10 filmes que são considerados “amaldiçoados”
10 filmes que são considerados “amaldiçoados”
Histórias trágicas e destinos sombrios…
Hollywood é, sem dúvidas, uma terra de histórias – tanto nos filmes quanto na produção deles. Atores, atrizes, diretores, técnicos… todos possuem uma jornada única. Contudo, há alguns casos em que a vida dessas pessoas fica eternamente “marcada” por um filme específico.
Nesta lista, reunimos 10 filmes que são considerados amaldiçoados, seja por histórias macabras durante as gravações ou por tragédias que aconteceram depois na vida dos atores e dos envolvidos do filme…
Créditos: Divulgação
O Mágico de Oz (The Wizard of Oz, 1939)
Considerado um dos pilares do cinema e um dos filmes de fantasia mais incríveis de todos os tempos, O Mágico de Oz teve vários problemas durante suas gravações, e ganhou a reputação de "assombrado" por conta dos vários acidentes durante as filmagens - que acarretaram inclusive em queimaduras na atriz Margaret Hamilton, a Bruxa Má do Oeste.
Para piorar, a jovem Judy Garland - que vive a menina Dorothy Gale - sofreu vários abusos durante as filmagens, sendo molestada nos intervalos das gravações. Posteriormente, a atriz acabou sofrendo bastante em sua carreira, ficando refém do vício em drogas. O longa continua sendo amado, mas sua má fama perdura até hoje...
O Bebê de Rosemary (Rosemary's Baby, 1968)
Um dos maiores clássicos do horror psicológico, O Bebê de Rosemary é conhecido por sua história e pela atuação brilhante de Mia Farrow. Porém, há algumas histórias bem cabulosas a respeito da produção - a começar pela morte do compositor Krzysztof Komeda, além das várias enfermidades do produtor William Castle.
Contudo, o filme também ficou bem conhecido por ser o epicentro do caso envolvendo o assassinato de Sharon Tate pelas mãos de seguidores do cultista Charles Manson. Tate era esposa do diretor do filme, Roman Polanski, um ano após o lançamento do filme.
O Exorcista (The Exorcist, 1973)
Mexer com o diabo nem sempre é uma boa ideia, e O Exorcista é a prova viva disso. O filme é cultuado como um dos melhores filmes de terror de todos os tempos, mas acabou sendo considerado como "amaldiçoado" graças às várias histórias infames que aconteceram durante e após a produção.
Os atores Jack MacGowran e Valsiliki Maliaros, que fizeram pequenos papéis no filme, morreram pouco após o lançamento. A atriz Linda Blair, que interpreta Regan MacNeil, chegou a sofrer acidentes nos bastidores. Parte da equipe de produção foi queimada em um incêndio no set. A situação ficou tão grave que um padre foi convidado para benzer a gravação.
A Profecia (The Omen, 1976)
Outro caso infame envolvendo o demônio diz respeito à produção do filme A Profecia, que por sua vez traz a história da vinda do Anticristo na Terra na forma de uma criança aparentemente inocente. Alguns atores e membros da equipe técnica sofreram acidentes bizarros - incluindo Gregory Peck e Mace Neufeld, que estavam em aviões atingidos por raios.
Além disso, o filho de Peck acabou se suicidando pouco antes do começo das filmagens. Outro evento no mínimo peculiar envolveu o criador dos efeitos visuais do filme, John Richardson, que sofreu um acidente de carro junto de sua assistente, que morreu decapitada. Na estrada onde isso aconteceu, podia-se ler Ommen, 66,6 km em uma placa perto do local do acidente.
Superman: O Filme (Superman, 1978)
Richard Donner não é um homem de sorte. Um ano após o lançamento de A Profecia, ele emplacou nos cinemas outro "filme amaldiçoado" - e curiosamente, um dos longas de super-heróis mais influentes de todos os tempos, Superman: O Filme. Na verdade, dizem que toda a franquia protagonizada por Christopher Reeve é amaldiçoada.
