Feiticeira Escarlate: Tudo sobre a heroína da Marvel
Feiticeira Escarlate: Tudo sobre a heroína da Marvel
Wanda Maximoff é uma das heroínas mais poderosas da Marvel, descubra aqui tudo que você precisa saber sobre ela
Wanda Maximoff é uma das heroínas mais poderosas e adoradas do Universo Cinematográfico da Marvel, mas ela tem muita história nos quadrinhos também. Com mais de 50 anos de publicação a personagem acabou tendo muito de sua história mudada e alterada, fazendo com que muitos fãs fiquem confusos com seus poderes, sua origem, porque ela deixou de ser filha do Magneto e uma mutante e muito mais.
Confira aqui tudo que você precisa saber sobre a personagem antes de sua participação em Doutor Estranho no Multiverso da Loucura e relembre os principais momentos da história da heroína nos quadrinhos da Marvel.
Criação da Feiticeira Escarlate
A primeira aparição da Feiticeira Escarlate se deu nas páginas de X-Men #4 (publicada em janeiro de 1964), escrita por Stan Lee e com arte de Jack Kirby - e por algum motivo, ela aparece verde na capa. Foi nessa mesma edição que Magneto criou a sua Irmandade de Mutantes, fazendo com que o grupo lutasse contra os X-Men.
A participação da personagem na equipe, porém, não durou muito e, depois de discordar de Magneto por seus métodos violentos e vilanescos, ela e seu irmão, o Mercúrio, abandonaram a Irmandade e se juntaram aos Vingadores em *Avengers #16 (publicada em março de 1965), também escrita por Stan Lee e com arte de Jack Kirby.
A origem dos poderes da Feiticeira Escarlate
Por muitos anos, o cânone da Marvel nos quadrinhos foi que a Feiticeira Escarlate era uma mutante com a habilidade de alterar a probabilidade, que recebeu poderes do demônio Chthon e passou a conseguir controlar a Magia do Caos e alterar a realidade. Mas nos últimos anos essa origem foi alterada.
Wanda nasceu na montanha Wundagore, no país fictício da Trânsia no sudeste europeu. Sendo Romani, Wanda Maximoff sempre teve orgulho de suas origens, chegando a ter usado um traje heroico ligado ao seu povo no final dos anos 90. Após um tempo sem ter sua descendência explorada, a revista solo da heroína escrita por James Robinson, mostra a Feiticeira Escarlate descobrindo a verdade sobre seus pais e que o manto de "Feiticeira e Mago Escarlate" é algo passado em sua família há gerações. Sua mãe, Natalya Maximoff, era a Feiticeira Escarlate antes dela, porém a deixou junto de Pietro sob os cuidados de seu irmão e cunhada, Django e Marya Maximoff, com medo de que
Dessa forma, a linhagem dos Maximoff sempre teve bruxas que protegiam e ajudavam as pessoas, de forma que ela possui uma aptidão para a magia presente no universo da Marvel. Além disso, ela também recebeu uma “benção” do demônio Chthon, que permitiu que ela usasse a magia do caos, enquanto os experimentos que ela sofreu quando um bebê nas mãos do Alto Evolucionário fizeram com que ela ficasse ainda mais suscetível à energias místicas. Devido a combinação de suas habilidades, Wanda é um dos seres mais poderosos da Marvel e pode alterar a realidade.
Veja mais sobre os poderes da personagem aqui:
A Feiticeira Escalarte é dos X-Men ou dos Vingadores?
Alguns desenhos animados e o fato dela ter sido uma mutante por muitos anos faz com que muitas pessoas associem a Feiticeira Escarlate com os X-Men e as equipes vilanescas do Magneto, mas ela e Pietro ficaram menos de um ano na Irmandade dos Mutantes. Se formos considerar os mais de 50 anos da personagem e mais de mil aparições, isso é praticamente nada.
Feiticeira e Mercúrio sempre foram Vingadores. Mercúrio ocasionalmente participa de uma equipe do X-Factor vez ou outra. Porém, Wanda sempre foi completamente ligada aos Vingadores. Até mesmo em sua época na Irmandade, os gêmeos ajudaram Magneto apenas porque ele havia os salvado de um ataque, mas odiavam cada segundo que passavam com ele, o obedecendo apenas pois ele continuava a lhes dizer que eles lhe deviam suas vidas.
