Falcão e o Soldado Invernal: Easter-eggs e referências no terceiro episódio

Capa da Publicação

Falcão e o Soldado Invernal: Easter-eggs e referências no terceiro episódio

Por Gus Fiaux

Estamos na metade de Falcão e o Soldado Invernal. Três episódios se foram e restam apenas três para a minissérie chegar ao fim. Porém, o terceiro capítulo foi também o mais explosivo e movimentado até agora, com muitas cenas de ação, desenvolvimento para os personagens e participações especiais surpreendentes.

No meio de tudo isso, ainda tivemos espaço para várias conexões com os outros filmes do Universo Cinematográfico da Marvel, quadrinhos e outros sucessos da cultura pop. Por isso, selecionamos aqui todos os easter-eggs e referências que encontramos no terceiro episódio de Falcão e o Soldado Invernal

Se você acha que encontrou outro que não está na lista, nos conte nos comentários!

Imagem de capa do item

Os efeitos de Ultimato

O episódio inicia com um comercial do "Conselho de Repatriação Global", uma organização que lida com o retorno de metade dos habitantes da Terra, depois dos eventos de Vingadores: Ultimato. Com isso, retornamos à importância que o filme terá para o Universo Cinematográfico da Marvel.

Através de alguns temas estabelecidos no episódio, vemos que o planeta por pouco não entrou em um colapso total duas vezes, seja pela morte de bilhões de pessoas ou pelo retorno abrupto delas. Isso ajuda a aprofundar um pouco mais os efeitos sociais e políticos de toda a saga de Thanos na franquia.

Imagem de capa do item

Comandos de Bucky Barnes

Após ter aparecido de relance no primeiro episódio, Zemo está de volta com força total no terceiro episódio de Falcão e o Soldado Invernal. E quando ele aparece, temos uma conexão imediata com Capitão América: Guerra Civil, relacionado a um momento sombrio da história de Bucky.

Ele aparece falando palavras desconexas, como Saudade, Ferrugem e Dezessete. Os fãs sabem que esse era um comando mental usado pela HIDRA para deixar Bucky completamente obediente às suas ordens, de modo que pudesse se tornar a máquina de matar perfeita.

Imagem de capa do item

Referências a outros filmes da Marvel

O episódio não para nas referências a Vingadores: Ultimato e Capitão América: Guerra Civil. Fãs mais atentos poderão reconhecer outras ligações com os filmes. Por exemplo, em determinado momento o Falcão fala um pouco sobre os eventos associados à Guerra Civil e os filmes posteriores.

Além disso, depois temos ligações fortes com Pantera Negra, uma vez que a nação de Wakanda é citada e uma personagem importante aparece. Por fim, temos também referências a tudo que aconteceu em Vingadores: Era de Ultron, sobretudo à queda de Sokóvia.

Imagem de capa do item

A Máscara de Zemo

Quando Zemo está saindo com o Falcão e o Soldado Invernal para chegar até seu jato particular, ele passa primeiro em uma garagem cheia de carros antigos da sua família. Em um dos carros, ele encontra uma máscara púrpura cheia de listras em alto relevo.

Nos quadrinhos, a máscara é um item essencial do visual do personagem. Lá, Helmut Zemo utiliza uma máscara roxa para esconder o rosto desfigurado devido ao Adesivo X, uma substância altamente aderente. Tanto Helmut quanto seu pai, Heinrich (o Barão Zemo original) usavam a máscara pelo mesmo motivo.

Imagem de capa do item

Barão

Falando em outros detalhes clássicos dos quadrinhos, não podemos esquecer que o personagem finalmente revela o seu título. Ele não é apenas Zemo, como apresentado originalmente em Capitão América: Guerra Civil. Ele é o Barão Zemo.

Isso porque sua família possuía diversos títulos, propriedades e riquezas em Sokóvia. Boa parte disso se perdeu quando o país foi transformado em um meteoro no final de Vingadores: Era de Ultron, mas Zemo manteve uma parcela de sua riqueza, dando continuidade ao legado de sua família.

Imagem de capa do item

O livreto de Steve Rogers

O episódio dessa semana confirma uma teoria que os fãs já tinham a algum tempo: o caderno que Bucky Barnes usa para anotar o nome das pessoas que machucou ou que eram ligadas à HIDRA é o mesmo que Steve usa em Capitão América: O Soldado Invernal para se manter atualizado.

No livro, tínhamos várias referências à cultura pop e outras coisas que Steve precisava conhecer após ter "acordado" no século XXI. Ao longo do episódio, também citam o álbum de Marvin Gaye de 1972, "Trouble Man" e como Steve gostou do álbum.

