Falcão e o Soldado Invernal: Easter-eggs e referências no quinto episódio

Capa da Publicação

Falcão e o Soldado Invernal: Easter-eggs e referências no quinto episódio

Por Gus Fiaux

Com o fim da série mais próximo que nunca, Falcão e o Soldado Invernal apresenta um quinto episódio cheio de ação e de momentos dramáticos para seus personagens, ao mesmo tempo em que somos agraciados com uma participação especial e uma nova fase no desenvolvimento de Sam Wilson.

Porém, o capítulo ainda nos traz algumas surpresas escondidas e ligações com as HQs que são bem oportunas, algo que já era esperado de uma obra do Universo Cinematográfico da Marvel. Por isso, reunimos aqui todos os easter-eggs e referências do mais novo episódio de Falcão e o Soldado Invernal!

Imagem de capa do item

Sam recupera seu escudo

Embora achássemos que isso fosse acontecer apenas no último capítulo da série, parece que Sam Wilson finalmente recuperou o que é seu de direito - isto é, o escudo de vibranium do Capitão América. Agora, ele finalmente pode obedecer à vontade de Steve e se tornar o novo portador do manto.

Desde que a série foi anunciada, vários atores - inclusive o próprio Anthony Mackie - já falavam sobre como a narrativa iria ser bem focada no escudo do Capitão América, e eles não estavam errados. O episódio passa bastante tempo seguindo o item, com Sam inclusive treinando como usá-lo.

Imagem de capa do item

Um novo Falcão?

De volta à sua base, Sam acaba se encontrando com Joaquin Torres, que lhe dá algumas novas informações. Ao mesmo tempo, nosso Falcão deixa na base suas asas mecânicas, que foram quebradas por John Walker. Ao sair do local, Sam diz que Joaquin "pode ficar" com as asas.

Nos quadrinhos, como vocês já devem saber, Joaquin assume o manto do Falcão bem na época em que Sam Wilson se torna o Capitão América. Será que isso vai acontecer na série? E se for o caso, será que Sam não terá suas asas quando se tornar o Sentinela da Liberdade?

Imagem de capa do item

Valentina Allegra de la Fontaine

Depois de semanas de expectativas e especulações, finalmente tivemos a tão aguardada "participação especial secreta". Trata-se de Valentina Allegra de la Fontaine, interpretada pela queridíssima Julia Louis-Dreyfus, atriz de séries como Seinfeld, Veep e The New Adventures of Old Christine.

Nos quadrinhos, a personagem é uma importante agente da S.H.I.E.L.D. que chega a ter um relacionamento com Nick Fury e se infiltra na HIDRA como Madame Hidra. A personagem originalmente iria aparecer no filme da Viúva Negra, mas devido ao adiamento, fez sua estreia na série.

Imagem de capa do item

De volta a Sokovia

Em um breve momento do episódio, reencontramos Zemo. Após sua fuga no episódio anterior, ele surge em Sokovia, onde é encontrado e detido por Bucky Barnes. É a primeira vez que retornamos ao país europeu desde sua aparição em Vingadores: Era de Ultron (a não ser que a cena final de WandaVision tenha se passado nos bosques do país).

As dora milaje logo chegam para recuperar o vilão. Nesse momento, nos é informado que ele será enviado para a Balsa, a prisão que fica no meio do oceano e onde os heróis são presos em Capitão América: Guerra Civil. Dessa forma, Zemo terá mais dificuldade em fugir.

Imagem de capa do item

O conto de Isaiah Bradley

Depois disso, Sam Wilson tenta encontrar novamente Isaiah Bradley. E dessa vez, temos novos detalhes sobre a história do personagem. Ele e mais outros amigos sofreram com os experimentos do soro do supersoldado. Ele foi preso justamente por tentar libertar as outras cobaias.

Além disso, sabemos que sua esposa morreu antes que ele saísse da prisão e que os dois nunca tinham se reencontrado. Nas HQs, a história do herói é um pouco menos trágica, já que ele é liberado e pode passar sua vida ao lado de Faith Shabazz, sua esposa.

Curiosamente, o episódio se chama Truth, o que pode ser uma referência à minissérie onde o personagem apareceu pela primeira vez, que se chamava Truth: Red, White and Black.

Imagem de capa do item

Sharon Carter esconde segredos

Em uma cena bem intrigante do episódio, vemos Sharon Carter, ainda em Madripoor, conversando com alguém ao telefone. Ela cobra um serviço e diz que pagará ainda mais caro para que ele seja cumprido, ao mesmo tempo em que se mostra impaciente com seu interlocutor.

Embora não consigamos ouvir muito da ligação, ainda podemos ouvir uma voz com um sotaque bem característico. Ao mesmo tempo, ela fala sobre ter livrado a pessoa de uma prisão na Argélia... e ligando os pontos, já sabemos com quem ela estava falando.

Imagem de capa do item

O retorno de Batroc

Ao fim do episódio, Batroc retorna para entregar uma carga aos Apátridas - algumas armas que serão usadas em um momento importante do final do episódio. Porém, é bem possível que Batroc tenha sido a pessoa com quem Sharon Carter estava falando algumas cenas atrás.

Isso nos faz questionar muitas coisas. A primeira delas: seria Sharon Carter a mandante do assalto que Batroc tenta realizar no primeiro episódio? Se isso for verdade, então é provável que uma popular teoria de fãs se concretize e que Sharon seja revelada como a identidade do Mercador do Poder.

Imagem de capa do item

O novíssimo e legítimo Capitão América

Ao fim do episódio, Sam Wilson começa a treinar bastante para aprender a usar o escudo. Ele começa hesitante, deixando o objeto cair várias vezes, mas logo pega o jeito da coisa. Na cena final, ele também abre uma caixa que Bucky Barnes trouxe para ele, e que deve conter seu novo traje.

O traje dentro da caixa muito provavelmente é o de Capitão América, que foi feito pelo povo de Wakanda (segundo diz Bucky). O visual deve ser devidamente apresentado no último episódio, conforme Sam tenta a todo custo impedir os Apátridas e seu novo ataque terrorista em Nova York.

Imagem de capa do item

Um novo escudo

Porém, mantendo o costume do Universo Cinematográfico da Marvel, o novo episódio também trouxe a primeira cena pós-créditos da série. Nela, podemos ver John Walker construindo seu próprio escudo (embora ele não deva ser feito de vibranium, como o escudo original).

É bem provável que, no último episódio, John se torne de vez o Agente Americano como nas HQs. E se ele já recebeu uma visita de Valentina Allegra de la Fontaine, é provável que em breve ele se torne parte de uma equipe de super-seres. Os Thunderbolts, talvez?