Espírito de liderança
A Feiticeira Escarlate já participou de diversas equipes e, após um longo período com os Vingadores, ela também fez parte dos Vingadores da Costa Oeste, junto do Visão, Magnum, Tigra e o Gavião Arqueiro. Quando a equipe acabou, contudo, diversos heróis não queriam voltar para os Vingadores.
Assim, o Homem de Ferro criou uma equipe que tentava prevenir desastres antes deles ocorrerem, e nasceu a Force Works. A Feiticeira Escarlate foi escolhida pelo grupo para ser a líder, porém sempre estava entrando em discussões com o Homem de Ferro, que tentava tomar seu lugar.
Após o final da equipe, a heroína foi escolhida novamente por seus colegas para um papel de liderança: desta vez comandando a equipe principal dos Vingadores no final dos anos 90, ficando no cargo por quase toda a publicação da revista, até a publicação de “Vingadores: A Queda”.
Manipulada por vilões
A Feiticeira Escarlate é uma heroína que é conhecida por muitas vezes acabar se unindo a vilões, ou até mesmo ser uma grande vilã, na maior parte das vezes, porém, isso ocorre porque ela é manipulada contra sua vontade.
Inicialmente, Wanda e seu irmão Pietro foram manipulados por Magneto para fazer parte da Irmandade dos Mutantes, nunca realmente se sentindo confortáveis com as tarefas pedidas e sendo forçados pelo mutante a fazer suas vontades após ele salvar a vida dos irmãos.
Além disso, todo seu relacionamento com o Visão foi manipulado pelo vilão Immortus. Wanda é um ser muito importante do universo Marvel e Immortus sabia que, se Wanda tivesse filhos, eles teriam um poder imenso, e assim fez com que o Visão e Feiticeira se apaixonassem.
Mas seu plano não deu certo e Wanda acabou tendo uma gravidez psicológica, criando através de suas habilidades dois filhos que, na verdade, foram criados com energia vinda de Mephisto, que reabsorveu os gêmeos assim que possível.
Ela também foi “manipulada” por Chthon, de certa forma, já que ele tentou em diversas ocasiões controlar a personagem, chegando a possuí-la em um arco focado nas habilidades da personagem. Na revista Vingadores: A Cruzada das Crianças é revelado que durante a Dinastia M ela foi manipulada, até certo ponto, pelo Doutor Destino.
Os romances da Feiticeira Escarlate
Wanda sempre teve diversos pretendentes, com o mais icônico e lembrado sendo o seu romance com o androide Visão.
Wanda também possui um longo relacionamento platônico com Magnum, o herói Simon Willians, chegando a consumar a relação, brevemente durante o início dos anos 2000, e voltando a se relacionar romanticamente com o herói na revista Fabulosos Vingadores. Porém o namoro não deu certo e Wanda acabou tendo um romance, logo depois, com o Irmão Vodu, com os dois heróis chegando a morar juntos por um tempo.
Mas os dois heróis não foram os únicos a flechar o coração de Wanda Maximoff. O Gavião Arqueiro sempre foi apaixonado pela moça; antes de Dinastia M, ela e o Capitão América estavam tendo um breve affair; ela teve um "romance de verão" com o Anjo dos X-Men e também quase se casou com Doutor Destino.
Outro romance muito lembrado da personagem vem do universo Ultimate, no qual ela possui um caso incestuoso com seu irmão, Mercúrio. Nesta outra dimensão, a Feiticeira Escarlate também teve um caso rápido com o Ciclope.
Os problemas psicológicos de Wanda
Tanto nas páginas dos quadrinhos quanto fora delas, muitas vezes as pessoas se referem à Wanda Maximoff como “louca”, o que é um termo bem capacitista dado o histórico da personagem com problemas psicológicos.
Tanto a Feiticeira Escarlate quando seus irmãos, Mercúrio e Polaris apresentam sérias transtornos mentais. Fica claro nos quadrinhos que Pietro Maximoff sofre de distúrbio de personalidade limítrofe, enquanto Lorna Dane sofre de distúrbio bipolar.
Em sua revista solo, ao conversar com a deusa Hekate, Wanda revela que não bebe álcool devido os remédios que toma para a depressão, com a revista deixando claro que a personagem está ciente de sua condição e está trabalhando para lidar com ela.
Mãe de Wiccano e Célere
Quando Wanda ficou grávida de Billy e Tommy,na época em que estava com os Vingadores da Costa Oeste, tudo foi uma construção de sua imaginação. Mesmo alterando as probabilidades e a realidade, ela ainda não tinha poder o suficiente para criar vida; assim, ela utilizou partes da energia vital de Mephisto que haviam se espalhado pelo universo para criar seus filhos.
