Eternos: Tudo o que você precisa notar no primeiro trailer do novo filme da Marvel

Capa da Publicação

Eternos: Tudo o que você precisa notar no primeiro trailer do novo filme da Marvel

Por Gus Fiaux

Marvel divulgou, nesta segunda-feira (24) o primeiro trailer de Eternos, seu mais novo filme que deve chegar aos cinemas no final deste ano. O longa tem como premissa explorar a vida de uma equipe de seres que foram transformados pelos Celestiais, logo se transformando em deuses para os mortais.

O filme é dirigido por Chloé Zhao, que acabou de receber o Oscar de Melhor Diretora por seu trabalho espetacular em Nomadland. Nós já separamos tudo o que você precisa notar no primeiro trailer do filme, antes de embarcar nessa aventura espetacular com os Eternos!

O trailer:

Caso ainda não tenha visto, aqui está o primeiro trailer oficial do filme!

Imagem de capa do item

A chegada

Nos quadrinhos, os Eternos eram um grupo de homens das cavernas que foram transformados com a chegada dos Celestiais, antigas divindades cósmicas. Eles acabam vivendo entre os mortais na Terra, sendo classificados como deuses e assumindo seus lugares inclusive no panteão da mitologia greco-romano.

No filme, pelo que sabemos das sinopses oficiais, os Eternos serão uma raça alienígena, então não sabemos exatamente de onde eles vieram. Logo na cena de abertura, podemos ver eles chegando na Terra a bordo de uma nave bem estilosa. Logo eles são recebidos pelos homens das cavernas, que devem tratá-los como deuses.

Imagem de capa do item

Thena

Uma das primeiras personagens do grupo que vemos no trailer é Thena, a Eterna vivida por Angelina Jolie. Nos quadrinhos, Thena tem uma vida fascinante, por ter sido a filha de Zuras, o líder original dos Eternos. Ela inclusive foi enviada para substituir Atena dentro do Olimpo.

Ainda não sabemos o quanto dessa história será preservada nos cinemas, mas já podemos vê-la aqui "formando" seu traje a partir da tecnologia da nave - ou seria através de seus poderes de Eterna? Vale lembrar que, nas HQs, ela tem um longo romance com Kro, o líder dos Deviantes, que são vilões.

Imagem de capa do item

Ajak

Outra personagem que aparece logo no começo é Ajak, que por sua vez será interpretada por Salma Hayek. Nos quadrinhos, Ajak é um homem e ele funciona como um líder tático dos Eternos, às vezes cumprindo a função de Zuras quando ele está debilitado.

No filme, a personagem deve assumir completamente o posto de líder dos Eternos, de acordo com as descrições oficiais. A personagem terá um papel bem importante a desempenhar - e vale lembrar, que, nas HQs, Ajak é um dos únicos capaz de se comunicar diretamente com os Celestiais.

Imagem de capa do item

Phastos

Phastos é outro integrante do grupo que estará no filme. Aqui, ele será interpretado por Bryan Tyree Henry, e em uma cena já podemos vê-lo usando seus poderes para criar alguma coisa ainda inexplicada - parece ser uma arma, ou até mesmo um mapa galáctico.

Isso casa perfeitamente com o papel do personagem nos quadrinhos. Lá, Phastos é conhecido como o "Ferreiro", por criar boa parte das armas e os equipamentos da equipe - mesmo se considerando um pacifista. No filme, ele será um personagem LGBTQ e terá uma família junto de seu marido.

Imagem de capa do item

Manipulação da matéria

Analisar os poderes dos Eternos é algo bem interessante porque, nas HQs, eles são capazes de muita coisa. Quase todos os membros da equipe podem manipular grandes quantidades de energia e matéria, ainda que tenham seus dons específicos - como supervelocidade e voo, por exemplo.

Em determinado momento, podemos ver uma mão (e ainda não sabemos a quem pertence) "criando" água a partir do chão. Suspeitamos que essa cena deve acontecer justamente no período pré-histórico, dando o contexto do porquê os Eternos são tidos como deuses.

Imagem de capa do item

Evolução

Ainda nesse contexto, é importante vermos como o filme vai beber muito da teoria de "seriam os deuses astronautas?", algo que já foi visto tantas vezes nos cinemas em filmes como 2001: Uma Odisseia no Espaço e até A Chegada. Em determinado momento, vemos alguém oferecendo uma faca a outra pessoa.

