hermila Guedes no papel principal, o filme explora muito bem as dificuldades e problemas da vida no Brasil, ainda mais para jovens mães solteiras. O longa recebeu inúmeros prêmios, tanto no Brasil quanto no mundo, conquistando troféus do Festival do Rio, Festival de Havana e até no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro.
Minha Mãe é uma Peça (2013)
Por outro lado, se você quer se divertir com uma comédia nacional, não existe exemplo melhor do que Minha Mãe é uma Peça, filme de 2013 dirigido por André Pellenz e estrelado pelo nosso saudoso Paulo Gustavo, que interpreta a Dona Hermínia, uma versão ficcionalizada da própria mãe do astro.
Tendo arrecadado mais de R$ 45 milhões nas bilheterias nacionais, o filme foi um sucesso estrondoso e ainda deu origem a mais duas sequências (e vale ressaltar que os dois estão disponíveis no GloboPlay, a quem interessar). O humor irreverente, pomposo e irrefreável de Paulo Gustavo continua fazendo todos nós gargalharmos, e esse filme é um atestado de seu legado e talento.
À Sombra do Medo (2016)
Passando da comédia para o horror, mas sem voltar à Hollywood, um longa que merece muita atenção mas pode ter passado batido para várias pessoas é À Sombra do Medo, filme dirigido por Babak Anvari e lançado em 2016. Na trama, acompanhamos uma mãe e sua filha assombradas por uma presença maligna bem durante a guerra no Teerã, na década de 80.
Uma co-produção do Reino Unido, da Jordânia e do Qatar, o filme explora os elementos culturais dos povos árabes para produzir o medo, e une isso a uma forte metáfora anti-guerra. Levando em conta que estamos vivendo uma era muito sombria, com um genocídio sendo transmitido em tempo real da Faixa de Gaza, um longa como esse reacende discussões mais que necessárias.
Laerte-se (2017)
Cartunista, ilustradora, chargista... Laerte Coutinho tem muitas facetas, e a maior surpresa de sua vida veio aos 58 anos, quando assumiu-se como uma mulher trans, sendo uma grande voz no movimento da busca de direitos pela população LGBTQIA+. Em Laerte-se, temos um vislumbre dessa mente única, bem como as linhas que unem sua vida pessoal e sua arte.
Dirigido por Lygia Barbosa e Eliane Brum, o documentário aborda uma miríade de aspectos da personalidade da artista, e ainda traz entrevistas com grandes lendas da cultura brasileira, como Rita Lee. Se você não quer mais ver uma charge da Laerte e entender bulhufas, é uma ótima oportunidade de conhecer melhor a artista.
A Favorita (2018)
O Oscar de 2024 já lançou sua lista de indicados, e Pobres Criaturas, o mais novo filme de Yorgos Lanthimos com Emma Stone, acabou de ser citado em diversas categorias, incluindo Melhor Filme. Então, se você quer ver outro trabalho de peso da dupla, que também roubou atenção no Oscar de seu respectivo ano, não deixe de conferir A Favorita.
O longa, que além de Emma Stone, conta também com Rachel Weisz e Olivia Colman, acompanha a história de duas mulheres ferozes disputando pela atenção da Rainha Anne. O filme recebeu 9 indicações no Oscar de 2019, e acabou fazendo Olivia Colman levar para casa o prêmio de Melhor Atriz.
Você Nem Imagina (2020)
Se você gosta de histórias adolescentes de crescimento e amadurecimento, o filme Você Nem Imagina é a escolha certa para você. Na trama, Ellie Chu é uma adolescente inteligente, mas sem dinheiro ou amigos. Ela acaba decidindo ajudar um atleta, escrevendo uma declaração para a paixonite dele. No entanto, ela não esperava se apaixonar pela destinatária da carta.
Dirigido por Alice Wu, o filme conta com interpretações muito sensíveis de Leah Lewis, Daniel Diemer e Alexxis Lemire. Lançado bem no meio da pandemia, o longa pode ter passado batido para muitos, mas é uma trama muito leve e divertida, que mistura elementos das comédias românticas com o gênero do coming-of-age.
O Diabo de Cada Dia (2020)
Outro longa lançado em plena pandemia foi O Diabo de Cada Dia, um thriller complexo e intrincado dirigido por Antonio Campos e que traz, em seu elenco, nomes como Tom Holland, Robert Pattinson, Harry Melling, Bill Skarsgård, Haley Bennett e Mia Wasikowska. O enredo é rotativo, e nos faz conhecer diversos personagens em duas cidades do sul de Ohio.
