A evolução dos joysticks de consoles ao longo da história!
A evolução dos joysticks de consoles ao longo da história!
Um elemento muito importante do mundo dos games foram os joysticks dos consoles. Eram um item crucial na hora de decidir um console favorito, ou ajudavam a revolucionar os próprios jogos. Vamos lembrar a evolução destes joysticks ao longo dos anos.
Atari
Projetado por Jay Miner, lançado em 11 de setembro de 1977 nos Estados Unidos e em 1983 no Brasil, o Atari é considerado um símbolo cultural dos anos 80. Foi um fenômeno de vendas no Brasil entre os anos de 1984 a 1986 e seus jogos permanecem na memória de muitos que viveram a juventude naquela época.
O seu Joystick foi praticamente a introdução aos Joysticks. Como os jogos eram bem simples, tudo que você precisava era de um botão e uma alavanca.
NES
Em 1983, a Nintendo lançava o Nintendo Entertainment System, ou simplesmente NES, apelidado carinhosamente no Brasil como Nintendinho.
O controle do NES foi um dos primeiros a trazer o famoso direcional e agora nós precisávamos de dois botões.
Mega Drive
Em 1988, foi lançado o Mega Drive o que trouxe alguns jogos mais evoluídos, que precisavam de mais funções. Logo isso trouxe um novo Joystick com mais botões.
O Mega Drive trouxe até uma versão onde seu joystick tinha o dobro de botões.
Snes
O famoso Super Nintendo trouxe um dos joysticks mais lembrados da história.
Trazendo a formação usada até hoje de direcionais na esquerda do controle e 4 botões na direita.
Playstation
A Sony trouxe o seu grande pontapé inicial no mundo dos games com o Playstation.
E juntamente com o console, ela trouxe uma revolução nos joysticks também. Primeiramente, ela trouxe a revolução dos famosos "L2 e R2, mas a principal revolução veio quando ela trouxe a tecnologia Dual Shock que fazia os controles vibrarem e os direcionais analógicos.
Nintendo 64
Em 1996, a Nintendo resolveu que iria dar mais um salto na evolução dos Joysticks, assim como havia feito com o NES e o SNES: eis que surge o Nintendo 64.
Infelizmente o estilo emplacado pela empresa com este console não acabou virando tendência. O controle do N64 para muitas pessoas era um tanto quanto confuso pelo tanto de botões e a empunhadura era meio complicada algumas vezes.
Dreamcast
A última tentativa da Sega no ramo de consoles, o Dreamcast foi lançado no final da década de 90. Mas logo, em 2004, já foi descontinuado.
O seu controle trazia até uma inovação um tanto quanto interessante com o Visual Memory Unit/Visual Memory System (VMU/VMS), um dispositivo de armazenamento que se conectava ao controle. Ele possuía uma tela monocromática e botões de operação para que fosse possível a execução de jogos simples (desenvolvidos especialmente para ele) e o gerenciamento das informações armazenadas.
Xbox
Eis que veio a época da Microsoft adentrar no mundo dos consoles para brigar com as duas gigantes da época: a Sony e a Nintendo - a briga permanece até hoje.
Com o lançamento do Xbox, ficamos conhecendo a proposta de joystick da Microsoft, com sua ideia de misturar botões e alavancas, algo que a Nintendo havia tentado no N64. A Microsoft havia conseguido tornar a proposta mais ergonômica.
Na segunda versão do Joystick do console, tivemos uma melhoria ainda maior na empunhadura do controle, o que causou uma aceitação muito grande por parte do público.
Wii
E a Nintendo deu mais um salto no quesito jogabilidade com controles, como costumou sempre fazer. Na criação do Wii, a Nintendo apostou muito mais na jogabilidade através de sensores de movimentos, o que definitivamente foi muito bem aceito pelos fãs da empresa.
Playstation 4
E para finalizar, temos o recente Playstation 4 que veio apostando em um design muito parecido com seu antecessor. Finalmente aboliu os botões de Start/Select e deu lugar aos botões de compartilhamento/opções ao já instaurado trackpad, definindo de uma vez por todas que o futuro dos consoles é online.