O próprio Reeve teve um fim trágico em sua carreira após ficar tetraplégico ao cair de um cavalo, em 1994. A atriz que viveu Lois Lane, Maragaret Kidder, sofreu vários distúrbios mentais após a gravação dos filmes, e o comediante Richard Pryor, que teve um pequeno papel em Superman III, acabou morrendo alguns anos após o lançamento do longa, graças a um ataque cardíaco provocado por esclerose múltipla.
Terror em Amityville (The Amityville Horror, 1979)
Filmes de horror baseados em fatos reais possuem uma aura ainda mais sombria e densa, mas poucos conseguem ser tão eficazes quanto Terror em Amityville. O filme é baseado na história da Família Lutz, que relatou acontecimentos estranhos e assombrosos na casa para a qual se mudaram, que já havia sido cenário de assassinatos macabros.
O longa teve alguns acontecimentos peculiares durante a produção, com objetos se movendo e luzes piscando misteriosamente. Por outro lado, foram justamente as aparições sobrenaturais que incentivaram James Brolin a aceitar o papel no filme, já que ele estava lendo o livro que serviu de base para a história quando quase morreu em um acidente doméstico.
Poltergeist: O Fenômeno (Poltergeist, 1982)
Uma franquia que também tem uma má fama é Poltergeist, com seus três filmes originais sendo alvo de uma popular teoria envolvendo maldições e acontecimentos bizarros. Tudo aconteceu devido ao suposto uso de esqueletos reais nas gravações do clímax do primeiro filme, que envolve um cemitério indígena.
A partir daí, muitas coisas estranhas começaram a acontecer. A atriz Domminique Dune, que interpreta a irmã mais velha da protagonista, morreu brutalmente nas mãos de seu ex-namorado. Outros atores também tiveram mortes misteriosas, inclusive a jovem Heather O'Rourke, que faleceu durante as filmagens do terceiro filme.
No Limite da Realidade (The Twilight Zone: The Movie, 1983)
A série Além da Imaginação criou uma grande base de fãs ao redor do mundo, e inclusive ganhou repercussão nos cinemas graças ao longa No Limite da Realidade. No entanto, o filme se tornou alvo de uma grande polêmica envolvendo um acidente bizarro no set de gravações, que resultou na morte de três atores (incluindo duas crianças).
Durante as filmagens, havia uma cena que envolvia um helicóptero. O veículo infelizmente acabou colidindo com o set de filmagens, tirando a vida do ator Vic Morrow e das atrizes My-ca Dinh Le e Renee Shin-Yi Chen, que tinham respectivamente 7 e 6 anos na época. A equipe de produção inclusive precisou responder judicialmente por essas mortes.
O Corvo (The Crow, 1994)
Por mais que não seja bem considerado um filme de terror, O Corvo sofreu problemas em sua produção que trariam medo para qualquer um. O filme é baseado em uma graphic novel independente e foi um sucesso cult dos anos 90. No entanto, o filme ficou mais conhecido pela morte de seu protagonista, Brandon Lee.
O astro era filho de Bruce Lee, um dos maiores astros de artes marciais da história. O rapaz morreu durante as filmagens, em decorrência do uso de uma pistola carregada. Até hoje, há quem acredite que a cena usada no filme retrata a morte real de Brandon, que por sua vez interpretava o próprio Corvo que dava nome ao filme, Eric Draven.
A Paixão de Cristo (The Passion of the Christ, 2004)
Por fim, é curioso pensar, mas um dos filmes mais "maldito" de todos os tempos é justamente um longa bíblico baseado nas últimas horas da vida de Jesus. Dirigido por Mel Gibson, o épico A Paixão de Cristo teve alguns problemas na produção - e chegou ao ponto em que, durante as filmagens, duas pessoas foram atingidas por raios.
O primeiro deles foi o astro Jim Caviezel, que interpreta o próprio Jesus Cristo. Durante as gravações, o homem foi atingido por um raio, e levou um bom tempo para se recuperar. Além dele, o assistente de produção Jan Michelini também foi atingido por um raio - não apenas uma, mas duas vezes (e durante a produção do filme).