Imagem de capa do item

Caveira Vermelha

No episódio, Bucky Barnes e Sam Wilson conversam com Helmut Zemo sobre o que tem acontecido com os Apátridas no Leste Europeu. Eles falam sobre como uma nova versão do Soro do Super-Soldado está sendo livremente replicada pelo mundo, criando novos seres superpoderosos.

É aqui que Zemo faz uma referência direta aos eventos de Capitão América: O Primeiro Vingador, ao citar outro "experimento" com o soro que deu muito errado. Ele alerta para os perigos de teremos outros vilões como o Caveira Vermelha circulando pelo mundo.

Imagem de capa do item

Madripoor

Nas HQs, Madripoor é uma ilha ligada aos X-Men e o Wolverine, tendo aparecido em várias histórias do herói e tendo estado sob controle da Madame Hidra por um longo tempo. A ilha fica no sudoeste de Ásia e é um abrigo para piratas, criminosos e ladrões.

O local tem muita desigualdade social e uma população altamente armada. No episódio, podemos ver alguns locais já consagrados de Madripoor nos quadrinhos, como o Bar Princesa e o Macaco de Bronze. Antes, o local estava em posse da Fox, mas foi trazido para o MCU após a venda do estúdio para a Disney.

Imagem de capa do item

Ilha da Caveira

Agora, pausa para uma referência da cultura pop que faz muito sentido no dia de hoje. Ao citar a ilha de Madripoor, Zemo deixa Bucky bastante nervoso e, ao fazer uma piada sobre o local, Sam Wilson, o Falcão, cita a Ilha da Caveira.

Para quem não é muito fã de monstros gigantes, essa é uma referência ao habitat do King Kong, uma ilha inóspita habitada por monstros terríveis e até mesmo dinossauros. A ilha recentemente apareceu em Kong: Ilha da Caveira de 2017, e em Godzilla vs. Kong, lançado neste ano.

Imagem de capa do item

Conrad Mack

Quando chega a Madripoor, Sam Wilson precisa se disfarçar para não chamar atenção para o fato de ser um Vingador. Ele então se passa por Conrad Mack, o "Tigre Sorridente", enquanto vai até os lugares mais barra-pesada da ilha acompanhado por Zemo e Bucky.

Nos quadrinhos, Conrad Mack é um vilão já estabelecido da Marvel. Ele é conhecido por enfrentar, entre outros heróis, os membros dos Novos Guerreiros. O personagem também tem conexões profundas com o submundo criminoso de Madripoor.

Imagem de capa do item

Sharon Carter

Além de Zemo, o episódio marca o retorno de outra importante personagem da franquia do Capitão América. Estamos falando de Sharon Carter, que se tornou foragida após os eventos de Guerra Civil, onde ajudou a fuga de Steve Rogers e seus aliados heróis.

Sharon se tornou uma contrabandista de arte em Madripoor, vendendo quadros originais. Inicialmente, ela resiste em ajudar Sam e Bucky por conta de Zemo, mas acaba se unindo a eles. Sam ainda promete a ela que tentará negociar um perdão oficial para que ela possa voltar aos EUA.

Imagem de capa do item

Dr. Wilfred Nagel

No clímax do episódio, Bucky, Sam e Zemo (junto de Sharon) vão até um galpão em Madripoor, onde encontram o cientista Wilfred Nagel, que recriou o Soro do Super-Soldado a serviço do misterioso Mercador do Poder.

Nos quadrinhos, Nagel (também conhecido como Josef Reinstein) foi o cientista que continuou trabalhando no Projeto Renascimento após a morte de Abraham Erskine. Ele inclusive foi o responsável por fazer testes com vários homens afro-americanos, incluindo Isaiah Bradley.

Imagem de capa do item

Bucky tomando o escudo para si

Bem perto do fim do episódio, Sam Wilson sugere que deveria destruir o escudo do Capitão América por todos os problemas que ele tem causado. Bucky Barnes o rebate, falando sobre como o escudo é um símbolo e que ele tomaria o item pra si antes que Sam pudesse destruí-lo.

Essa referência é bem importante pois se liga a um fato já consagrado das HQs, que é quando Bucky Barnes tomou o escudo pra si e se tornou o novo Capitão América após a "morte" de Steve Rogers. Será que veremos Bucky como Capitão em algum momento na série?

Imagem de capa do item

Ayo

O final do episódio traz uma surpresa para os fãs do MCU: Ayo está de volta. Ela é uma das dora milaje e faz parte do exército real de Wakanda. Agora, ela retorna e parece disposta a vingar a morte do Rei T'Chaka, o pai de T'Challa (atual Pantera Negra do MCU).

Florence Kasumba retorna ao papel. Ela apareceu pela primeira vez em Capitão América: Guerra Civil como guarda-costas de T'Chaka e T'Challa - ficando inclusive junto ao antigo rei quando ele morre na explosão causada pela ONU. Temos também a aparição das Contas Kimoyo, joias tecnológicos.