Porém, em vez de estabelecer ligações entre esses personagens a partir do amor ou da amizade, o filme mostra uma trilha de ódio, assassinato, morte, vingança e desumanização a cada esquina. Baseado no romance homônimo de Donald Ray Pollock, o filme ainda conta com produção de ninguém menos que Jake Gyllenhaal.
As Justiceiras (2022)
Agora, se você quer ver uma trilha de ódio em um cenário totalmente oposto - como nos vastos pátios de um colégio de elite -, uma boa dica é o divertido e insano As Justiceiras, filme de 2022 estrelado por Camila Mendes e Maya Hawke, e dirigido por Jennifer Kaytin Robinson - uma produção original da Netflix.
A trama começa quando a menina mais popular da escola (Mendes) perde o seu posto e sua autoridade, e se alia com uma excluída (Hawke) para planejar vinganças contra todos os seus inimigos. Cheio de reviravoltas e surpresas, o longa ainda conta com uma participação histriônica de Sophie Turner, a nossa eterna Sansa Stark.
A Fera do Mar (2022)
Se você gosta de animações, um prato cheio é o filme A Fera do Mar, de 2022. Dirigido por Chris Williams (de Bolt: Supercão, Operação Big Hero e Moana), o longa conta a história de um lendário caçador de feras do mar, que se junta a uma menina órfã em uma caçada à icônica bravata vermelha, um ser majestoso e exuberante.
O filme faz parte do selo Netflix Animation, que já nos entregou obras bem quistas como Klaus, Wendell e Wild e Os Irmãos Willoughby. Seu enredo é cheio de momentos emocionantes e que não menosprezam a inteligência do público, e o longa inclusive chegou a ser indicado na categoria de Melhor Animação no Oscar, apenas para perder para o item seguinte da lista...
Pinóquio de Guillermo del Toro (2022)
2022 foi um ano muito bom para animações, e uma que realmente tocou os nossos corações foi Pinóquio de Guillermo del Toro, a adaptação dos contos de Claudio Collodi por um dos maiores mestres do nosso cinema contemporâneo. Aqui, Del Toro incrementa a narrativa do boneco vivo com uma ambientação bem sombria: a Itália na ascensão do nazifascismo.
Muito próximo de outros projetos anteriores do diretor, como O Labirinto do Fauno e A Espinha do Diabo, o longa conta com uma animação brilhante, ao mesmo tempo em que explora o fim da inocência infantil, o desejo pela rebeldia em um mundo autoritário e, principalmente, o que faz de alguém um "menino de verdade".
O Mundo Depois de Nós (2023)
Sam Esmail é apenas o responsável por uma das melhores séries de TV da última década, Mr. Robot. Por isso, qualquer projeto com seu nome tem, certamente, nossa curiosidade e atenção. E embora as reações tenham sido divisivas, não ficamos decepcionados com O Mundo Depois de Nós, suspense apocalíptico escrito e dirigido pelo cineasta.
Estrelado por Julia Roberts, Ethan Hawke, Mahershala Ali e Myha'la, o filme acompanha uma família que decide tirar uns dias em uma casa luxuosa, afastada de tudo. Porém, esse descanso logo é interrompido por um ataque a todos os aparelhos e dispositivos eletrônicos do mundo - e as coisas só ficam mais tensas quando dois desconhecidos batem à porta.
A Sociedade da Neve (2023)
Por fim, um lançamento de 2023 que você precisa assistir é a coprodução dos Estados Unidos e da Espanha, A Sociedade da Neve, dirigido por J. A. Bayona, que foi indicado a dois prêmios no Oscar de 2024, incluindo Melhor Filme Internacional. A trama conta o drama real dos passageiros de um voo saído do Uruguai ao Chile, que colidiu na Cordilheira dos Andes.
Isolados no meio do nada, os sobreviventes passaram 72 dias até o resgate, e tiveram que recorrer ao canibalismo para não morrerem. A Netflix apostou alto na campanha do filme para as premiações, e muitos tiveram a chance de conferi-lo no cinema, em exibições especiais. Porém, caso ainda não tenha visto, o filme já está no catálogo do streaming.