Falcão e o Soldado Invernal: Easter-eggs e referências do primeiro episódio

Capa da Publicação

Falcão e o Soldado Invernal: Easter-eggs e referências do primeiro episódio

Por Gus Fiaux

Uma nova produção do Universo Cinematográfico da Marvel está entre nós, uma vez que Falcão e o Soldado Invernal já teve seu primeiro episódio lançado no Disney+ nesta sexta-feira (19). A série promete explorar os dois protagonistas titulares como nenhum filme anterior da franquia já explorou, trazendo muita ação e tramas de intriga política.

Com um primeiro capítulo explosivo e cheio de momentos tocantes, a série já chegou com a corda toda – e também com muitos presentes para os fãs, já que o episódio é polvilhado de easter-eggs e referências bem interessantes. Por isso, aqui listamos todos os principais easter-eggs de Falcão e o Soldado Invernal!

Imagem de capa do item

O herdeiro do escudo

O episódio começa em um tom solene e maduro, mostrando Sam Wilson se arrumando para algum evento especial, trajando roupas de gala. Quando o herói olha para a própria cama, encontra o escudo usado anteriormente por Steve Rogers, o Capitão América original. Sam observa o escudo por um momento e se lembra de uma cena em seu passado.

É nesse momento que podemos ouvir um diálogo incrível de Vingadores: Ultimato, que acontece quando Steve Rogers, já velho e tendo passado o manto para Sam Wilson, pergunta a ele como é a sensação de segurar o escudo, ao que Sam responde que "é como se fosse de outra pessoa". Esse mesmo diálogo é citado posteriormente.

Imagem de capa do item

Joaquín Torres

Antes de ir para o evento para o qual estava se preparando, Sam Wilson acaba sendo convocado para resolver um grande problema perto da Líbia. O herói precisa resgatar um avião roubado e salvar um de seus passageiros. Por isso ele conta com a ajuda em terra de Joaquín Torres, um agente militar que acaba tendo outra participação importante próximo ao fim do episódio.

O que muitos não sabem, no entanto, é que Joaquín é um personagem dos quadrinhos recentes da Marvel. Ele basicamente é conhecido por ter sido o substituto de Sam Wilson como Falcão, quando Sam assumiu o manto do Capitão América. Será que ainda veremos Joaquín tornando-se um herói do Universo Cinematográfico da Marvel?

Imagem de capa do item

Batroc, o Saltador

Na primeira grande cena de ação de Falcão e o Soldado Invernal, temos o retorno de um personagem que havia sido apresentado originalmente em Capitão América: O Soldado Invernal. Trata-se de Batroc, um ladrão e mercenário francês conhecido por atacar locais ultra seguros, seguido de perto sempre por seus próprios asseclas.

Nos quadrinhos, esse personagem é conhecido como Batroc, o Saltador, um vilão secundário que já enfrentou vários heróis da Marvel. Ele recebe esse "título" por sempre usar golpes de chutes e por saber dar pulos muito altos. Curiosamente, o ator de Batroc na série, Georges St. Pierre, é um ex-lutador de MMA especializado em kickboxing.

Imagem de capa do item

Asa Vermelha está de volta!

Enquanto o Falcão tenta interceptar o avião sequestrado por Batroc e seus capangas, temos o retorno de outro "personagem" muito querido pelos fãs do herói: o Asa Vermelha. Para quem não sabe, esse é o nome dado ao drone que o Vingador carrega em suas costas e que controla em suas missões aéreas.

Nos quadrinhos, o Falcão é capaz de se comunicar com aves e forma um elo telepático poderoso com um falcão chamado Asa Vermelha. Essa ave o ajuda em suas missões, sempre seguindo-o de perto e realizando as ordens de Sam. Para o Universo Cinematográfico da Marvel, esse conceito parecia pouco realista, então o pássaro foi substituído por um drone.

Imagem de capa do item

Apátridas

Enquanto Sam Wilson e Joaquín Torres conversam, após a missão de resgate ter dado certo, o aliado do Falcão comenta algo sobre uma espécie de organização anarquista que está conseguindo muito apoio na Europa. Ele diz que os membros dessa organização se autoproclamam Apátridas, e que suas metas são a criação de um mundo sem fronteiras.

Pode parecer bonitinho no papel, mas os Apátridas são notórios terroristas, que estão dispostos a matar e morrer para propagar sua mensagem de um mundo unificado. Posteriormente, podemos vê-los em ação. Vale mencionar que, nas HQs, Apátrida é o nome de um vilão do Capitão América, que também possui objetivos similares aos do grupo visto na série.

Imagem de capa do item

Uma base secreta na lua

Enquanto ainda joga conversa fora com Sam, Joaquín acaba fazendo várias perguntas sobre o paradeiro de Steve Rogers, já que o herói "sumiu" sem deixar vestígios. Ele então fala sobre uma teoria popular de que o Capitão América não morreu e está escondido em uma base na lua, observando o povo da Terra.

