A evolução dos joysticks de consoles ao longo da história!

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A evolução dos joysticks de consoles ao longo da história!

Por Mike Sant'Anna
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Atari

Projetado por Jay Miner, lançado em 11 de setembro de 1977 nos Estados Unidos e em 1983 no Brasil, o Atari é considerado um símbolo cultural dos anos 80. Foi um fenômeno de vendas no Brasil entre os anos de 1984 a 1986 e seus jogos permanecem na memória de muitos que viveram a juventude naquela época.

O seu Joystick foi praticamente a introdução aos Joysticks. Como os jogos eram bem simples, tudo que você precisava era de um botão e uma alavanca.

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NES

Em 1983, a Nintendo lançava o Nintendo Entertainment System, ou simplesmente NES, apelidado carinhosamente no Brasil como Nintendinho.

O controle do NES foi um dos primeiros a trazer o famoso direcional e agora nós precisávamos de dois botões.

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Mega Drive

Em 1988, foi lançado o Mega Drive o que trouxe alguns jogos mais evoluídos, que precisavam de mais funções. Logo isso trouxe um novo Joystick com mais botões.

O Mega Drive trouxe até uma versão onde seu joystick tinha o dobro de botões.

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Snes

O famoso Super Nintendo trouxe um dos joysticks mais lembrados da história.

Trazendo a formação usada até hoje de direcionais na esquerda do controle e 4 botões na direita.

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Playstation

A Sony trouxe o seu grande pontapé inicial no mundo dos games com o Playstation.

E juntamente com o console, ela trouxe uma revolução nos joysticks também. Primeiramente, ela trouxe a revolução dos famosos "L2 e R2, mas a principal revolução veio quando ela trouxe a tecnologia Dual Shock que fazia os controles vibrarem e os direcionais analógicos.

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Nintendo 64

Em 1996, a Nintendo resolveu que iria dar mais um salto na evolução dos Joysticks, assim como havia feito com o NES e o SNES: eis que surge o Nintendo 64.

Infelizmente o estilo emplacado pela empresa com este console não acabou virando tendência. O controle do N64 para muitas pessoas era um tanto quanto confuso pelo tanto de botões e a empunhadura era meio complicada algumas vezes.

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Dreamcast

A última tentativa da Sega no ramo de consoles, o Dreamcast foi lançado no final da década de 90. Mas logo, em 2004, já foi descontinuado.

O seu controle trazia até uma inovação um tanto quanto interessante com o Visual Memory Unit/Visual Memory System (VMU/VMS), um dispositivo de armazenamento que se conectava ao controle. Ele possuía uma tela monocromática e botões de operação para que fosse possível a execução de jogos simples (desenvolvidos especialmente para ele) e o gerenciamento das informações armazenadas.

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Xbox

Eis que veio a época da Microsoft adentrar no mundo dos consoles para brigar com as duas gigantes da época: a Sony e a Nintendo - a briga permanece até hoje.

Com o lançamento do Xbox, ficamos conhecendo a proposta de joystick da Microsoft, com sua ideia de misturar botões e alavancas, algo que a Nintendo havia tentado no N64. A Microsoft havia conseguido tornar a proposta mais ergonômica.

Na segunda versão do Joystick do console, tivemos uma melhoria ainda maior na empunhadura do controle, o que causou uma aceitação muito grande por parte do público.

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Wii

E a Nintendo deu mais um salto no quesito jogabilidade com controles, como costumou sempre fazer. Na criação do Wii, a Nintendo apostou muito mais na jogabilidade através de sensores de movimentos, o que definitivamente foi muito bem aceito pelos fãs da empresa.

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Playstation 4

E para finalizar, temos o recente Playstation 4 que veio apostando em um design muito parecido com seu antecessor. Finalmente aboliu os botões de Start/Select e deu lugar aos botões de compartilhamento/opções ao já instaurado trackpad, definindo de uma vez por todas que o futuro dos consoles é online.