O que podemos entender disso, no contexto da cena, é que os Eternos são os responsáveis por ajudarem a humanidade a evoluir, não apenas em termos genéticos, mas também como sociedade. Isso inclusive casa bem com a fala de Ajak durante essa cena: "Nós os ajudamos a progredir e os vimos realizar maravilhas".

Imagem de capa do item

Nada de interferências

Porém, por mais que esse "primeiro contato" tenha sido de muita troca entre os Eternos e a raça humana, parece que algo mudou no meio do caminho - e isso fica explícito quando Ajak diz que: "Ao longo dos anos, nós nunca interferimos". Ou seja, eles pararam de se meter no desenvolvimento da espécie humana.

Isso explica, por exemplo, porque não havíamos ouvido falar do Eternos antes. Eles são uma poderosa raça, mas vivem como mortais na Terra sem dar sinais de seus poderes ou sua existência... até agora. Ainda não sabemos o que vai fazer com que eles interajam com os seres humanos, mas é provável que seja uma grande ameaça - os Deviantes, talvez?

Imagem de capa do item

Celestial?

Sabemos também que os Celestiais serão uma peça fundamental do filme - já que são responsáveis pela criação dos Eternos e dos Deviantes. As entidades viajam pelo espaço, visitando vários planetas a cada era, tentando decidir se tal mundo merece ou não continuar prosperando.

Em determinado momento, podemos ver Gilgamesh (vivido por Ma Dong-Seok) segurando a mão de alguém - e ao fundo, alguns fãs acreditam que podemos ver uma perna de um Celestial. Outra possibilidade é que os titãs cósmicos venham à Terra para julgá-la e os Eternos precisem intervir para salvar o planeta.

Imagem de capa do item

Makkari

E por mais que Ajak fale que não há interferência por parte dos Eternos, podemos ver que não é bem assim. Em algum momento - que parece se passar na Babilônia - vemos uma grande viga colapsando sobre uma mulher indefesa, até que ela é salva por um borrão extremamente veloz.

Trata-se de de Makkari, a velocista dos Eternos (interpretada por Lauren Ridloff, a primeira atriz surda a trabalhar para a Marvel). Nos quadrinhos, Makkari é um homem e é sempre retratado como um herói sábio e calado - além disso, ele assumiu o lugar de Mercúrio e Hermes no panteão greco-romano.

Imagem de capa do item

Magia?

Os conceitos de magia no Universo Cinematográfico da Marvel são, ao mesmo tempo, muito vagos e amplos. Alguns dizem que trata-se de energia de outras dimensões manipuladas por seres da Terra, enquanto outros creem em algo mais próximo da "magia" tradicional das bruxas e dos feiticeiros.

Em determinado momento do trailer, podemos ver vários Eternos - o que inclui Druig (interpretado por Barry Keoghan) usando seus dons e poderes para fazer uma "conexão". Olhando assim, até parece um pouco com as magias usadas pelo Doutor Estranho e outros magos do MCU.

Imagem de capa do item

Romance eterno?

Em um corte rápido, próximo ao final do trailer, temos uma cena que nos mostra a evolução da relação entre Ikaris (Richard Madden) e Sersi (Gemma Chan). Nos quadrinhos, Ikaris é o Eterno mais famoso, enquanto Sersi já chegou a ser uma Vingadora, além de ter conexões com vários outros heróis da Marvel.

É interessante que o filme aborde a evolução desse romance ao longo dos anos - mas é importante lembrar que, dos rumores saídos da produção, nós também teremos um romance entre Sersi e um mortal, Dane Whitman. Caso isso seja comprovado, é possível que tenhamos um triângulo amoroso na equipe - algo que pode ser muito bem desenvolvido.

Imagem de capa do item

Direto para Bollywood

Uma coisa bem interessante que já foi confirmada é que os Eternos serão deuses entre os mortais, vivendo suas vidas como se fossem humanos, sem chamar atenção para si. Ainda assim, há aqueles que vão almejar conquistas e grandes vitórias - e esse parece ser o caso de Kingo (vivido por Kumail Nanjiani.