Há duas referências de HQs a serem notadas aqui: Em primeiro lugar, Steve Rogers já montou uma base lunar com os Vingadores Secretos, uma equipe especial que fazia missões sem serem detectados por outros heróis. A outra referência diz respeito ao Nick Fury original, que acabou indo parar na lua e se tornando um observador da Terra após ter matado o Vigia, na saga Pecado Original.

Imagem de capa do item

Exibição no Smithsonian

Após a missão e uma pausa para o descanso, finalmente vemos Sam Wilson indo para seu compromisso. Ele vai até o Museu Smithsonian, na capital norte-americana, onde está sendo feito uma espécie de memorial para Steve Rogers e para o legado que ele deixou ao mundo como Capitão América. É aqui que Sam entrega seu escudo para o governo norte-americano.

Porém, quero chamar atenção para o cenário, e não para os eventos em si. Para quem não se recorda, o Smithsonian é o mesmo museu que vemos em várias cenas de Capitão América: O Soldado Invernal. É inclusive dele que Steve Rogers "rouba" o seu antigo traje de guerra, para usá-lo na épica batalha final do filme.

Imagem de capa do item

James Rhodes

Engana-se quem acha que os dois protagonistas são os únicos super-heróis do Universo Cinematográfico da Marvel a aparecer na série. Durante toda a sequência do Smithsonian, contamos com a presença de James Rhodes, o oficial da Força Aérea e melhor amigo do falecido Tony Stark, que atende também pelo nome de Máquina de Combate.

Aqui, Rhodes não aparece em seu alter-ego de armadura. Em vez disso, ele só veio cumprimentar Sam Wilson como um amigo pessoal. E ao mesmo tempo em que respeita as decisões dele, Rhodes também deixa a entender que acha que Sam deveria mesmo respeitar os desejos de Steve Rogers e se tornar o novo Capitão América.

Imagem de capa do item

Ecos do passado

Na mesmíssima cena, ainda ambientada no Museu Smithsonian, podemos ver alguns itens da exposição em homenagem ao Capitão América. E muitos desses objetos e artefatos já vimos anteriormente, como é o caso da moto e do escudo original que o Sentinela da Liberdade usa em Capitão América: O Primeiro Vingador.

Mais do que isso, temos outras referências visuais bem interessantes, como as fotos da época em que Steve Rogers serviu na Segunda Guerra Mundial, cartazes de propaganda contra os nazistas e até mesmo a capa da primeira edição onde o Capitão América surgiu nos quadrinhos, que foi homenageada em outra cena de O Primeiro Vingador.

Imagem de capa do item

O Soldado Invernal em ação

Por mais que boa parte do episódio se dedique a mostrar Sam Wilson e sua vida civil, temos também uma boa dose do Soldado Invernal, a partir da cena em que vemos um pouco do passado do personagem, quando ele ainda era um assassino de elite, controlado mentalmente pela HIDRA. É uma cena de ação bem impactante.

Mais do que isso, esse "sonho" (como descobrimos depois) é bem importante por mostrar mais do trauma de Bucky Barnes devido a todos os anos que passou agindo a mando da organização terrorista. Seu visual está idêntico ao que nos foi apresentado em Capitão América: O Soldado Invernal, com direito ao cabelo grande e à máscara cobrindo sua boca e nariz.

Imagem de capa do item

A lista de Bucky

Durante sua sessão com uma terapeuta, enquanto busca pelo perdão oficial do governo norte-americano, Bucky Barnes conta que possui uma lista de pessoas que trouxeram problemas, seja por associação com a HIDRA, que nem a política mostrada no episódio, ou por terem feito algum tipo de mal a ele no passado.

Duas descobertas são muito interessantes aqui: além de listar seus "alvos", o Soldado Invernal também lista pessoas que tiveram suas vidas afetadas pelas suas próprias atitudes, enquanto ainda estava sob o controle mental. Porém, note com atenção a lista dos "alvos" de Bucky e você logo perceberá o nome de Zemo.

Imagem de capa do item

O novo Capitão América

Bem ao final do episódio temos o primeiro vislumbre de Wyatt Russell no papel de John Walker. Indo na contramão do desejo de Steve Rogers, o governo norte-americano selecionou outro soldado para servir no posto de Capitão América. Ele então acaba pegando o escudo que deveria ser de Sam Wilson e é apresentado em uma coletiva transmitida em rede nacional.

Nos quadrinhos, John é o nome do Agente Americano, um vilão (ou herói, dependendo da fase) que também usa um escudo e uma roupa muito similar à do Capitão América para lutar. Nas HQs, quando ele começa a agir, não usa o soro do super-soldado, mas nós ainda não sabemos se esse elemento será mantido na série.