10 filmes antigos da DC que você não conhece ou não lembra
10 filmes antigos da DC que você não conhece ou não lembra
Nem tudo é glamour!
A tendência atual em Hollywood são os universos compartilhados de super-heróis, que fazem bilhões de dólares em bilheteria e deixam os estúdios loucos para produzirem ainda mais filmes desse tipo. Mas se hoje isso acontece, é porque há muito tempo houve quem ousasse transportar os quadrinhos para as telonas, apesar dos resultados risíveis.
Nessa lista, vamos relembrar alguns desses filmes, que apesar de não compartilharem da mesma glória e orçamentos milionários das produções de hoje, foram necessários para preparar o caminho para eles. Pegue sua capa e vamos nessa!
It’s a Bird, It’s a Plane, It’s Superman! (1975)
Alguns anos antes de Christopher Reeve ficar imortalizado pelo papel do homem de aço, houve um outro filme feito com o herói, usando o gênero mais incomum possível: a produção era um musical!
It’s a Bird, It’s a Plane, It’s Superman! é uma adaptação para as TVs do musical da Broadway de mesmo nome, que mostrava o herói às voltas com seus amigos, inimigos e problemas de confiança e de imagem. Está completo no YouTube, caso vocês estejam curiosos.
Mulher-Maravilha (1974)
Antes de Gal Gadot e até mesmo de Lynda Carter, a Mulher-Maravilha foi interpretada em carne e osso por Cathy Lee Crosby em um filme feito para a TV, inspirado em uma das fases mais polêmicas da heroína nos quadrinhos, no qual perdeu seus poderes e deixou o uniforme clássico de lado.
Aqui, ela é loira e apenas uma mera assistente do super agente secreto Steve Trevor, e usa suas habilidades para desbaratar uma rede internacional de espiões mal intencionados liderados. O resultado, como vocês podem imaginar, não foi exatamente uma maravilha, com o perdão do trocadilho.
O Monstro do Pântano (1982)
O Monstro do Pântano foi adaptado para o cinema na forma de um filme de terror dirigido por ninguém menos que Wes Craven, um dos maiores mestres do gênero, criador de franquias como A Hora do Pesadelo e Pânico.
O filme conta a história do cientista Alec Holland, que após ser traído e ter seu laboratório sabotado pelo vilão Anton Arcane, se transforma no Monstro do Pântano e decide se vingar dos responsáveis por sua desgraça com seus novos poderes.
Aço (1997)
Em 1997, alguém dentro da Warner teve a brilhante ideia de produzir um filme baseado em Aço, herói da DC que se inspirou no Superman para criar uma armadura de combate e proteger sua cidade do mal. Mas estamos falando dos anos 90, então o resultado só poderia ser desastroso.
O ex-jogador de basquete Shaquille O'Neal interpretou o personagem, em um filme que não tem absolutamente nada a ver com os quadrinhos. Tanto os personagens de apoio quanto os vilões são completamente novos, e o Superman não aparece em momento algum do longa, sendo mencionado apenas na forma de uma tatuagem no braço do protagonista.
Batman - O Homem Morcego (1966)
Todo mundo conhece a série clássica do Batman de 1966, mas pouca gente sabe que houve um filme para o cinema baseado nela, e com o mesmo elenco da TV!
Na trama, Batman e Robin precisam lidar com uma frente unida de seus maiores inimigos: Coringa, Pinguim, Charada e Mulher-Gato, que estão de posse de uma arma capaz de reduzir qualquer coisa viva em pó.
O filme é cheio de momentos memoráveis, como uma disputa de surfe entre o Batman e o Coringa e a cena com o lendário bat-repelente de tubarão. Melhor que isso, impossível.
Supergirl (1984)
Pegando carona no Superman de Christopher Reeve, a Tri-Star Pictures lançou em 1984 Supergirl, que tirando o fato de a heroína ser prima do homem de aço, não tinha absolutamente nada a ver com o material original.
No filme, Kara Zor-El vai até o planeta Terra para recuperar um poderoso artefato importante para seu povo, que sobreviveu à explosão de Krypton e se refugiou em uma dimensão em miniatura. Mas a bruxa Selena está de posse dele, e agora a garota de aço terá que enfrentá-la em um duelo com direito aos piores efeitos especiais possíveis e um monstro que nunca aparece porque o estúdio não podia bancar. Um clássico da tosqueira.
A Volta do Monstro do Pântano (1989)
Sim, o filme do Monstro do Pântano teve uma sequência! E sim, ele é muito pior que o original, dispensando a direção de Wes Craven e adotando um tom bem mais leve.
Na trama, o protetor do verde enfrenta novamente o Dr. Arcane, que agora criou um exército de monstros bizarros, contando com a ajuda da filha do cientista louco, por quem se apaixona perdidamente. Conselho de amigo? Passe longe.
Liga da Justiça (1997)
Se vocês acharam o Liga da Justiça de 2017 ruim, esperem só até conhecerem a versão de 1997. Sem nenhum exagero, essa produção televisiva faz o filme de Joss Whedon parecer algo digno de levar todas as estatuetas do Oscar para casa.
Sem poder usar nenhum personagem mais famoso da DC, restou à equipe de produção criar uma nova formação, com Guy Gardner, Gelo, Fogo, Eléktron, Caçador de Marte e o Flash, todos com roupas de borracha ridículas e poderes com efeitos especiais nível Chapolin Colorado. E que inimigo poderia ser ameaçador o suficiente para reunir todos eles? O Mago do Tempo. Heh.
A Liga Extraordinária (2003)
Esse filme não é exatamente sobre heróis da DC, e sim inspirado em uma HQ publicada pela editora: The League of Extraordinary Gentlemen criada por Alan Moore e Kevin O'Neill.
Assim como nos quadrinhos, a liga do cinema é formada por personalidades da literatura clássica, como Allan Quatermain, Capitão Nemo, Tom Sawyer e Dorian Gray, que são recrutados pela rainha Vitória em pessoa para impedirem que James Moriarty, o arqui-inimigo de Sherlock Holmes, execute seu plano de dominação mundial.
Jonah Hex - Caçador de Recompensas (2010)
O anti-herói do velho oeste da DC ganhou um filme para chamar de seu em 2010, estrelado por Josh Brolin no papel principal e com um elenco de nomes como Megan Fox, John Malkovich e Michael Fassbender. Não que isso tenha salvado a produção do desastre iminente, é claro.
O filme acompanha as desventuras do caçador de recompensas Jonah Hex, que após ser quase morto por seus inimigos, volta à ativa dotado de poderes poderes místicos, que usará para extrair sua vingança.
O filme foi um fracasso colossal, arrecadando apenas $10 milhões mundialmente e sendo indicado para várias Framboesas de Ouro. Mais um para passar longe!