Kingo é um personagem bem cauteloso e treinado nas HQs, tendo feito sua vida em torno da disciplina dos samurais. No filme, ele será um personagem diferente e mais espalhafatoso, que passa sua vida "humana" sendo um astro de Bollywood. Em determinado momento do trailer, nós inclusive podemos vê-lo na gravação de algum filme musical.

Imagem de capa do item

Controle mental

Bem no final do trailer, temos uma sequência curiosa, quando várias pessoas levantam suas armas para um alvo que não podemos ver. Porém, se você prestar bastante atenção, verá que algumas dessas pessoas estão com os olhos brancos, como se estivessem sendo controladas mentalmente.

Se fosse para apostar, podemos dizer que isso é efeito das ações de Druig - uma vez que, nos quadrinhos, o personagem é conhecido por ter uma poderosa forma de telepatia, conseguindo controlar mentalmente seus adversários. Por conta disso, ele ocasionalmente é visto como um vilão.

Imagem de capa do item

Sprite, a Festeira

Bem no finzinho, ainda temos Sprite, que é uma figura bem fascinante da mitologia dos Eternos. Nos quadrinhos, Sprite é um Eterno que sempre teve o corpo de uma criança, conhecido por suas brincadeiras e trapaças. Ele é bem famoso por criar ilusões e por ser um manipulador de matéria nato.

Porém, isso acaba trazendo algumas consequências negativas para a equipe. Por sempre ser tratado como uma criança, Sprite acaba se voltando contra os membros da equipe e faz alguns atos realmente assustadores. No filme, o personagem será uma menina interpretada por Lia McHugh.

Imagem de capa do item

Dane Whitman

Em uma sequência muito rápida, também podemos ver Dane Whitman. Nas HQs, esse personagem acaba se transformando no Cavaleiro Negro, um valoroso herói conhecido por empunhar a Espada de Ébano e inclusive membro dos Vingadores em várias histórias cultuadas da equipe.

Nos cinemas, ele será interpretado por Kit Harrington (o Jon Snow de Game of Thrones). Ainda não sabemos se ele vai se transformar no Cavaleiro Negro como nas HQs, mas é interessante vê-lo ao lado de Sersi, o que mostra como os dois podem ter um romance no filme. Tirando isso, nós ainda não sabemos qual será o tamanho de sua participação no filme.

Imagem de capa do item

A equipe reunida

Ao fim do trailer, ainda temos uma cena mais épica, que mostra todos os integrantes da equipe reunidos em uma praia. Todos eles estão usando seus trajes clássicos - e é impressionante ver como alguns estão bem fiéis às HQs, como o de Ikaris, por exemplo. Outros são releituras bem fantásticas.

Acredito que essa cena aconteça bem no começo do filme, logo quando eles chegam à Terra e interagem com os seres humanos. Parece ser exatamente o momento em que eles são vistos pelos seres humanos pela primeira vez - o que certamente vai gerar um fascínio e adoração por parte da raça terráquea.

Imagem de capa do item

Vingadores

Após a revelação do título, temos ainda uma cena mais breve e cômica, onde todos os Eternos estão reunidos para uma refeição. Em dado momento, Sprite pergunta quem vai liderar os Vingadores agora que o Homem de Ferro e o Capitão América estão fora de cena. Ikaris logo responde que ele poderia assumir esse papel.

Isso combina muito com a postura da equipe - especialmente Ikaris, que apesar de digno e honrado, é sempre visto como um pouco arrogante. Além disso, essa cena serve para ambientar bem o filme após os eventos ocorridos em Vingadores: Ultimato, mostrando que os Eternos surgem justo na hora que a humanidade mais precisa de novos heróis.

A música

Para quem possa estar se perguntando, a música que toca ao longo do trailer se chama The End of the World, performada pela cantora Skeeter Davis. A música fala sobre as consequências do fim de um relacionamento e como isso parece "o fim do mundo" para os envolvidos, especialmente quem ficou de coração partido.

Dentro do contexto do filme, podemos interpretar de duas maneiras - tanto a mais literal, que envolve os Eternos tentando impedir o "fim do mundo" como nós conhecemos, seja pelos Celestiais ou Deviantes, como também a análise mais próxima do sentido original da música, caso o filme seja mais focado no relacionamento entre Ikais, Sersi e Dane Whitman.