Após Mephisto reabsorver os gêmeos, Wanda entrou em um grave estado de depressão, fazendo com que Agatha Harkness, sua mentora, retirasse dela a memória das crianças. Contudo, quando seus poderes aumentaram, um comentário de Vespa fez com que ela se lembrasse do evento e fosse atrás do Doutor Destino, para que tivesse poder sobre a vida e a morte - e assim pudesse ter filhos reais.
Juntos, eles invocaram um poder ancestral de um ser semelhante à Força Fênix. Isso, junto das habilidades de Wanda e seus problemas mentais fez com que ela ficasse sobrecarregada e, em um surto psicótico, ela causou os eventos de Dinastia M - alterando a realidade e, no fim, extinguindo quase toda a raça mutante do planeta. Mas ela conseguiu “construir” suas crianças novamente quando a realidade que criou deixou de existir, porém eles não eram seus filhos biológicos, surgindo em outras famílias.
Dessa forma, Billy e Tommy não possuem qualquer traço genético dos Maximoff, mesmo sendo semelhantes em suas habilidades, aparência e personalidade. Além disso, ambos serão extremamente importantes no futuro, tento poder o suficiente para balançar as fundações do universo.
Wanda Maximoff é um ser Nexus
Wanda Maximoff é considerada um ser Nexus da Terra-616. Isso significa que ela é uma pessoa, ou ser, que personifica o caráter desse plano e seria algo como a âncora, ou uma constante, deste universo. Isso também permite que ela seja muito mais capaz de utilizar e controlar vários tipos de magia.
Segundo O Vigia, Uatu, um ser Nexus é um “indivíduo ou entidade rara com o poder de afetar as probabilidades e, assim, o futuro.” No universo 616, outros seres Nexus são Merlin e Kang, o Imperador. Enquanto Franklin Richards, Jean Grey/Fênix e Odin são de outros universos.
Porque a Feiticeira Escarlate deixou de ser mutante?
Durante a saga Vingadores & X-men: Eixo a Feiticeira Escarlate descobre que o Magneto não é pai dela e de Mercúrio, ainda mais, ela também descobre que ela e seu irmão não eram mais mutantes, mas sim algo diferente.
Na revista Fabulosos Vingadores, escrita por Rick Remender e Gerry Duggan, Wanda e Pietro voltam para Wundagore em busca de descobrir mais sobre sua origem e então é revelado pelo Alto Evolucionário que ele fez teste nos dois quando eles ainda eram bebês, lhes dando seus poderes de alterar as probabilidades e supervelocidade.
O motivo da mudança nunca foi explicitamente explicado pelos escritores da revista ou editores da época, mas boa parte dos fãs acredita que isso se deu pelo fato de que com a entrada dos personagens no Universo Cinematográfico da Marvel, a empresa não quis mais associar a heroína aos mutantes e os X-Men - que na época ainda estavam sob controle da 20th Century Fox.
Wanda Maximoff no Universo Cinematográfico da Marvel
Tendo aparecido pela primeira vez em Vingadores: Era de Ultron, a Feiticeira Escarlate de Elizabeth Olsen rapidamente se tornou uma das personagens mais amadas do Universo Cinematográfico da Marvel. A personagem voltou a aparecer em Capitão América: Guerra Civil, Vingadores: Guerra Infinita e Vingadores: Ultimato antes de ganhar sua série solo: Wandavision, na qual vemos a personagem tentando viver uma vida perfeita após a morte do Visão.
É na sua série também que a personagem finalmente descobre seus poderes mágicos, mas a Magia do Caos do MCU é bem diferente da dos quadrinhos, com a explicação de Agatha Harkness sendo de que apenas a “Feiticeira Escarlate” pode utilizar esse tipo de magia, que ela conjura sem precisar necessariamente utilizar feitiços como os outros magos e bruxas desse universo.
A personagem também aparecerá em Doutor Estranho no Multiverso da Loucura, tendo um papel bastante importante no filme, sendo a deuteragonista da trama junto do Mago Supremo Doutor Estranho. Por mais que muitos rumores digam que ela será uma das vilões do filme, até agora tudo indica que ela ajudará Stephen Strange a lidar com os problemas do Multiverso, enquanto também tenta recuperar seus filhos que deixaram de existir no fim de Wandavision.